Os deuses do Olimpo e nós, debéis criaturas......

"As dores do mundo são grande, meu filho!", lembrava-me a vó Tereza, de abençoada memória.... com aqueles olhinhos esverdeados e uma toalhinha na mão, enquanto conversávamos no muro em frente a sua casa, do outro lado da rua.... e ali passavámos a tarde quase toda, ela contando as suas estórias desde a sua juventude até aqueles dias vividos.... pela sua idade algum transeunte diria que estava 'caducando'... que a idade já lhe ia muito.... e coisas nesse sentido... mas para quem a conhecia entendia muito bem o que e porque falava e quanto sentido fazia...

Sem dúvida, às vezes, me vem aquela frase que escutei muito quando ainda adolescente na minha cidade de interior.... quando ainda não tinha, praticamente, nenhuma responsabilidade com as coisas da vida... "o mundo geme dores maiores que a de parto"..... quanta violência e miséria nas ruas das grandes cidades... basta um olhar diferente para se perceber o quanto as pessoas sofrem, padecem e morrem a olhos vistos.... e achamos que o sofrimento maior é o nosso... que nós é que temos problemas sem solução.....

Em meio às comemorações da Copa do Mundo, seria muito bom e maravilhoso se tudo isso resolvesse a miséria em que se encontra a população de nosso país... pelo contrário.... creio que serve apenas para camuflar ou desfarçar a realidade crua em que nosso povo vive.... apesar de que eles mesmos, os menos favorecidos, acabam indo na onda de todo país....

Não digo que é ruim para o país esse clima de festa.. pelo contrário... quem de nós não se orgulhará de ser o hexa do mundo.. de ter a melhor seleção de futebol.... e coisas desse gênero.... mas quem não se orgulharia em dizer que o nosso país é o melhor em índice de desenvolvimento humano... que a miséria é praticamente algo erradicado de nossas ruas... que temos políticas públicas sociais maravilhosas..... que não há gente morrendo e padecendo em baixo das pontes e viadutos, das marquises dos prédios nas avenidas de nossas cidades....

Enquanto os nossos jogadores são considerados os deuses do futebol, José e Maria, aqueles que estão em baixo da ponte, são os miseráveis e excluídos da sociedade.... enquanto eles são tratados com todo luxo, em quartos enormes de hotéis prá lá de cinco estrelas, regados a comida maravilhosa e inigualável, os nossos Josés e Marias, morrem de fome sem terem o que comer, ou catam comida estragada nos lixos podres deixados nas calçadas dos prédios.... sendo uma cena absurda de se presenciar.....

Enquanto isso, nós, os seres pensantes e inconformados, ficamos olhando para os dois lados.... os milionários deuses jogadores e os miseráveis humanos moradores das ruas - esses que estão bem pertinho de nós, em contra-partida daqueles, distantes e intangíveis.....

E não concordar que "as dores do mundo são grandes..." é muita estupidez de nossa parte....

André Ícarus
Enviado por André Ícarus em 28/06/2006
Reeditado em 28/06/2006
Código do texto: T183674