As mãos.

____(Fragmento) Quando se fica nervoso, a resposta vem nas mãos: elas ficam agitadas. Mãos, estas garras anatômicas fazem o diabo!... São elas que lavam, passam e acenam para as amizades. Foi com elas que o ser humano subjugou os animais. Valendo de suas múltiplas aplicações, conquistou o mundo! Agarra tudo o que encontra e, quando seus donos são atrevidos, passeiam por cada lugares... Na falta de visão, por ter forte sensibilidade, pode conduzir o corpo através do tato. Nos anos dourados, era a mão que colhia as flores, escrevia o bilhete carinhoso ou empunhava o lenço e secava os olhos umedecidos pela emoção.

As mãos dos adversários quando se tocam, simbolizam a paz; se entre amigos, a amizade. Esse membro também substitui o corpo da mulher amada; quando o noivo se preparava para encarar o futuro sogro, era com elas que enxugava a testa; suada, segurava o chapéu impecável e se agitava enquanto a jovem espionava atrás da porta. Aí começava a confusão. Nervoso, o noivo, em vez de pedir a noiva em casamento, queria a sua mão; se a concessão ocorresse... qual delas? Nem uma ou outra. Ao noivarem é que seria feita a escolha, a eleita era a mão direita que durante meses expunha o anel da aliança. Quando se casavam, comprometiam a esquerda; imagine: namora-se uma e casa-se com a outra; deve ser por isso que essa união tem tendência à traição. Afinal, qual delas se casou?... a destra que portou o anel de noivado ou a canhota que terá que usá-lo pelo resto da vida? Essa inquietação perdurava até o momento em que a porta se fechava e os fofoqueiros se distanciavam. É por isso que na hora do apalpe, do sobe e desce, do vai e vem, do pega pra capar... Usam-se as duas!