E O NOSSO DEVER DE CASA ?

A Nação Estadunidense foi, já desde o seu início, fazendo as coisas do jeito certo.Lá os colonizadores passavam na Europa convidando as pessoas que queriam trabalhar, e davam para elas terras. Se ao prazo de alguns anos a sua gleba prosperasse, aí então elas recebiam mais terras. Ao contrário do que fazia o nosso Brasil, que logo de início já ia dizendo ao Europeu: se vocês forem para o Brasil, será para trabalhar de empregado. As terras que aquí existiam já foram dadas para os Sesmeiros nas Sesmarias, e para os Capitães nas Capitanias, no Brasil não tinha e continua não tendo terra para o lavrador.

Quem estuda as razões sociais da Guerra Civil dos Estados Unidos,

vai notar que a partir dalí, tal país estava dando seu passo decisivo para tornar-se aquilo que a posteridade chamou, e com razão, de a maior nação do planeta terra. Alí, naquele momento, a nação repudiou a oligarquia rural Sulista, virulenta e retranquista; e proclamou solenemente seu propósito de crescer em todas as direções.

Aquela grande nação foi, desde aquele momento, vacinada contra a virulência colonial, era o Sul orgulhoso tendo que se submeter a decisão do Norte mente aberta, querendo crescer.

O Brasil até hoje ainda é comandado por uma inrustida oligarquia rural, que não é o ruralista da produção da carne, do milho, do café. É um pseudo ruralista de terno e gravada, que se enquista nas altas

camadas legislativas e nos píncaros do executivo, plantando

influências e colhendo privilégios.