Prefácio do livro UM ANJO MORA COMIGO .

O nome dela é Jéssika Tuller de Araújo Costa;  nasceu de um encontro de um verdadeiro amor.  Como toda flor que nasce tão linda e tão frágil; ela surgiu em  nosso jardim repleto de sonhos e para esse anjo idealizamos um conto de fadas; uma vida plena de felicidade. Em mil palavras eu não saberia descrever a vida que sonhamos dar e viver com ela.  Jéssika começou de um sonho, como todo sonho que sonha um homem e uma mulher, quando se imagina  constituir uma família.

Bom um bom tempo este sonho pareceu ter se transformado em um pesadelo, quando num certo domingo, da primeira semana de novembro de 1984, tivemos que correr desesperados para um hospital, mal havia amanhecido o dia, de uma noite pesada e de muita luta. O diagnóstico veio ao entardecer, nossa filha, a linda e  meiga Jéssika, havia contraído meningite.

Os sonhos se transformaram em pesadelos, o encanto perdeu a cor e o sorrido vestiu-se de luto. Quinze dias de internação, varias passagem pela UTI do Hospital Santa Lucia e Jessika voltou para casa, com um diagnostico tão trágico, como uma certidão de óbito. Pois para os médicos ela estava morta para vida, mas viva para nós, seus pais. Sua vida seria cheia de limitações e as seqüelas ainda por se revelar, certamente irreversíveis. Era um um bebê com apenas cinco meses de vida. Os médicos acertaram em muitas de suas professais pessimistas, mas houve um agir de Deus que você conhecerá nas páginas deste livro, onde descrevendo a grata experiência de viver ao lado de um anjo, por duas décadas e meia.
Foram muitos anos de luta, desespero, onde apenas Deus, se fazia a única esperança de que um todo aquele sofrimento vivido, se tornasse passado longínquo;  um pesadelo que passou!. 


Jéssika, com todas suas limitações, desenvolveu formas específicas de comunicação, aprendeu esboçar vontades próprias, embora não tenhamos um parâmetro de avaliar sua mentalidade, por vezes um bebê sem nenhuma noção de hora e tempo, noutras rebelde como os adolescentes atuais, porém nunca uma jovem de 25 anos de idade. A meningite trouxe muitos sofrimentos, um rotina que hoje não sabemos como foi suportada; noites e noites por semanas, meses sem saber o que era dormir,  sacrifícios na vida em todos os sentidos, inclusive na vida intima de um casal, pois a prioridade em tudo era e é Jéssika. Mais de 20 convulsões em um só dia, por vezes crises ininterruptas que nos levava a sair de casa correndo para o hospital mais próximo...  Hoje nossa menina, geniosa e determinada é a razão da transformação de nossas vidas,  é um testemunho vivo de que o amor nos faz passar por barreiras intransponíveis.   Ela é toda razão de nossa alegria e, apesar de ter um irmão mais velho, Jéssika tornou-se o centro de todas as atenções e o instrumento usado por Deus, para nossas vidas.

Ela é tudo que nunca imaginei ter e depois de todo o ocorrido, nunca achei que um dia fosse capaz de vencer a mim mesmo; minhas fraquezas e meus  preconceitos,  achar em mim um vencedor. Eu venci o preconceito, o medo e  todos os obstáculos físicos e espirituais, quando passei a viver na minha vida, a Sua vida; quando em mim fiz nascer seus desejos, suas necessidades e seus sentimentos e nela fiz realizar meus desejos, minhas necessidades e os meus sentimentos, o que nos fez, sendo três, tornarmos apenas um, ELA. 


A mãe, Jane, logo logo adaptou o espírito para o longo caminho que haveríamos de percorrer; ser mãe é um dom inigualável, que somente a mulher tem, por isso, levou um certo tempo para que eu entendesse, o significado de tão grande dádiva de Deus para minha vida. A Jane nasceu em um lar evangélico, alguém que não conhecia Deus de apenas ouvir falar,  mas de ter com ele experiências inquestionáveis do seu poder.  Jéssika nasceu no dia 04 de julho de 1984, um bebê que chamava atenção de todos que a viam, pelo encanto de seu rosto, a beleza dos seus olhos, seus cabelos e as fotos comprovam o que digo. Em novembro de 1984 nossa luta começou até que por fim, um dia, um dia, meu coração se abriu para esta aceitação de ser parte dela e ela parte de mim. Entendi que amá-la e servi-la, seria minha grande prova de amor, pois  seriamos por toda a vida, um do outro o complemento; ela me daria o seu sorriso e eu a daria o meu amor incondicional.  Depois deste dia, desta aceitação, minha vida mudou,  deixei de sofrer aquele sofrimento tomado pela angustia e infelicidade e passei a beber os instantes agradáveis de nossas vidas, como  momentos eternos de plena felicidade e minha alma passou a ter paz.  "A paz que lhes dou não é como a paz que o mundo dá". Eis aí uma das pontas de um embaralhado cordão que aos poucos foi se tornando luz num caminho escuro, de esperança e fé, insistente, onde eu me sentia como o mais vil pecador, que por pena imposta, vivia tão indescritível dor. Quem Pecou? "Nem o Pai nem a Mãe, mas para que a gloria de Deus seja manifestada na vida da Jéssika e em nossa vida. Aleluia, Deus é bom em todo tempo Ele é bom! 

