Salvador: museu a céu aberto

INTRODUÇÃO

“Se as ruas de Salvador fossem um texto, a fala do vendedor ambulante seria um parêntese” (Suzane Costa).

Mais que um texto para ser lido e analisado, as ruas de Salvador revelam algo mais idiossincrático. O rico material nelas exposto é, ao mesmo tempo, laico, sagrado, profano, místico, rústico, antigo, clássico, neo-clássico, moderno, pós-moderno, contemporâneo ou simplesmente indecifrável como o sorriso da Monalisa, ( mas pronto para ser esquadrinhado e decodificado). Esta miscelânea de referências (intertextualidade) culturais nos remete ao templo sagrado das artes: o museu, todavia um museu (peculiar) a céu aberto.

Salvador é uma cidade de contrastes, tanto geograficamente, quanto culturalmente. Se fizermos uma leitura atenta de suas ruas e vielas iremos nos deparar com verdadeiras obras de arte, só que deslocadas do ambiente sacralizado que lhes conferem a “aura da originalidade”, defendida por Adorno: são estátuas, monumentos - a exemplo do Dois de Julho que me deterei mais adiante - gradis que contornam praças públicas, a arquitetura dos casarios da era colonial, os vários estilos das igrejas – desde o barroco ao neo-clássico - ( além da arte sacra barroca que adorna os altares ), as paredes nuas de viadutos e muros que servem de telas para artistas imprimirem seus sentimentos.

A arte polissêmica das ruas de Salvador grita aos ouvidos dos sensitivos, aqueles que estão aptos a captar sua “essência”, numa busca “voyerista”. O observador pode identificar o valor artístico nas fachadas ou até no interior de prédios e estabelecimentos comerciais, com estruturas mais antigas. Há bares, que são uma espécie de patrimônio cultural da cidade, como o “Bar do Tirson” que funciona há mais de 30 anos nas imediações do Forte de São Pedro, no centro da cidade. O bar-restaurante pertence ao ex-jogador do Esporte Clube Bahia (1968-1977). O local modesto, contudo aconchegante, parece um minimuseu conceitual com fotos e objetos de decoração que remontam à carreira do proprietário, que por sua vez retrata uma época do futebol baiano.

A arte também está presente no jeito malandro dos camelôs sobreviverem. Na retórica afiada que eles utilizam para convencer o cliente. Bancas se transformam em palcos ao ar livre com direito a plateia atenta, que mesmo no corre-corre diário, se aglomera para ver a demonstração de novos produtos. Como os ambulantes da Avenida Sete que conscientes ou não, usam a arte da performance. Mercadores performáticos que mostram, ao vivo, como se fabricam suas peças decorativas. Ao final de cada apresentação o público bate palmas (é a ratificação de uma performance, uma encenação teatral).

Há também a engenhosidade inventiva dos carrinhos de café, adaptados com som e auto-falantes, onde estão presentes a engenharia e a tecnologia artesanal.

Não posso esquecer, é claro, das gambiarras urbanas utilitárias, a exemplo dos “gatos” de energia elétrica comuns na periferia de Salvador, verdadeiros emaranhados com engenharia precisa e funcional. Onde é visível a arte da bricolagem (termo cunhado pelo antropólogo Claude Lèvi-Strauss para se referir a colagem, construção, conserto, arranjo com materiais diversos ). Arte esta subversiva, ilícita e libertária.

Só que estas estruturas, as quais denomino de arte, fruto da mecânica cultural (suburbana) soteropolitana, também estão descoladas da “instituição sagrada” que lhes autenticam com a chancela do valor artístico da alta cultura: erudita e clássica.

Para identificar as obras de arte e os elementos culturais existentes na soteropólis, o fruidor deve ser um observador atento, meticuloso e sem pressa, tal qual o flaneur de Baudelaire que vaguei pelas ruas deixando-se levar pelo fluxo das novas experiências. Ele abre as “portas” e “janelas” desse mundo exterior e tudo registra como um fotógrafo sensível e apaixonado pela profissão.

CULTURA INTERCAMBIÁVEL

Cada chão desta cidade tem um cheiro característico, um sabor peculiar, os residentes têm nuanças que os diferenciam e os aproximam, são as diferenças culturais dentro da própria “aldeia”. Como observa Denys Cuche “As culturas dos diferentes grupos se encontram em maior ou menor posição de força (ou fraqueza) em relação às outras. Mas mesmo o mais fraco não se encontra desarmado dentro do jogo cultural”. (Cuche, 2002)

As negociações e os pactos se estabelecem, por exemplo, quando o produto cultural da periferia migra para o centro e encontra terreno fértil ou vice-versa. Desse cruzamento ocorre uma mútua incorporação de elementos culturais, nasce então, em menor escala (transação em nível local e não global), aquilo que Stuart Hall chama de “cultura híbrida”. Um novo produto repleto de adaptações, contendo referências das culturas ( neste caso bairrista) que foram fundidas. (Hall, 2006)

Podemos ver isto na moda inspirada no despojamento dos capoeiristas do Mercado Modelo, exposta nas vitrines do Pelô, nos cabelos trançados dos turistas, nos penteados afros hi-tech feitos pelos cabeleireiros que povoam as ruas do Centro Histórico ( uso de contas, fitas e miçangas), assim como, na gíria ditada pelo menino do gueto, incorporada por garotos da classe média na fala do dia- a- dia, apropriada de forma caricatural por produtos artísticos midiáticos (peças de teatro, novelas, filmes etc.) quando retratam Salvador ( Ó Paí Ó, 2007).

