SERES HUMANOS OU CÃES PAVLOVIANOS?

Quando eu vejo as pessoas agirem por instinto nas mais variegadas situações, penso cá com meus botões: Afinal de contas somos seres humanos ou os cães de Pavlov? Agimos de forma consciente ou por reflexo condicionado?

Diz-se que foi feita a seguite experiência: As pessoas estavam assistindo a um filme. De vez em quando aparecia na telona, em letras miúdas, a mensagem: "Beba Coca-cola". O resultado foi que, ao terminar a sessão de cinema, a maioria das pessoas foi ao bar mais próximo e tomou Coca-cola.

Creio que não tenha sido a maioria. Devem ter sido 40% dos cinéfilos. Mas a maioria das pessoas parece comportar-se como se vivesse apenas para este mundo, sem considerar a menor possibilidade de que haja um outro mundo, ou vários outros mundos mais evoluídos do que este. Ou duvidam da existência de um Ser Superior, que se importa conosco.

Não dá para viver de reflexos condicionados. Somos seres humanos. Temos um cérebro que é considerado a máquina mais sofisticada do universo conhecido. Temos o dever moral de sermos melhores do que fomos até agora.

Devemos comer para viver, e não viver para comer, como se fôssemos porcos. Assim viveremos de forma mais equilibrada, seremos pessoas mais leves, mais harmônicas, mais felizes.

António Fernando
Enviado por António Fernando em 05/11/2009
Reeditado em 17/11/2009
Código do texto: T1905664
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.