PASSANDO O PAÍS A LIMPO...NOS MIOLOS DO PENSAMENTO...

Peço licença para pegar carona num assunto poetizado por kathleen Lessa , uma grande poetisa aqui do RECANTO, tema que gerou a polêmica que recentemente envolveu Caetano Veloso e suas declarações a respeito do nosso Presidente Lula.

A imprensa divulgou as declarações na íntegra e obviamente algo tão forte vindo de alguém público para outro alguém também público e mitificado em vida, não só pelas massas,não poderia ter tomado um rumo diferente.

Abaixo dos Poetrix da kathleen, muitas pessoas se manifestaram, de dentro e de fora do site, inclusive eu.

Após a leitura dos comentários tive vontade de escrever sobre o assunto, acionei o pensamento, queimei os miolos, e cheguei à conclusão de que a qualidade de notoriedade seja ela qual for, demanda por cuidado e responsabilidade por parte de quem dela desfruta.

Há bem pouco tempo, vi uma cena na telenovela global Caminho das Índias, que aliás, faço um parênteses para cumprimentar Glória Perez pelo justo prêmio internacional que recebeu pela sua belíssima obra, cena na qual Hadji ao cumprimentar seu desafeto declarou-lhe " eu cumprimento o seu cargo, não a sua pessoa".

Penso que aquela fala MAGNÍFICA, ilustra exemplarmente certas relações críticas também entre representante e representados...ao contrário, talvez.

Estamos numa democracia e o próprio Presidente ainda levanta a bandeira de Democrata.

Por outro lado, Caetano Veloso, um intelectual de ponta, talvez não tivesse o intuito de deboche, como foi sugerido num comentário ali postado, uma vez que, que para quem lida com palavras, há que se entender que as mesmas se travestem de sentido conotativo (muitas vezes figurativamente), embora o sentido denotativo possa de fato parecer pejorativo.

Dois SUBSTANTIVOS que foram citados "ignorância e cafonice" são palavras RELATIVAS que derivam adjetivos que podem qualificar qualquer um de nós, em determinado tempo, situação ou espaço.

Ignorância é algo que todos carregamos em determinado assunto ou ciência, no sentido de não possuirmos conhecimento técnico nem habilidades em conhecimento universal.

Ou seja, somo leigos em muitos assuntos.

"Eu não sabia" é uma forma confessa de se ignorar algo, ou não é?

Quanto a se ser "cafona" , trata-se dum ADJETIVO mais que relativo, posto que o "chic" é determinado "sócio-temporalmente" e depende da cultura do meio que nada tem a ver com conhecimento, formação ou desenvolvimento intelectual.

Por exemplo: passei minha vida toda amando Roberto Carlos e quantas vezes ouvi: "nossa, mas que cafonice a sua! Suas músicas são bregas!" Mas quem me falava assim? O meu grupo de adolescente que na época curtia rock do Queen e do Zepellin e sequer olhava para os lados. Eu olhei...e amei!

Pois bem, hoje , no auge dos cinquenta anos de carreira do Rei, tudo que se refere a ele ficou "cult", principalmente porque a "telinha" decidiu que seria assim.

Penso que Caetano Veloso possa ter confundido as estações no sentido de fundir a pessoa com os atuais efeitos políticos do seu cargo, nem sempre tão respeitosos assim.

Quando falamos em respeito, que eu acho bom e também muito o aprecio, não podemos esquecer que tem uma direção de dois sentidos.

Democraticamente se é desrespeito emitir opiniões pessoais , ainda que polêmicas sobre o presidente, é igualmente desrespeitoso se impedir que as pessoas se manifestem frente a atos políticos que muito têm desagradado aos que enxergam além do que os olhos vêem e escutam além do que os ouvidos ouvem.

Refiro-me à sensibilidade artística que pauta a arte e o pensamento de quem se expressa com acuidade e genialidade, inclusive profissionalmente.

Quanto a um comentário que lá existe, de que Caetano é o "avesso do avesso" dum menino que representa apenas a burguesia de intelectuias e que não aceita no poder um seu igual, porém de origem simples, sou obrigada a discordar e fundamentar o meu pensamento: No estudo da história das ciências políticas, todo caminho para o totalitarismo, inclusive o de esquerda, sempre se valeu da democracia e do capitalismo de direita. Na verdade os objetivos se travestem de artefatos políticos nem sempre muito claros. Que os enxergue quem puder!

Na verdade, mesmo os Estadistas que se dizem Democratas, sempre se valem do poder para permanecer no poder, as falas são de ovelhas, porém os objetivos...podem não ser.

É mister que os REPRESENTADOS apenas atentem para as táticas políticas que em suma se espelha nos atos.

E quanto ao argumento dum outro comentário de que o presidente Lula tem feito isso ou aquilo, TEM prendido corruptos, denunciado comportamentos espúrios e tudo mais...posso perguntar? Então eu pergunto: AONDE?

E ainda que estivesse realmente "passando o país a limpo" não estaria fazendo nada mais além da sua obrigação, é para isso que foi eleito:

para governar.E diga-se de passagem, governar para todos.

Para todas as cores, para todas as classes sociais, pobre, ricos e quase remediados, para todos os Estados, para os homo, hetero e metro sexuais, para letrados e não letrados, para os bregas e para os chiques.

É assim que se consolida uma democracia, SEMPRE COM ATOS, NUNCA COM DECRETOS, muito menos com palavras soltas ao vento e lágrimas...que às vezes lembram crocodilos.

Democracia se consolida com liberdadde de expressão, com discussão das ideias que surgem no frigir dos miolos do pensamento.

Com todo respeito a ambos.

**

***A forma de governo mais adequada ao artista é a ausência de governo. Autoridade sobre ele e a sua arte é algo de ridículo***

***A arte, felizmente, ainda não soube encobrir a verdade.***

Oscar Wilde