Utopia é o mesmo que possibilidade.

Quando usamos a expressão “isso é um projeto utópico” no mais das vezes estamos avaliando apressadamente as intenções de quem apresenta o dito enunciado, pois é sempre dos sonhadores e visionários que surgem as grandes revoluções neste nosso planeta. Antes de tais projetos virem a se tornar obras concretas, são tidas como totalmente impossíveis de serem realizadas; menos para o próprio sonhador, que vê as mesmas prontas e acabadas, dentro do mundo de sua mente, e por elas luta contra a incredulidade geral.

Cabe também uma colocação: o que seríamos nós sem os sonhos que amenizam a secura que a vida põe diante de nossos narizes? Vejo tal possibilidade dantesca como um sonho sem sonhos, se bem que me lembro de um amigo que dizia nunca ter sonhado, ao me responder a uma pergunta que sempre costumo fazer: “você sonha colorido ou em preto e branco”?

Dentro de nós, deste ser que é visto e ouvido pelas pessoas com quem interage, há um outro ser, totalmente protegido pelo primeiro como numa espécie de redoma, isento das vicissitudes que o primeiro sofre, tal qual um motorista que guia o seu carro mas não é arrostado pela intempérie que assaca do lado de fora. Este condutor é que nos renova a cada tormento que venhamos a enfrentar; aquele que cura as nossas feridas mais profundas quando a ele recorremos como um náufrago em busca de um pedaço de terra firme no qual se apoiar.

Quando ficamos frente a frente com o nosso Condutor, em nossos momentos de reflexão mais profunda, perguntamos a ele porque não nos protege das inúmeras armadilhas em que nos atiramos como animaizinhos descuidados. O danado, o nosso Eu protegido, nos responde que as nossas experiências representam a única forma que ele tem de avançar na senda da evolução, ficando-nos a lição de que as “armadilhas” de nossa vida sensorial são meros degraus para que cresçamos em aprendizado durante a nossa estadia aqui no planeta Terra.

João Bosco (Escrevendo sobre Utopia e acrescentando a informação de que sonha colorido...

... e que gosta muito de sonhar assim.)

Terras do Vale do Paraíba do sul, Abril de 2007

Aprendiz de Poeta
Enviado por Aprendiz de Poeta em 29/09/2009
Reeditado em 01/10/2009
Código do texto: T1837417
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.