Ensaio sobre o livro "A Lição final" de Randy Pausch

“Estou enfrentando um problema de planejamento” é com essa frase que Randy Pausch começa a última obra de sua vida. O problema ao qual se refere é um câncer terminal no pâncreas que acabou por passar para o fígado devido a sua gravidade. Nessa situação, Randy quer fazer seus últimos dias grandes experiências para ele e organizar a sua família para quando o “cabeça” da casa não estiver mais lá.

Essa experiência de vida é retratada no livro “A lição final” escrito com a ajuda de Jeffrey Zaslow. Perguntas tal: “Como aproveita um tempo tão limitado?” e “ O que temos de mais precioso a ensinar a nossos filhos?” são respondidas pelo professor da Carnigie Mellon University através de passagens e aprendizados com experiências vividas com seus pais, esposa (Jai), orientandos, orientadores, Mentor (Andy Van Dam) e seus filhos Chloe (1), Logan (3) e Dylan (6). O livro surgiu da palestra de despedida realizada para um auditório de 400 pessoas, lotado, e que vazou pela internet e em 50 dias já havia sido visto por mais de dois milhões de pessoas.

É belíssimo ver o que passa na cabeça de uma pessoa que, mesmo em fase terminal, ainda pensa na vida e em como aproveitá-la com prazer.

Por fim, uma grande surpresa de Randy: nem a palestra e nem o livro foram feitos para o público e sim para que seus filhos lembrem-se do grande pai que tinham.

Marcos Tavares
Enviado por Marcos Tavares em 05/06/2009
Código do texto: T1634184
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.