Sobre a Infabilidade de um Líder Espiritual

Muito se tem discutido sobre a infabilidade papal, por causa dos pronunciamentos do vaticano a respeito das ciências humanas e das leis civis que regem os países. Estamos então, humildemente, diante de Deus, mas, logicamente, diante do homem, não colocando como uma verdade, mas tentando esboçar uma interpretação disso, com base nos dogmas católicos, nos fatos historicamente comprovados e na escrita bíblica.

Vamos aqui comparar a humanidade a um cavalo selvagem que segue sem rumo, numa corrida sem fim, mas em busca de alimento para sua natureza, em corpo e em espírito. Como o homem foi dotado de inteligência, o que o difere dos demais animais, a religião é uma busca humana de se aproximar de Deus, uma vez que Deus sabe onde está. Dentro desse conceito, podemos afirmar que todas terão serão seus erros, visto que o homem erra.

Jesus Cristo, quando deu o exemplo aos seus seguidores, diz: “Ninguém vem ao Pai, se não por mim”, o que seria uma tradução mais adequada, uma vez que Cristo é Deus, que humanizado viveu entre nós, de tão misericordioso que é, na sua infinita bondade em compreender nossas limitações, mas deu testemunho de que não se aplicam a Ele os motivos e as condições humanas. "Eu sou o caminho, a verdade e a vida", ou seja ele é a busca, o encontro e a criação.

Na Bíblia: Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." (João 14 : 6) "Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele." (I Coríntios 8 : 6) "Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que do Pai ouviu e aprendeu vem a mim." (João 6 : 45)

A liderança papal baseou-se na liderança de Pedro como pedra filosofal em que se baseia os rumos do Cristianismo. “Pedro, tu és pedra e sobre esta pedra eu fundarei a minha igreja”. Sob esta fala, fundamentou-se a primeira igreja oficializada de base cristã, a Igreja Católica Apostólica de administração Romana. Pedro simboliza o cristão que tem suas fraquezas e limitações, por isso erra, mas se arrepende, com seus erros, aprende e muda, mas se mantém forte na fé e na busca de agradar a Deus, que se apresentou entre nós como Jesus Cristo.

Deus, através da manifestação de Jesus fez questão de mostrar ao mundo o erro injusto quanto às mulheres, quanto a interpretação errada que foi dada a simbologia do gênesis a respeito da criação do homem e da mulher, já que Deus não erra, mas são os homens que escrevem, traduzem e lêem. Os dois nasceram de Deus, a mulher não nasceu do homem. São iguais como seres humanos. A metáfora da costela só significa que o homem não saberia viver nem sobreviver sem a companhia e qualidades da mulher, já que a costela ou coluna óssea é que sustenta o corpo, é a sua pilastra. A mulher é um alicerce para a sua família. Deus precisaria de uma mulher para se materializar, já que criou todas as coisas, visíveis e invisíveis? Não. Mas escolheu nascer, ser amamentado, carregado no colo e protegido, ajudado nos primeiros passos e também na sua condução infantil, até os 12 anos, por uma mulher, já que José não era seu pai gerador e consanguíneo, Cristo tinha o sangue apenas de Maria, embora tivesse em José um bondoso e humilde pai adotivo, que não o desamparou.

Sempre que a cultura humana se esclarece a respeito de uma conduta ou condição, o Papa procura esclarecer e renovar sua igreja, embora demore em decidir qual posição tomar, tendo o cuidado de duvidar até de seus pensamentos pessoais, já que é grande a sua responsabilidade como líder de uma comunidade cristã. Sendo assim, muitas mudanças demoram vários anos.

A Igreja Católica nunca apoiou Hitler nas suas loucuras contra os demais, mas como um instrumento de indicação espiritual e não um mandato terrestre, ela também não incitou o levante de armas - que levaria ao assassinato certo de seu líder, o Papa - não poucas vezes, um Santo Padre - mas seguindo as recomendações da igreja, os padres e religiosos procuraram esconder e proteger todos os perseguidos que pedissem abrigo, principalmente os Judeus, reconhecendo-os como seres humanos tão dignos quanto quaisquer outros. Ainda assim, João Paulo II pediu desculpas por não ter sido possível uma manifestação mais drástica. João Paulo II, humilde como todo homem, líder ou não, deve ser diante do erro, pediu desculpas, o que fez dele um papa e um homem ainda mais notável. Eu o considero justo e santo.

