HERANÇA LUSITANA

Se existe uma coisa boa que a pátria tupi-guarani (ou Ilha de Vera Cruz) herdou da invasão portuguesa a estas terras, essa coisa é a Língua Portuguesa.

Nós fazemos da herança aquilo que queremos, não é mesmo? Mas aconteceu de meia dúzia de gatos pingados inventarem de mexer na língua escrita para deixá-la mais parecida com a língua legada não só ao Brasil, mas a outros seis países.

Em nenhum outro país a Língua Portuguesa se comportou de modo tão dinâmico como no Brasil. Ao acrescentar elementos de várias outras línguas, a começar pelo tupi-guarani, passando por termos originários de línguas africanas e juntando ao bolo diversas línguas européias, fizemos a nossa língua crescer de maneira esplendorosa. A herança que ganhamos rendeu frutos, multiplicou-se e se tornou o código lingüístico mais rico do planeta Terra.

Por mais que alguns gramáticos, contratados pelo Governo do Brasil, mexam nas regras da língua escrita, atendendo a interesses os mais diversos, e por mais que re reúnam os oito países de fala lusitana, o nosso português brasileiro nunca deixará de ter suas características de riqueza vocabular, criatividade de expressões regionais, sotaques os mais variados, enfim, cada vez mais o português falado Brasil será mais bonito, mais aberto à criação de formações frasais, mais comunicativo, mais abrangente.

VIVA O PORTUGUÊS FALADO NO BRASIL!

António Fernando
Enviado por António Fernando em 07/10/2009
Código do texto: T1852796
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.