Carbono: Ciclo, Mercado e etc

O ciclo do carbono é extremamente parecido com o ciclo da água, uma vez que o Sol é sua energia matriz e que liga os ecossistemas aquáticos e terrestres. Ocorre graças a três classes de processo: 1- reações assimilativas e desassimilativas; 2-troca de dióxido de carbono entre a atmosfera e os oceanos e; 3- sedimentação dos carbonatos. (Ricklefs, 2003)

A fotossíntese e a respiração são as principais formas de via energética nos organismos. Na fotossíntese a energia luminosa é convertida em energia química e o carbono fixado na forma orgânica. A luz é absorvida pelos pigmentos e organizada dentro dos fotossistemas. Nas reações luminosas, os elétrons fluem da água para o Fotossistema II, e daí morro abaixo via a cadeia transportadora de elétrons para o Fotossistema I e, finalmente, para o NADP +. Na cadeia transportadora de elétrons, o fluxo de elétrons está acoplado ao bombeamento de prótons e à Síntese de ATP através de um mecanismo quimiosmótico. No ciclo de Calvin, o CO2 é fixado através de uma via de três carbonos. A fotossíntese se dá em três formas denominadas C3, C4 e CAM. A via de fixação do carbono em plantas C4 é uma solução para o problema da fotorrespiração. (Raven, 2001)

A respiração ou a completa oxidação da glicose, é a principal fonte de energia na maioria das células ditas aeróbias. Na glicólise, a glicose é cindida em Piruvato. O ciclo de Krebs completa a quebra da glicose a dióxido de carbono. Na cadeia transportadora de elétrons, o fluxo é acoplado à bomba de prótons através da membrana interna da mitocôndria e à síntese de ATP.

A segunda forma de ciclagem de carbono, troca oceano-atmosfera, se dá graças a uma maior solubilidade de carbono no meio líquido (leia-se água) do que no ar. Essa é a forma que o ciclo encontra de conectar os ecossistemas terrestre e aquático. Do carbono total na atmosfera na forma de dióxido de carbono (640 Gigatoneladas), aproximadamente 35 Gt estão associados pelas plantas e 84 Gt se dissolvem no oceano a cada ano. (Ricklefs, 2003)

A precipitação de carbonos ocorre somente nos ecossistemas aquáticos. Acontece graças a dissolução de CO2 na água, gerando ácido carbônico e, posteriormente. carbonato de cálcio.

As mudanças climáticas, ou aquecimento global, dadas graças a diversos fatores perturbadores do ciclo do carbono. estão entre os assuntos mais discutidos hoje em dia. As suas causas são basicamente, emissão de CO2 para a Atmosfera, emissão de CH4 (metano), CFC, ozônio, óxido nitroso, entre outros, desmatamento, agricultura e pecuária demasiadas e não manejadas corretamente, gasto demasiado de água. As consequências de tudo isso se resume a derretimento das calotas polares, aumento da temperatura, perda de biomas, além da perda de serviços ambientais imensuravéis e muitas vezes não sabidos da humanidade, diminuição dos recursos hídricos, invasão marinha, aumento da proliferação de doenças infecciosas.

As possíveis e discutíveis soluções para tais problemas são: Uso de energias alternativas, seqüestro de carbono, biocombustíveis, uso de biomonitores, compostagem, evitar o desperdício de água, tecnologia e informação, reciclagem, mercado de carbono. Com relação ao mercado de carbono, se destaca o cunho comercial. Foi fundado graças ao Protocolo de Kyoto onde foi discutido o uso de crédito de carbonos entre partes (leia-se países) do tratado em que possibilitaria uma redução na emissão e apoio a projetos educacionais.

Marcos Tavares
Enviado por Marcos Tavares em 05/06/2009
Código do texto: T1634187
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.