Numa época que todos os negros eram escravizados, até mesmo pela ignorância de serem considerados e aos pigmeus, macacos que aprenderam a falar, portanto, animais domesticáveis, surge Bakhita, uma escrava negra, de tal forma abençoada por Deus em inteligência, bondade, beleza e força que levou a Igreja Católica a ser o primeiro organismo a se manifestar, primeiro contra o tratamento dado aos escravos e a seguir contra a escravidão, pois foi afirmado que eles tinham alma. Então, o que antes parecia natural para o mundo inteiro, começou a causar constrangimento nos homens que começaram a sentir culpa de sua conduta e levou à Abolição da Escratura, séculos depois. Se não fosse isso, a revolução industrial teria apenas movido os escravos do campo para as máquinas, já que seria muito cômodo eles continuarem trabalhando de graça. Santa Bakhita foi a primeira escrava liberta, a primeira freira negra e também a primeira pessoa de pele negra a quem foi conferida a titulação dos santos, ou seja, o reconhecimento oficial da igreja de que era especialmente bem-aventurada por Deus, tais eram seus inconstestáveis dons, tanto que chegou a ser considerada bruxa, mas foi protegida de morrer apedrejada por um padre que a conhecia pela sua bondade e sabedoria. Santa Josefina Bakhita curava, entre os seus muitos dons, desde a infância, depois, após muita pesquisa, considerados milagres pela igreja. A partir dessa revisão, surgiu uma maior humildade entre os católicos que acrescentaram entre as muitas essa oração: Ó Santa Josefina Bakhita, que, desde menina, foste enriquecida por Deus com tantos dons e a Ele correspondeste com todo o amor, olha por nós. Intercede junto ao Senhor para que cresçamos no Seu amor e no amor a todas as criaturas humanas, sem distinção de idade, de raça, de cor ou de situação social.

A igreja de Cristo é aquela que segue seu ensinamento e exemplo, portanto é todo movimento religioso que se coloca sob o direcionamento cristão, baseado na figura de Cristo. Jesus coloca a Pedro, como um líder espiritual dos cristãos, uma grande responsabilidade (não um poder): a chave do conhecimento para chegar ao céu está no apostolado dos ensinamentos (palavras) e no exemplo de Cristo (ações). Tudo o que fizermos na terra – matéria, terá sua repercussão na nossa caminhada espiritual, que se faz n’alma que anseia alcançar a verdade, o Pai da Criação, o céu. Pensar que isso significasse o poder de um Líder humano, acima das condições do Criador de Todos nós, é outro erro de interpretação. Nada nem ninguém é acima de Deus e este não está submetido a nenhum ser humano ou ente espiritual.

Na Bíblia: "Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as forças do inferno não prevalecerão contra ela; Eu te darei as chaves do céu. Tudo o que ligares na terra será ligado no céu, tudo o que desligares na terra, será desligado no céu" (Mateus 16 : 18-20).

Como a sabedoria de Deus está muito acima de toda a sabedoria humana somada, temos que ser humildes ao tentar interpreta-lo, até mesmo por ser-nos impossível entende-lo completamente. Somos aprendizes de nós e de Deus enquanto vivermos. Nunca seremos proprietários da verdade absoluta, pois essa pertence a Deus, somente a Ele e separar o que é um pensamento nosso, de seres humanos, e o que é uma inspiração divina pode ser difícil se já estivermos predispostos.

Tem muitos que ao descrerem de dogmas católicos como o da Santíssima Trindade, o fazem na ignorância de saber que Deus é Um, não se divide, mas três são as suas manifestações diante do homem. Como Pai, criou a humanidade; como Cristo, fez com que o homem mudasse seu modo de vida, aproximando-se mais do que Ele pretendeu para a criação; como Espírito Santo, ilumina aqueles que nEle crêem em momentos singulares de suas vidas, quando não podem prescindir de um esclarecimento espiritual. São várias as descrições bíblicas em que o Espírito de Deus falou ao homem e também se manifestou visivelmente, através de seus mensageiros espirituais anjos.Leia também: Sobre os Anjos, uma Interpretação Cristã.

Ao mesmo tempo, Cristo alerta “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus”, uma vez que seu reino não é humano, portanto todo líder religioso deve tomar todo o cuidado ao se pronunciar sobre coisas civis, sociais ou científicas. A prova maior desse fato é a história do trágico erro em cima do julgamento de Galileu Galilei que ao dizer que o nosso sistema é heliocêntrico e não geocêntrico, como se acreditava antes, foi condenado à excomunhão e a morte.

