QUANTO CUSTA A FELICIDADE?

Aqui, eu não pretendo falar sobre algo brega ou utópico, quando vez ou outra tentamos conceituar a tão sonhada e procurada felicidade.

Pelo contrário, gostaria de discorrer sobre uma constatação a qual tenho chegado depois de observar...alguns fatos da vida.

Todos queremos ser felizes.

A felicidade é cantada nos versos dos poemas, nas músicas, nos discursos teológicos e políticos, nas datas comemorativas sociais, nas propagandas comerciais, enfim, um desejo comum e universal da humanidade.

Não é incomum a vermos supostamente atrelada às condições sociais ao poder financeiro ou a quaisquer outros tipos de poderes.

Porém algo me tem chamado a atenção.

Tenho conhecido pessoas extremamente felizes que destoam de todas as propostas e símbolos sociais daquilo que é tido como propulsor da felicidade.

Pessoas simples, de poucas posses, que não ambicionam grandes situações de vida, mas que se sentem plenas com o mínimo que conseguiram, porém suficiente para lhes garantir a dignidade.

São pessoas menos preocupadas, com mais horas livres, com maior contato familiar, sem grandes posses que lhe geram menores preocupações e poucos esforços de auto sustento, vivem para o aqui e agora, porém com saúde melhor economizada para o seu futuro.

São pessoas de forte religiosidade e preparadas parao exercício da fé.

Possuem menos informações porém não menos sabedoria.

Exercitam a amizade, a solidariedade, a caridade.

Não são pessoas "importantes" , mas são pessoas imprescindíveis!

São como jóias raras, mas são. Existem.

Não se preocupam com os juros, com as bolsas de valores, com o carro do ano, com o status do vizinho, com a moda, com a fofoca da rua, muito menos com as crises.

Sabem administrar o pouco que têm e ainda socorrem os que delas precisam. Nada lhes falta.Vivem na fartura do suficiente.

São apenas pessoas mais genuínas, fidedignas de si mesmas.

Enfim, percebo que são pessoas felizes porque atingem sem esforço um equilíbrio saudável no propósito de suas vidas.

Têm projetos que o tempo não os corrompe.

Deduzo então que felicidade existe sim e está totalmente ao alcance de qualquer um , porém paradoxalmente ao melhor alcançe dos menos exigentes.

E quanto nos custa?

Bem, custa muito pouco.

Custa-nos o discernimento de enxergarmos que ela está logo ali, simples e pouco arrojada, porém distante o suficiente das fantasias das imaturidades que nunca a concretizam.

Que corramos atrás dela a tempo, antes que o tempo nos sele os caminhos e os propósitos para alcançá-la.