Manifestações culturais “marginais”, nascidas nos guetos e na periferia, como o movimento do “ Arrocha” (dança e música), e os pagodes sensuais, com letras de duplo sentido, também têm ressonância em toda cidade. A música pode ser ouvida e dançada em festas das classes mais abastadas com algumas adaptações “elitizantes”, é claro, para torná-la mais cool. Porque o brega pode se tornar chique (Cult) a depender do local que seja executado e do artista que o execute ( só para ficar na seara musical).

Abrindo um parêntese dentro dessa lógica estética: por exemplo, se Caetano Veloso gravasse um hit do rei do Arrocha Silvanno Salles a coisa mudaria de tom, ou melhor de conceito. Caetano é uma espécie de rei Midas da indústria fonográfica brasileira, ele detém o carimbo do selo de qualidade, o que ele grava ou recomenda vira sucesso de público e crítica . Fecho o parêntese porque não vou entrar nesta discussão de valorar o que é, ou deixa de ser, boa música.

Quero ressaltar que as festas de largo carregadas de sincretismo religioso também fazem parte das manifestações culturais dessa gente mestiça, livre de amarras dogmáticas. No entanto, as sessões de jazz que acontecem todos os sábados no estacionamento do Museu de Arte Moderna da Bahia, são um contraponto no contexto das manifestações populares oriundas dos guetos, classificada de “baixa cultura”. A Jam no Mam, que este ano completa 10 anos de existência, seria destinada a um público mais elitizado com gosto mais refinado. Desta forma os nichos culturais se estabelecem. Ainda assim, os cruzamentos hibridistas acontecem. O mentor da jam session soteropolitana Ivan Huol declarou que esta é a mais idiossincrática do mundo por ser eclética e executar todos os ritmos, ancorados, obviamente na linguagem jazzística.

O que eu quero frisar é que o novo produto gerado a partir das assimilações e misturas não descaracteriza suas matrizes. Cada bairro de Salvador tem seu dialeto, seus residentes têm gingados próprios e modos diferentes de agir e se comportar. Esta teia complexa pode até soar paradoxal, mas a cena soteropolitana está longe de ser um caldeirão homogeneizado. Ela é uma colcha de retalhos heterogênea e colorida que harmoniza a ambiência desta cidade miscigenada e plural.

Este painel multicultural é o que torna Salvador tão atraente aos olhos do turista e singular, do ponto de vista do capital simbólico que ela acumula. Este patrimônio simbólico é moeda forte que impulsiona o turismo local. Gerenciar este patrimônio imaterial cultural é tão importante para o desenvolvimento econômico da cidade, quanto a preservação dos sítios históricos e igrejas seculares tombados por organismos internacionais.

A cultura como recurso é muito mais do que mercadoria; ela é o eixo de uma nova estrutura epistêmica na qual a ideologia e aquilo que Foucault denominou de sociedade disciplinar... são absorvidas por uma racionalidade econômica ou ecológica, de tal forma que o gerenciamento, a conservação, o acesso, a distribuição e o investimento – em “cultura” e seus resultados - tornam-se prioritários (Yúdice, 2004:15).

Toda esta discussão levantada neste breve Ensaio serve para ratificar que a arte é multifacetada, e que ela cruza com outras fronteiras disciplinares: seja Ecologia, Sociologia, Economia, Comunicação etc..

Esta interdisciplinaridade concedida à arte permite-me lançar uma nova proposta de reavaliação conceitual da arte. Sugerir uma releitura epistêmica e novos parâmetros de aferição para valorar uma “legítima” obra de arte.

Com olhar inaugural - de turista que visita a cidade pela primeira vez – convido-o a um passeio pelas ruas de Salvador. Um olhar crítico e apurado pode descobrir produtos culturais e obras de arte valiosas num imenso acervo a céu aberto.

Neste breve Ensaio ouso afirmar que um dos monumentos mais expressivos de Salvador, tanto pelo viés popular - cívico, quanto pela consistência estética, pode ganhar status de um “Pensador”, por exemplo, só que fora do Museu Rodin Paris, caso uma mudança de paradigma ( para avaliar uma obra de arte) seja estabelecida.

MONUMENTO AO DOIS DE JULHO

O Monumento Ao Dois de Julho está cravado no centro da praça que fica no Campo Grande, bairro que surgiu no início do século XIX, com a vinda da família real portuguesa a Salvador, em 1808. A praça, antigamente denominada de Campo de São Pedro e posteriormente de Duque de Caxias, foi palco de aguerridos combates durante os eventos que precederam às lutas pela Independência da Bahia em 1821.