Antigamente, até mesmo pela falta de possibilidade de pesquisa e estudo, acreditava-se que a terra era quadrada e que o universo girava em torno dela. Parecia lógico ao ser humano que fosse assim, mas também, vamos ser humildes e encarar nossos defeitos assim como reconhecemos nossas qualidades. Foi pretensioso de nossa parte pensar assim. Com novas bases de estudos e as descobertas científicas, comprovou-se o contrário, ou seja, o nosso sistema sempre foi heliocêntrico mesmo, a terra com mais oito planetas giram em torno do sol e não foi o reconhecimento papal desse fato que o tornou assim. Atualmente, descobriu-se ainda que cada estrela no céu tem um conjunto de planetas que giram em torno dela, ou seja, somos um grão de areia no universo.

Na Bíblia aparece 3 (três) vezes: "Dizem-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus." (Mateus 22 : 21) "E Jesus, respondendo, disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus. E maravilharam-se dele." (Marcos 12 : 17) "Disse-lhes então: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus." (Lucas 20 : 25)

Isso não desmerece em nada o princípio cristão da Igreja Católica, uma vez que foi um erro humano, do homem, e não divino, ou seja, não foi erro do Espírito Santo que ilumina o papa nas questões espirituais. Da mesma forma, os erros dos protestantes ou crentes, kardecistas e ubandistas (que também são religiões que adotam Jesus Cristo como filho de Deus e o aceitam como Deus entre nós) não desmerecem o princípio cristão dessas religiões, como de outras que foram influenciadas e modificadas após o aparecimento de Cristo no mundo, o que mudou os rumos da humanidade, com seu apostolado do amor, manifesto entre nós, pela compreensão e solidariedade. Leia também: Jesus Cristo veio para que todos tenham vida.

Como homens, entretanto, temos que ter a humildade de admitir que somos falhos e aprendizes diante da compreensão de Deus e de sua criação, da qual fazemos parte. Todos, principalmente os cristãos não devem brigar entre si, pois Jesus Cristo pregava o amor e a compreensão entre os homens e o respeito ao Criador, pois um pai não há de gostar de ver seus filhos em descordo, ainda que Ele os possa repreender. Não podemos ser pretensiosos e querer fazer de Deus uma posse, já que Ele criou todos os seres visíveis e invisíveis, um reino universal bem acima do que nossos olhos conseguem enxergar e que nossa compreensão dos fatos consegue alcançar. Leia também: Não perca a sua fé.

Não beba da água do poço do outro, beba sua própria água. Dentro do princípio cristão, pode-se considerar isso procure encontrar a sua verdade nos ensinamentos de Jesus que é Deus e dela dê testemunho. Um católico deve se portar como um católico, um protestante deve se portar como um protestante, um kardecista deve se portar como um kardecista, um umbandista deve se portar como um umbandista, mas acima disso, se são cristãos, cada um desses deve se portar como um cristão, seguidor de Cristo. Nada escrito ou falado estará acima disso, pois Jesus Cristo que é Deus está acima de tudo o que mais existe, seja espiritual ou material, que têm a sua força manifesta na própria existência e movimento. A sabedoria de Deus é poço abundante que dá água viva para todos, mas você não pode querer beber a água do poço do seu semelhante, beba sua própria água. Você se salvará pelas suas próprias ações e busca, não se salvará pelo que o outro fizer ou acreditar. Além disso, você será justo diante de Deus pela sua consciência do que fez, não pelo seu julgamento do que o outro fez.

Na Bíblia: "Abraão, porém, repreendeu a Abimeleque por causa de um poço de água, que os servos de Abimeleque haviam tomado à força." (Gênesis 21 : 25) "E apressou-se, e despejou o seu cântaro no bebedouro, e correu outra vez ao poço para tirar água, e tirou para todos os seus camelos." (Gênesis 24 : 20) "E os pastores de Gerar porfiaram com os pastores de Isaque, dizendo: Esta água é nossa. Por isso chamou aquele poço Eseque, porque contenderam com ele." (Gênesis 26 : 20) "E aconteceu, naquele mesmo dia, que vieram os servos de Isaque, e anunciaram-lhe acerca do negócio do poço, que tinham cavado; e disseram-lhe: Temos achado água." (Gênesis 26 : 32) "Deixa-nos, pois, passar pela tua terra; não passaremos pelo campo, nem pelas vinhas, nem beberemos a água dos poços; iremos pela estrada real; não nos desviaremos para a direita nem para a esquerda, até que passemos pelos teus termos." (Números 20 : 17) "E dali partiram para Beer; este é o poço do qual o SENHOR disse a Moisés: Ajunta o povo e lhe darei água." (Números 21 : 16) "E desejou Davi, e disse: Quem me dera beber da água do poço de Belém, que está junto à porta!" (I Crônicas 11 : 17) "Bebe água da tua fonte, e das correntes do teu poço." (Provérbios 5 : 15) "És a fonte dos jardins, poço das águas vivas, que correm do Líbano!" (Cânticos 4 : 15) "Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?" (João 4 : 11)