Jessika é uma criatura capaz de transmitir paz a quem com ela convive. Ela é a coisa mais linda, que Deus pode trazer à vida e dar para alguém, no caso eu e Jane, sua mãe; para que juntos nos déssemos a ela, sem reservas;  para cuidar, como se cuida de uma flor. É dura a jornada  de cuidar de um jardim de rosas sem ter por momentos, que conviver com os espinhos;  ter que colher rosas sem se furar... Cuidamos de nossa flor amorosa e sorrimos no dia seguinte, depois de uma noite em claro, de horas e horas de vigílias, sendo dia ou noite, cuidando de cada passo que ela de joelhos dá pela casa, para que não se acidente. Não me lembro de um instante de murmuração e aprendi com Jó, que um dia as dores e as feridas serão curadas, mesmo que as cicatrizes não se apaguem.  Noites e dias e noites, moldando nossa pequenina flor, procurando nela um sentido que explicasse a própria vida ! 

Em Um ANJO mora comigo, testemunhamos a vivência e o nosso caminho de luta, em busca de um milagre, que acreditamos ter acontecido em nosso interior, embora as pessoas não vejam este milagre a olho nú. Não entendem como ser feliz com uma criança especial, sob uma cadeira de rodas e uma vida limitada na condição de casal, homem e mulher.  Eu e Jane nos fizemos um só ser, uma só vida, embora tenha me custado dias, meses, anos de sofrimento até que o Espírito Santo de Deus, tomou de mim o velho coração e fez a transformação. Podemos não ter a vida normal como os outros casais, mas vivemos a essência do amor e quando o amor nos proporciona um momento, ele se eterniza nos fazendo entender que a vida, a felicidade, é a soma de momentos inesquecíveis na vida de um homem e uma mulher.  

O livro é um relato de experiência real de vida, difícil; comparado a escalada de  um monte, carregando nas mãos uma pedra. A  medida que escalamos, o peso vai se tornando maior, chega um momentos que nos parece impossível prosseguir;  "mas até aqui, nos ajudou o Senhor." Nunca, nem por um momento pensamos desistir da nossa escalada. Hoje percebemos que Deus em todo tempo esteve lado a lado andando conosco, num grupo de cinco, nos revisando na liderança, chamando, animando  os outros a prosseguir. As vezes Felipe Gustavo era a motivação, noutras a Jessika, mas na maioria das vezes vi na companheira o espírito de guerreira, a força inacreditável daquela aparente e frágil menina, que escolhi para esposa. 

Hoje nossa luta é com a idade. A montanha parece mais íngreme, diante do vigor da juventude que ficaram prá trás.  Porém uma lição ficou clara entre nós, que foi a união,  se sempre somamos nossas forças, agora estamos mais juntos ainda, sendo um do outro a sustentação, mas sabendo que Deus não nos abandonara nunca, nesta etapa, quando tão próximo nos sentimos do cume. 


Neste livro, temos razão, compartilhar com as pessoas, principalmente aqueles que tem filhos, parentes; pessoas que necessitem de cuidados especiais, de que é possível ser feliz em meios as lutas. Não pretendo convencer as pessoas de que o sofrimento seja uma opção de vida; não! mas saber que nosso relato pode ser um testemunho de animo, para quem, como nós, carrega sua cruz. Não o faça  chorando, lamentando em murmurações, sem entender que em tudo, tudo, há um propósito de Deus, que quando entendido,  transforma nossa caminhada e o nosso Espírito, para compreender o propósito de Deus para conosco.

Nunca estamos sozinhos, nós é que nos fazemos sozinhos, quando esperamos do próximo uma mão que nem sempre nos são estendidas. Aprendemos depois de muito tempo, que quem quer ajudar nem sempre está ao seu lado nos bancos de igreja ou em instituições públicas ou privadas. Existem aqueles com quem compartilhamos e se portam como ouvintes e aqueles que observando de longe, lhe surpreende com ações inesperadas de apoio. Não espere do homem, mas de Deus, que agindo no coração das pessoas, as levam a ações que sem uma palavra, lhe proporciona um momento de solidariedade Cristã. Digo isso para testificar a atitude de um casal de medico e enfermeira, que um belo dia apareceu em minha casa, para cuidar de nossa filha enquanto nos proporcionava um final de semana a Caldas Novas. Nunca vou esquecer a atitude daquele casal e tomar nossa cruz, de forma espontânea e inesperada por um final de semana.  

Três anos depois de casado, tivemos nossas  vidas abaladas por uma enfermidade contraída nossa filha de quase cinco meses.  Sofrimento... sofrimento... 16 anos de pleno sofrimento e angustia sem que entendêssemos ou víssemos a mão de Deus a nos conduzir;  16 anos de dor absoluta, sofrimento absoluto. Incontáveis crises convulsivas, diárias, noites sucessivas sem dormir, idas e vindas para hospitais e um buraco financeiro do qual nunca saí por completo.

