Sopa!

O que é correr riscos, sem correr riscos? Ou por que as pessoas não querem correr riscos com medo de correr riscos? A vida é um jogo, e não é apenas de palavras. Apesar da maioria não achar isso, mas você passa a vida inteira disputando alguma coisa, trabalho, dinheiro, mulher, filhos, vizinhos, amigos, colegas, inimigos, parentes, chefes, políticos, polícia, bandidos, compra e venda, troca, donativos, loterias, rifas, supermercados, ligue e ganhe, tele-isso e tele-aquilo, e com você mesmo para ir até aquele lugar, até aquele posto, até aquele salário, aquela casa, aquele carro, aquele restaurante, aquela viagem. Você ainda acha que não? Em que mundo você está vivendo? Tenho certeza que você já comprou um produto ou outro com aquele cupom para preencher e ganhar a viagem dos seus sonhos. Algum dia você fez isso. Isso é consumo. Somos, apesar da pobreza reinante, um povo consumidor. Consumimos quase de tudo. Dê uma olhada na sua geladeira, no seu armário da cozinha, na despensa da sua casa, e veja a multidão de produtos. Olhe no seu guarda-roupa, na sua estante. Olhe e veja se não tem um concurso por qual você já passou, pagou ou vai pagar. Olhe. Se não tiver nada, você está morando em uma caverna, no meio de nada. Está nu, sem dentes, sem cabelos, com fome e sede. E também não vai estar lendo essa bobagem aqui, é lógico. Alguém pode até dizer também, que se você não passa por nenhuma dessas jogatinas aí citadas, muito provavelmente, você está jogando a sua vida fora. Bingo. E olha que o jogo nem começou a rolar, quer dizer, os caras lá de Brasília ainda estão tentando aprovar, acho que eles nem sabem bem o que, a volta do jogo no Brasil. Andam dizendo por aí, que é a pior forma, maneira, lei, ou sei lá mais o que, de institucionalizar de vez o jogo por estas terras. Provavelmente, vão legalizar o trafego de drogas, o seqüestro, a prostituição e outras jogadas espúrias mais, em nome do jogo. O que é uma merda. Provavelmente, os barões do jogo do bicho, políticos safados e outros delinqüentes brasileiros vão se bastar com mais essa. Lógico que vão contar, que estão gerando novos empregos. Mas muita grana vai ser lavada com tudo isso. Mas se todo mundo está sabendo dessa merda, por que não acertar em tempo? Mas você já viu alguém querer acertar alguma coisa boa para o Brasil. Veja a previdência. É só para inglês ver, como diriam. A classe política anda cagando na cabeça dos brasileiros há muitos anos. Eles estão pouco se fodendo para o monte de merda que anda rolando por aí. Querem apenas saber de manter seus privilégios, e o resto que se fodam. Podem perguntar, por que então não mudamos de país?

Ir para onde? Para China? Para Índia? Estados Unidos? Japão? Como se aí nesses lugares fosse assim tão fácil. Desde de que me conheço por gente, antigo ditado popular, esse país é levado desse jeito. Mudam as moscas. Há 30 anos ouço falar da seca do Nordeste. Há 30 anos falam da previdência. Há 30 anos falam do jogo. Há 30 anos falam da corrupção. Há 30 anos falam do abuso de crianças, de drogas, de contrabando, de reforma agrária, de política social, de desemprego, de automação, de que este é o país do futuro, de que tudo vai melhor. Eu continuo sendo otimista. A merda é grande, e ainda dá para todo mundo.

Peixão89

Sonhos Passageiros – 1988

Peixão
Enviado por Peixão em 07/06/2009
Reeditado em 07/06/2009
Código do texto: T1636994
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.