ENTRE O SILÊNCIO E A VERDADE

Eu me encontrava numa sala de espera e de súbito li uma mensagem muito profunda pregada ali no mural da parede:

" Melhor um siLêncio prudente do que uma verdade pouco caridosa"

São Franciscos de Sales-doutor da igreja.

Saí dali repetindo o pensamento muitas vezes, porque não podia esquecê-lo, posto que me instigara uma reflexão.

Eu sempre me interessei por biografias dos doutores da Igreja desde que conheci a vida e alguns escritos de Santo Agostinho, e me impressiono em sentir como algumas gerações de teológos e doutores daquela linhagem possuiam um conhecimento tão profundo da natureza física e holística do ser humano. Realmente é de encantar.

Porém pouco conheço da vida e da obra de São Francisco de Sales, teólogo nascido na França em mil quinhentos e sessenta e sete, e que se destacou em filosofia, garduando-se em Direito na cidade de Pádua, Itália.

Mais tarde seria o inspirador da ordem dos Salesianos fundada por Dom Bosco.

É conhecido por várias pérolas de pensamentos teológicos como:

"A medida do amor é amar sem medida".

Suas beatificação e canonização foram as primeiras da Basílica de São Pedro, e é comemorado aos vinte e quatro de Janeiro.

Morreu aos cinquenta e seis anos em Lião, e em mil oitocentos e setenta e sete foi instituido PADROEIRO DOS JORNALISTAS pelo Papa Pio XI .

INTRODUÇÃO A VIDA DEVOTA é a sua obra mais famosa.

***

E hoje, foi aquele seu pensamento que me trouxe aqui, a nortear o meu dia.

A internet trouxe alguns novos vídeos sobre o evento do desarranjo da apresentação de canto solo do Hino Nacional na Assembléia legislativa de São Paulo.

Lendo alguns comentários e opiniões, me perguntei por que as pessoas insistem em atirar pedras afiadas nas desventuras dos outros.

Fiquei aterrorizada com alguns comentários maldosos e ali me reportei ao pensamento de São francisco, contrastando com a nossa natureza humana tão perversa...e zombeteira.

De fato falta caridade no mundo.

Criticar é algo difícil, embora necessário.

As verdades, no entanto, nem sempre são bonitas e lícitas, porém é preciso saber colocá-las.Temos que ter crítica, conceitos próprios para não se cair na manipulação do lugar comum.Mas há que se resgatar NAS PALAVRAS o respeito e a misericórdia tão em falta nos dias de hoje.

O pré julgamento é sempre o caminho mais fácil da maioria. O raciocínio humanitário com as luzes do coração é ato para poucos, porque demanda certo esforço do entendimento.

As pessoas colocam nas críticas sempre algo de si, mas o perigoso é quando colocam o que têm de pior.

É de dar medo a possibilidade de tropeçarmos em qualquer pedra do caminho, e de se ser apedrejado com as lascas que se espalham a nossa volta.

Lamentável o ocorrido.

Foi então que entendi que a repercussão escabrosa do vídeo do incidente do Hino Nacional, seria a primeira ilustração ao vivo e a cores do cerne do pensamento telógico que eu acabara de conhecer, uma advertência de São Francisco de Sales quanto à falta de caridade que temos para julgar os fatos que fogem ao nosso entendimento, mas que instigam a crueldade da nossa natureza.

Que Deus tenha piedade de nós, seres tão pequenos... é o pensamento que por ora me pulsa.