PÓS FUTEBOL, O RESCALDO É DE GUERRA!

A violência que atinge a sociedade brasileira não está apenas limitada às ruas e, infelizmente, se difunde e dissemina por todas as instituições do país, inclusive nos desportos.

Se partirmos da premissa de que as imagens falam sim (e muito!) por si e pelo todo, o que vimos através dos vídeos depois do término do campeonato Brasileiro ocorrido na data de ontem, é de nos CHOCAR E PREOCUPAR. Estamos ao Deus dará.

A violência no campo não é novidade alguma para ninguém, mas na minha modesta opinião o que mais nos deixa estarrecidos é perceber teatralmente que o policiamento não está preparado sequer para dar conta do vandalismo infiltrado entre os torcedores, num simples jogo de futebol.

E o que chama a atenção é a falência da instituição segurança no nosso contexto geral. Embora não seja novidade, parece que dói mais quando somos duramente lembrados.

Vejam, três ESTADOS sofreram concomitantemente o mesmo tipo de desordem brutal, RIO DE JANEIRO, SÃO PAULO E PARANÁ, e eu não saberia dizer QUAL desempenho policial foi o PIOR.

A grande novidade foi o Paraná, porque São Paulo e Rio já têm a violência nas suas entranhas sociais, muito infelizmente.

Se as imagens não fossem tão sérias, seriam hilariantes.

Aquela cena dos policiais em meio ao campo, recuando à aproximação da torcida do Coritiba, É DE CHOCAR!

Dá-nos a impressão de imperícia total.

Não sou eu que falo, foram as imagens que mostraram.

Claro, a primeira coisa que nos perguntamos é: "como será o comportamento desses vândalos nas olimpíadas ou mesmo na copa mundial de futebol que se aproximam...daqui?

E outra: se aqui em Sampa, por exemplo, num dia "D" de campeonato der de chover com as consequentes inundações da última semana,em que tudo pára e os vândalos ficarem a solta com a polícia se intimidando, como é que vai ser? Acho que será o fim do mundo, indiscutivelmente. Os campeonatos literalmente vão parar!

Aliás, o treino para o tal do fim do mundo parece que já começou por aqui.Alguém tem dúvida?

Deveras muito preocupante.

É nessas horas que sentimos o quanto estamos fragilizados como sociedade.

No campo das aglomerações DAS TENSÕES, em que cada ser violento tenta levar vantagem de algo para amortecer suas frustrações, nem que seja pela válvula dum título no futebol, fica social e politicamente impossível se vendar os olhos dos que, frente ao caos, não se negam a enxergar o TUDO que pulsa fora de controle POR DETRÁS das cortinas de sempre, que tentam inutilmente vedar o que é deflagrado a olhos vistos.

Porque holisticamente ninguém em tempo algum segura a força das VERDADES.

LAMENTÁVEL de se ver a violência implodindo no esporte, o instrumento através do qual justamente se levanta a bandeira da não violência, do caminho para a paz, da união e do respeito que devemos uns aos outros.

O que presenciamos é mais um oportunidade para que as autoridades ajam, e com rapidez e eficiência!

Estamos a pouco tempo da copa de futebol e das olimpíadas.Tempo ínfimo demais para se construir um país.

Muito bom seria se os políticos parassem de furtar o que nos pertence: a nossa cidadania, embora a mesma, PARADOXALMENTE esteja em nossas mãos.

Mas esse é um outro assunto inesgotável pertencente a outro campo bem distinto daqueles do futebol.

Saudações rubro -negras!

( com perdão pelo trocadilho das corres).

Duma sociedade em campo de guerra, cuja situação é pra lá de negra.