ESPIRITISMO - O livre-arbítrio é pura ilusão.. você é um escravo do seu cérebro..

Critica a matéria veiculada pela SUPERINTERESSANTE

Matéria: O Livre - arbítrio não existe. Supernovas

Onde o autor defende a tese de que o livre-arbítrio é pura ilusão e onde concluí que na verdade, você é um escravo do seu cérebro.

Fonte: Superinteressante 256, página 40 - setembro/2008

Ensaio a luz da teoria espírita:

A respeito das conclusões na matéria de que o cérebro decide 5 a 10 segundo antes de apertarmos um botão, penso ser muito simplista aceitar uma única conclusão, após INFERIR DOS RESULTADOS DA EXPERIÊNCIA, de que é o cérebro quem decide por nós e não NOS QUEM DECIDIMOS PELO CÉREBRO.

Segundo as tradições espiritualistas (orientais e ocidentais), o espírito é pensamento e vontade e seu pensamento está fora da organização fisiológica

– o espírito deseja, pensa e a mente envia impulsos (desejos em forma de pensamentos) ao cérebro que ativado manifesta-se através de atitudes e ações. Da mesma forma o cérebro e corpo recebem as impressões da vida de relação, através do corpo físico, e ativam o cérebro que envia impulsos a mente e ao espírito

– ESTE É O CIRCUITO DO FEED BACK – espírito mente-corpo e corpo-mente espírito.

As tradições espirituais afirmam que somos, espírito, mente e corpo e que o espírito não está geograficamente colocada em nenhuma região do coro e que é a mente o elo de ligação entre corpo e espírito! A ciência ainda não determinou onde está localizada a MENTE no CORPO FÍSICO?

Então pelo método científico da INFERÊNCIA, podemos INFERIR E CONCLUIR também além das conclusões da matéria que:

O espírito desejou apertar o botão, a mente (psique - alma), transmitiu este desejo ao cérebro que ativou-se e após 5 a 10 segundos enviou uma mensagem ao corpo para este apertar o BOTÃO – referindo- se a experiência da matéria da revista.

Nosso cérebro sempre estará ativado antes de qualquer manifestação de nosso corpo - sejam ações ou atitudes – através dos movimentos voluntários dependentes da vontade e ou nos involuntários independentes da vontade.

A ciência vem derrubando muitos mitos e crenças, baseadas no senso comum – isto é bom -, mas se buscar comparar e analisar os resultados da experiências, com aos conceitos das tradições milenares e inferir antes de deduzir, sem preconceitos e prevenções,veremos que a ciência ira comprovar senão analiticamente talvez sinteticamente, muitos conceitos expressos nas tradições.

- os espíritos revelaram no século XVIII, respondendo a uma questão formulada por Alan Kardec, que encontra-se no Livro dos espíritos, de que eram os cometas os responsáveis por levar os GERMENS DA VIDA BIOLOGICA AOS PLANETAS EM FORMAÇÃO NO UNIVERSO!

Uma missão recente enviou uma sonda que chocou-se com um cometa e analisou sua com posição e entre outras, revelou a existência de água e matéria orgânica entre outros elementos de sua composição!