DA VIOLÊNCIA QUE NADA POUPA

Seria redundar a afirmativa de que passamos por momentos sociais muito difícies por aqui.

Hoje estamos novamente estupefatos com as notícias da mídia a respeito da vergonhosa violência vândala que ocorreu em decorrência do futebol de ontem, no jogo da quase decisão de campeonato entre Corínthians e Vasco, violência que tão assiduamente tem ocorrido no futebol e que descaracteriza totalmente a essência de qualquer esporte.

Já escrevi sobre o assunto por aqui, mas sinto necessidade de tornar a refletir sobre o que ocorre.

Às portas de sediarmos a Copa Do Mundo, vejo que nosso cenário social não é dos melhores para um cartão postal de anfitriões do esporte.

Aliás, toda vez que explode essas tensões "desportivas" penso que se aciona o termômetro do nosso social, uma fina medição mais que precisa, que denota minunciosamente que o comando do todo me parece meio que fora de controle.

Parece-me que o caos está mascarado pelos discursos de sempre...pelas ladainhas das mesmas falas redundantes...que mais parecem deboches!

A violêcia agride e banaliza a vida, porém paradoxalmente a inércia das medidas contensoras das tensões nos assusta, e também denota que as ações sociais estão mais do que insuficientes.

Falta educação para o povo, que em última análise melhoraria a qualidade de vida bem como a sua consequente valorização.

Porém consciência pouco interessa!pelo contrário, parece que atrapalha que tem que decidir.

Falta-nos quem se habilite a fazer leis que punam os culpados ou que façam valer as punições legais já existentes.

E o mais grave: falta -nos indignação. Até parece que já estamos acostumados com tantas babáries que vemos nos vídeos da violência social cotidiana, que aos nossos olhos desfilam como se fossem mais um filme de ficção macabra, porém que infelizmente, é mais uma amostra cruel da nossa realidade nua e crua!

Por aqui, a violência ultapassa os limites do mero entendimento.

Não tenho dúvidas de que estamos numa guerra, um triste confronto social numa realidade que parece totalmente perdida e desprovida do senso de que todos temos direito a uma resposta.

Um "feed back" político daqueles que se vestem e se travestem dos nossos votos e que se consideram líderes , senhores das decisões de urgência social.

Aqui, quase tudo nos leva ao medo.

Medo nas ruas, medos nas escolas, medo nos shoppings, medo nos estádios, medo nos lares, enfim, um medo que não é psicótico, porque está mais que fundamentado na nossa escancarada realidade do dia a dia.

Se tem solução para esse caos e sua resultante fobia social, sinceramente eu não sei, só peço a Deus que intensifique nossa capacidade de indignação enquanto Nação, e que possa ela de fato incomodar aos que se consideram 'deuses", detentores de todos os poderes...