A Torre de Babel de ontem, de hoje e de sempre

A Torre de Babel tinha a finalidade de alcançar o céu. Aí o Senhor descobriu qual era a verdadeira intenção daquele povo e resolveu atrapalhar um pouco a construção. Se a obra fosse realmente concluída, qualquer pecador estaria livre do inferno e, usando a Torre, iria direto para o céu. Então o Senhor fez com que todos falassem línguas diferentes.

E ninguém se entendeu mais.

Mas a obra estava apresentando problemas antes mesmo de iniciar.

Foram apresentados 816 projetos de engenheiros diferentes e quando eles desconfiaram que havia algo errado, resolveram se unir, formaram um consórcio e super faturaram a obra em 3000%.

Quando iniciaram as perfurações, mais de dois mil peões já estavam com seis meses de atraso no pagamento e o gato havia desaparecido. Um baiano até incentivou uma greve que fome que foi logo contornada com muito vatapá e axé.

Mas à noite, quando deitava em sua rede, dizia baixinho que a Torre não alcançaria 40 metros, que iria desabar porque a argamassa era do Paraguai, os tijolos não eram secados ao sol e o pessoal do CREA ainda não tinha vistoriado um centímetro da obra.

Os mestres-de-obra passavam o dia estudando a planta e andavam cada vez mais confusos. O que era feito numa semana na outra era demolido porque descobriam que estava tudo fora do prumo, os engenheiros não apareciam para orientá-los e o ministro do Meio Ambiente vivia num ambiente, aliás, num boteco (que ali se instalou antes mesmo da obra começar) rodeado de meninas, tomando cerveja e cantando “Deus é gaúcho, de espora e mango...”.

Chegou ao ponto que os nós cegos, aqueles que andavam de cima para baixo com um martelo na mão sem fazer nada, perdessem a calma e...

O resto da história vocês sabem.

E o mundo hoje não está diferente.

Por exemplo: Lula diz que quando entregar a Presidência, vai voltar para perto de seu povo em Pernambuco; sua esposa, porém, adquiriu dupla cidadania (italiana) e dá índicios de que quer morar por lá. Claro, por que então a cidadania?

O Tribunal de Contas da União achou 15 irregularidades nas 95 obras do PAC. Quer dizer, uma instituição do governo

achando erros do próprio governo e irritando a Dilma.

Outra: o STF manda o Congresso Nacional cumprir tal determinação e o Congresso finge que não ouviu e por aí vai. Se queres saber as quantas andas essa torre, é só ver os noticiários da TV. Todo santo dia tem novidade.

A Torre de Babel nunca deixou de ser construída e Deus deve estar se perguntando “o que devo fazer, meu Deus?”.