No governo de Rodrigues Alves, no final do século XIX , a praça ganhou estátuas e monumentos feitos na Itália . Em 1895, com a implantação do monumento que evoca os heróis da Independência da Bahia, ela passa a se chamar Dois de Julho e torna-se o novo centro cívico e cultural de Salvador.

O “CABOCLO”

O caboclo é o personagem imponente que fica no alto do monumento. O grande homenageado da insurreição baiana. O elemento indígena teve importância capital nas lutas pela Independência da Bahia. O índio simbolizava, sobretudo, o "legítimo brasileiro" dono da terra, o herói romantizado na literatura de José de Alencar como o “bom selvagem”. O “caboclo” bravo e valente que somara esforços aos demais combatentes para livrar o povo brasileiro do jugo da metrópole.

Portanto, as homenagens mais significativas são direcionadas ao caboclo, ofuscando, sobremaneira, outros heróis da independência baiana como Maria Quitéria, Maria Felipa, Joana Angélica, João das Botas etc.

A expressão “chorar nos pés do caboclo” é uma referência às oferendas, preces e pedidos feitos pelos baianos na base do monumento. Em reverência a ele, os terreiros de candomblé Nação Bantu de toda Bahia soam seus tambores nas noites de dois de julho.

Na parte frontal do monumento encontra-se a inscrição com os ideais da Revolução Francesa, princípio que sintetiza o dogma dos direitos universais: “Liberdade, Igualdade e fraternidade”. Bandeira sustentada pelo filósofo Jean-Jacques Rousseau. A Revolução Francesa (1789) é tida como o principal acontecimento que deu início à Idade Contemporânea. O quadro político e social da França do século XVIII foi completamente alterado com a queda do Antigo Regime. Foi abolido a escravidão e o

sistema dos direitos feudais.

Os ideais da Revolução Francesa pavimentaram o terreno para outras revoluções que estouraram em diversas partes do mundo. Países e estados que ansiavam por liberdade e uma vida mais justa, como foi o caso da Bahia. O índio foi nosso produto autóctone, tipo exportação. Na falta de um Robespierre, ele foi nosso ícone de bravura, o herói escolhido para representar o nosso povo na luta pela independência (seja baiana ou brasileira).

O Monumento Ao Dois de Julho está carregado de simbologia, não só pelo contexto histórico ao qual ele está inserido, mas também, sob quais ideais foi forjado em pleno século XIX. Esta característica o torna duplamente valioso; do ponto de vista simbólico (impregnado de ideologia e sentimentos libertários) e do econômico, não só pelos materiais utilizados ( bronze e mármore de carrara) em sua confecção, mas ainda por ser uma peça antiga o que lhe agrega maior valor monetário, caso fosse negociado no mercado das artes. “ As obras do passado podem perfeitamente alcançar somas consideráveis – o velho é sempre mais caro”... (Cauquelin, 2005).

Ao longo desses 186 anos o Caboclo, do alto da sua imponência, observou inúmeras transformações na paisagem urbana da praça. Mudanças impulsionadas pelo capitalismo, ao qual a arte e a cultura estão atreladas. Ao seu derredor foram erguidos prédios suntuosos, com arquitetura moderna dotados de alta tecnologia. Um dos mais importantes teatros da America Latina (Teatro Castro Alves) e um hotel cinco estrelas ( Hotel da Bahia). No alto do gradil, também pode ser visto, com frequência, exposições de telas ou fotográficas de artistas baianos renomados, ou ainda desconhecidos do grande público.

Um monumento com ideais iluministas, parece descontextualizado nesta paisagem capitalista, o paradoxo é a prova inconteste de que a arte perpassa por todos os processos históricos e sociais, esteve atrelada à religião, ideologias e indubitavelmente ao capitalismo do qual ainda não se desvencilhou, pois ambos se retroalimentam.

Construído na cidade de Carrara (Itália) , o suntuoso monumento de 25,86m tem porte de uma legítima obra de arte. Digno de estar nos museus mais badalados do mundo, mas é salvador, um museu a céu aberto, que abriga esta peça esteticamente bela e valiosa.

REFERÊNCIAS

Blog: http://janelafeminina.blogspot.com/ > acesso em 10 de novembro,2009.

CAUQUELIN, Anne. Arte contemporânea: uma introdução. Trad. Rejane Janowitzer. SP: Martins Fontes, 2005.

CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Trad. Viviane Ribeiro. 2ª Ed. Bauru: EDUSC, 2002

EAGLETON, Terry. A ideologia da estética. Trad. Mauro Costa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

GOLDBERG, RoseLee. A arte da performance: do futurismo ao presente. Trad. Jefferson Camargo. SP: Martins Fontes, 2006.

HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-modernidade.Trad. Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro.Rio de Janeiro: DP&A, 2006

YÚDICE, George. A Conveniência da Cultura: uso da cultura na era global. Trad. Marie-Anne Kremer.BH: UFMG, 2004.

Site da Fundação Gregório de Mattos: http://www.cultura.salvador.ba.gov.br/sitios-mon-doisdejulho.php > acesso em 05 de novembro, 2009