Michael e o divino mestre Jesus

O homem atual triste pelo determinismo negativo deste século, nada conseguindo satisfazer seus anseios e sentimentos de solidão; quando o desejo é da transformação dos homens em operários de um novo paradigma, o AMOR. Estes mesmos indivíduos sentindo-se desorientados quanto a fé, haja vista que as diversas doutrinas religiosas formentaram guerra, divisão e ódio fazendo prevalecer sangue e violência e favorecendo o nascimento do agnostissismo, da incredulidade. Por conta disto, não mais se enxergava o amor e a doce mensagem de fé contida nos ensinamentos dos textos religiosos. Estes ficaram manchados e ao negar a paternidade em Deus, ao ficar com a ética material e a ciência agnóstica, a humanidade não mais encontrava justificativa no controle dos vícios e desejos de sua natureza.

Nestes momentos históricos Deus sempre nos envia novas luzes, e as orientações enviadas precisavam atingir a razão para fortaler a fé. Assim, na Europa, no seio mesmo das discórdias religiosas, nasceu o estudo dos fundamentos espirituais que fez renascer a luz do cristo entre muitos (a doutrina de Kardec), cristianismo redivivo, ou seja renascido em seus princípios de amor e caridade. Além disso, os exemplos de amor pelo mundo: Madre Tereza de Calcutá, Gandhy, Mater Luter King abriram a fé e a esperança, a tantos. Porém, mesmo assim, não se ascenderam todas as luzes que precisavam muitas almas peregrinas. A desconfiança tamanha que as religiões plantaram pela conduta divisora de águas fizeram que muitos não conseguissem mais enxergar a doce mensagem de Genesaré que, simplesmente esclarecia nossa paternidade em Deus.

Talvez seja aí que nosso irmão Michael entrou na história de muitos jovens que procuravam luz, em tempos tão difíceis para a fé como o atual. Ele conseguia mostrar que podemos ser bons, doces e amáveis, podemos ser caridosos e sensíveis à dor do outro, mesmo sendo humanos e ainda tendo nossas dificuldades em matéria de perfeição. Jesus por ser só luz e amor puro tornou-se distante para alguns, as religiões o colocou fora do alcance das nossas possibilidades de sermos bons. Desumanizaram Jesus, o mestre que nos disse ser nosso irmão e ensinou-nos a amarmos uns aos outros. Tão longe o colocaram e tão perto ele sempre estave.

Michael o sentia próximo, disse várias vezes em estrevistas pelo mundo que tudo que ele fez na música, dança, na arte não o faria se não fosse Deus e que agradecia em sua orações todos os dias a possibilidade de ser uma ferramenta em suas mãos. Também dizia que queria se assemelhar a Jesus, seguindo seus ensinamentos para que nós nos assemelhassemos às crianças e as acolhéssemos. Na música We are the world ele disse: "Todos nós fazemos parte da grande família de Deus e você sabe, você saber amor é tudo que precisamos [...]" em "man in the mirror disse "Se você quer fazer deste mundo um lugar melhor olhe pra si mesmo e mude [...]", em Heal the world: " curem o mundo faça dele um lugar melhor pra mim pra vc e para toda raça humana [...]" em The lost children disse: "Vamos orar por todas as crianças abandonadas" em What more i can give: " O que mais eu posso fazer para ajudar as vítimas de violência". Mas Michael não parou por aí ele também exemplificou sua fé sendo o artista que mais ações caridosas realizou pelo mundo (foi guinness book), fez isto sem chamar a atenção da grande mídia. O pouco que foi divulgado, não foi por ação sua.

A Ligação forte de Michael com Deus também é verificada na letra Speechless onde diz: "Seu amor é mágico é como você me faz sentir [...]" e "[...] Nada é real mas tudo é possível se você (Deus) está do meu lado" Em I"ll be there: " Onde houver amor eu estarei lá, estarei lá para te proteger, para te completar" é uma menção Bíblica da proteção divina às causas do amor, fortalecendo nossa fé. Keep the faith é um hino que nos conduz a fortaleza da fé quando queremos o bem, não tem como sermos atingidos, "mantenhamos a fé mesmo quando tudo parece nos conduzir para o fundo".

Michael tinha vaidade, todos nós temos; tinha tristeza e chorava, nós choramos; sentia-se oprimido quando atacado e perseguido, também sofremos de depressão. Foi humano, podemos ser como ele, seres humanos melhores, procurar cuidar do nosso mundo e ter fé de que Deus é o grande condutor dos nossos destinos. Foi por esta fé que, mesmo às pedradas dos grandes, foi escutado pelos pequenos. Talvez precisasse ser injustiçado, humilhado e violentado nas suas mais profundas convicções para atingir nossa sensibilidade. Sempre foi assim que Deus se fez presente em nosso mundo. E não é preciso ser perfeito para ser médium, mensageiro de lá pra cá. Por isto ele, Michael, tem conduzido tantos descrentes à fonte das verdades eternas, numa tragetória tão conturbada fez com que questionássemos nosso milenar preconceito de raça. Fez com que questionássemos nossa incúria quando julgamos o todo pela parte, mostrou como somos perversos quando exigimos perfeição do outro nas obras do AMOR ao próximo. Assim, indiretamente, fez com que olhássemos nossas imperfeições com mais humildade para continuarmos a caminhada em direção ao divino, sem tanta culpa, sem tanto medo. Finalmente, Michael disse que viu Deus e amor em todas religiões através de sua peregrinação pelo mundo; deixou assim aos fãs a semente do ecumenismo como opção para a construção da paz entre as religiões e a construção da tão necessária união em Cristo Jesus.