COMO COMEMOS.

Na cozinha, “a ordem dos fatores altera o produto”, verdadeiramente. Somente as boas combinações dão grande prazer, tanto para quem prepara alimentos quanto para quem os consome. Mas o que são mesmo “boas combinações” afinal, na opinião de bons cozinheiros? A resposta é: invente e tente. Entretanto é preciso levar sempre em consideração alguns cuidados. Saber a procedência dos produtos que vão para a panela – ou forno, frigideira, grelha – é o passo mais importante, pois somente uma boa fonte produtora garante alimentos de qualidade.

E à qualidade dos alimentos deve se juntar, na hora de comê-los, outro importante procedimento; não se deve comer aborrecido, irado, cansado ou triste. Deve-se comer sempre à mesa e com uma boa companhia, de preferência com amigos e a família. Não ande pela casa com o prato numa mão e o garfo na outra como se você fosse um guerreiro flagelado, de escudo e espada, brigando com a fome.

Um dos momentos mais importantes da convivência humana é quando a família se reúne em torno de uma mesa para fazer as refeições. Esse momento mágico e sagrado é de comunhão, alegria e integração. Um dos primeiros sinais da desunião da família pode-se pressentir quando alguém se dispersa comendo em horários diferentes dos outros e apressadamente. É um sinal que muitos não percebem, pois estão ocupados, em geral com seus negócios, com seus problemas; aborrecidos e entediados.

Hoje em dia poucas famílias, nas grandes cidades pelo menos, têm condições de se reunir para fazer três refeições diariamente. O cotidiano de correrias com horários sempre apertados não permite perder mais tempo, mesmo que para a maioria da população corredora, tempo não seja dinheiro, mas apenas falta de tempo mesmo. Isso porque acreditam que podem “ganhar” tempo. Entretanto nunca sobra tempo pra nada a não ser é claro pra ganhar tempo.

Gosto muito de lembrar de uma pequena história. A Pequena História do Tempo que contava em minhas palestras de treinamento e de motivação. Vou contá-la: todos os dias são depositados na sua conta do Banco Vida Ltda., 1440 minutos. Você os usa como e quando quiser desde que gaste tudo no período de 24 horas. Não há saldo positivo nem negativo no outro dia, pois sua conta fica “zerada” depois de 24 horas quando então é feito um novo depósito. E assim sua Conta Tempo Corrente no Banco Vida Ltda. vai sendo abastecida até sua morte. O que você tem que fazer, então, não é gastar, nem economizar, nem ganhar tempo. É usar bem os seus 1440 minutos diários. È fazer bom proveito deles. Não adianta querer ganhar tempo e não fazer a coisa certa. De que adianta o tempo ganho depois de um beijo apressado e mal beijado na hora da saída! Ou de sexo rápido e nervoso porque não deu tempo! Ninguém tem meio orgasmo pra ganhar tempo, suponho!

Aproveite bem o seu tempo sem guardar ou acumular um milésimo de segundo que seja pra depois. Use o tempo necessário para fazer o que deve ser feito, e sem atribuir-lhe algum valor pela quantidade de tempo que levou pra fazer. Muitas vezes um segundo pode valer mais do que muitos minutos. Quer saber? Pergunte para um condenado a prisão perpétua quanto vale 24 horas. Pergunte quanto vale 5 minutos pra quem acaba de perder o avião, principalmente se ele caiu um minuto antes de pousar. Mas já que você tem que correr, se não o bicho pega e come, reserve tempo para suas refeições, pelo menos.

E justamente por isso, talvez, por causa dessa correria toda, torna-se cada vez mais importante a reunião da família à mesa para fazer, pelo menos, uma refeição por semana. A família reunida em torno da mesa de refeições consagra os alimentos.

__..__

OBs.:trecho do primeiro capítulo do meu livro "Como Comemos" de <1999>

CESAR CABRAL
Enviado por CESAR CABRAL em 08/07/2009
Código do texto: T1688566
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.