Eu vejo os cristãos brigando por pensarem diferente entre si, deixando de ser cristãos. (1) Se uma pessoa rasga o retrato de um parente, esse por acaso morre ou é derrotado? Assim é a imagem de um santo para um católico, uma retratação esculpida. Quebrar uma imagem católica de Jesus Cristo ou uma cruz não é invalidar o poder ou a sua existência. (2) Se um cristão chama o filho de Deus que é Deus de nomes diferentes como Jesus Cristo ou Jeová (católicos e protestantes), de Emanuel (kardecistas) ou de Oxalá (umbandistas) mas se têm fé, seguem o exemplo e se dirigem ao mesmo Ente Espiritual, a busca é igual. (3) Quanto à Maria, leia também: Sobre Nossa Senhora.

Quanto ao livre arbítrio, está provado que ele existe, como seres semelhantes a Deus, seus filhos, somos criaturas livres e o livre arbítrio é bíblico, o homem escolhe seus caminhos, mas também existe a diferença entre liberdade e libertinagem. A liberdade confere a cada pessoa o direito de ser desigual, como o é diante da criação, mas considerando o limite de atos lesivos e criminosos diante do seu próximo, em desagrado a Deus que é Amor. Em relação aos caminhos, pensares e ações humanas, ao diferente de você como ser humano no mundo, criado e semelhante por Espírito que vem de Deus, que constrói e faz o bem, há que se considerar a nossa pouca condição de julgar o que não compreendemos. Leia também: Interpretações sobre os Códigos de Conduta Monoteístas Cristãos

Na Bíblia: "Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação." (Tiago 1 : 17)

Deus é o Pai de todos e por todos olha, mas a pessoa de boa vontade pode adotar e sofrer adoção no mundo material, quando há o desamparo. Podemos e devemos ser solidários, amigos uns dos outros, não importam as nossas diferenças. Leia também: Fraternos Templos em Carne Viva.

Na Bíblia: "Este criara a Hadassa (que é Ester, filha de seu tio), porque não tinha pai nem mãe; e era jovem bela de presença e formosa; e, morrendo seu pai e sua mãe, Mardoqueu a tomara por sua filha." (Ester 2 : 7)

Se o universo inteiro é o reino de Deus e Ele de tudo sabe, o livre arbítrio nos confere o direito de escolher qual o nosso personagem diante dessa grande história do seu reino, não podemos alterar seus designos e nem compreendê-los. O que não se pode nunca é descrer de Deus, nem mesmo de desconsiderar a validade dos muitos caminhos que o conhecimento humano foi capaz de nortear para Ele, ainda que o homem falhe. Quando alguém estiver em dúvida sobre um ato, se fez um bem, pense, humildemente: Causou felicidade ao seu próximo? Seu espírito está em paz e feliz diante do que fez? Se a reposta for sim, certamente, terá agradado a Deus. Leia também: No Silêncio de Deus

Na Bíblia: "Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem." (João 4 : 23)

A Bíblia é o conjunto de livros que traz a A Infabilidade da Palavra de Deus, mas a redação, a tradução e a interpretação são humanas.Todo erro é humano e nunca divino, e cada qual que se arrependa e mude na busca do seu melhor ou que pague pelos seus erros. Não é da vontade de Deus o mal de ninguém, mas ele nos deixa livres para escolhermos nossos caminhos e ainda que o diabo possa ser tentador, o livre arbítrio nos dá o direito de negar. Muita gente ao invés de se levantar e mudar culpa Deus (foi Deus quem quis) ou o diabo (isso é obra de Satanás) e, assim, não assume sua vida, com erros e acertos. Deixa-se escravizar pela desculpa de um determinismo inexistente. Como prestará conta do que fez? Na dúvida, tome as rédeas da sua vida, recupere a sua dignidade, faça o bem, ajude alguém que precise, distribua felicidade, se possível. São esses os pesos da medida de cada um de nós. Com o nosso trabalho e força de vontade, conquistamos nossas vitórias visíveis e invisíveis.

Ana da Cruz. Sobre a Infabilidade de um Líder Espiritual. (Ensaio). Mural dos Escritores, 20 de janeiro de 2010.

Ana da Cruz
Enviado por Ana da Cruz em 08/03/2010
Código do texto: T2127719
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.