Hoje, podemos afirmar que Cristo sempre está presente;  nós, é quem não percebemos, ou não sabermos acordar aquele que dorme em nós!.

Tais experiências, constituem numa poderosa voz que ecoa do íntimo dos que resistem ao sofrimento com suas próprias forças, entregando-se a um destino, sem por certo entender que Cristo se ofereceu para estar conosco, em todo tempo e lugar; ser o socorro bem presente, na angústia; ser o amigo fiel capaz de tomar nosso lugar na cruz, em sacrifício de puro amor.


Sempre desejei escrever um livro no qual relatasse tais experiências, após a enfermidade de nossa filha Jéssika.  Não está sendo fácil relatar todos os momentos vividos. Não era como escrever poesias; não era como relatar um amor que partiu e outros que esta a caminho... é  a mais real de toda a realidade vivida pelo poeta, que de tão minúsculo diante de todo este cenário, passou uma longo período seco como uma arvore, incapaz de gerar frutos.  Dizem que o sofrimento nos leva a inspiração... não fo nem é bem assim, mas um dia comecei escrever com furia, todas as experiências doloridas, num inconformismo de quem pensava partir de rumo ao nada, já que o tudo já havia de muito perdido as esperanças e aí acordei para vida, de um ato de revolta, fui reconduzido ao caminho do amor . 
 
A Bíblia revela que Deus tem um supremo propósito, (Rm 8:29), que consiste em ter uma família, com muitos filhos semelhantes a Jesus. Este é o propósito geral de Deus, onde temos o tratamento dEle com o Corpo de Cristo. Seria muita presunção nossa, querermos ter um coração igual ao de Cristo? Mas o desejo e o querer ser igual a Ele, já nos faz igual a Ele, quando nos colocamos à disposição de obedecer, na essência de Sua palavra.

Não que seja invalido aproximar se de Cristo motivado pela dor, pois importa que aquele que a Ele confia seu fardo, o transformará num jugo leve, pois assim Ele promete. Hb. 11:6.



O verdadeiro amor a Deus é expresso não apenas pelo que Ele é capaz de fazer, mas pelo que Ele é e pelo que se crê, que pode fazer. Dizer, que quem não vem pelo amor, virá pela dor! Certamente não é bem explicado, pois Deus não lança a dor na vida de alguém, para ela se volte para Ele. É certo que muitos se voltam para Deus em momentos assim, por uma questão óbvia: Ele é o único caminho e a única verdade e os que descobre e buscam, em vida, esta alternativa, certamente encontrarão nEle o conforto, pelo menos a esperança de reverter o pranto em riso, a escassez em abundância, a morte em vida; por esta razão, não devemos resistir as correntes das águas que nos levam a Cristo, por uma simples razão; as correntes por vezes turbulenta e cheia de pedras pelo caminho, são as correntes que nos conduzira as águas tranqüilas; mas para isso temos que fazer de tudo, tudo mesmo, para andar como Ele andou.

Muitos são os que tomam o caminho de Cristo quando tudo supõem perdido. De fato, são felizes os que chegam a Ele, antes da tempestade, pois certamente hão de desfrutarem do momento em que Cristo, arranca de sobre seus ombros o peso das angústias e os fazem ouvir seu chamado: “Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mt 11:28-29).

“Um ANJO mora comigo” promete ser um livro vivo, em todo tempo; largo em experiência e encontros Divinos, que nos deu a experiência de saber que Deus nunca se manifesta pelas nossas necessidades; o que muitos não entendem é que Deus se manifesta pela FÉ individual de cada pessoa; mesmo sabendo que "a oração de um justo, pode muito em seus efeitos", Deus se enche de alegria em responder suas orações, pelo que você ora, pelo que você pede. Note que nenhum dos milagres de Cristo, ocorreu pela manifestação espontânea dEle, Cristo, embora tenhamos em muitos, a intersecção de outros, como o Centurião o Pai da menina Talita e outros que intercederam pelos seus amados.  Deus, através de Jesus,  não curou alguém que estava alheio, sentado a beira do caminho esperando o tempo passar... Não !  todos aqueles que foram corados;  manifestaram de certa forma; fosse tocando na barra de seu vestido; gritando Jesus Filho de Davi ! subindo em arvore, telhado... 

Há uma forma de nos chegarmos a Cristo e a minha, é uma menina maravilhosa, que sem saber falar, me diz coisas indescritíveis, quando sorrir, quando me beija um beijo babado. 


Quem quer pede, quem busca acha; se pedimos e procuramos com fé, recebemos.  pois Deus vê, além da atitude, o coração das pessoas.

Há nove anos a vida da Jéssika vem se transformando. Apesar de andar apenas de joelhos, ela anda por toda a casa, desenvolveu sua comunicação com todos de casa, associou  todas as rotinas,  menos as relacionadas a sanitários e sua expressão e sorriso, não tenho como descrever, seu carinho, seus beijos, seus abraços...

O livro está previsto para 2010.
Flamarion Costa
Enviado por Flamarion Costa em 13/07/2009
Reeditado em 18/07/2010
Código do texto: T1698167
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.