EM DEFESA DO RECANTO DAS LETRAS:

Confesso que o presente título tem como maior finalidade trazer o leitor para o meu texto, embora essencialmente eu aqui pretenda defender este espaço.

Digo que, outro dia, ao não conseguir entrar diretamente no site do recanto pelo seu endereço, eu o fiz digitando "Recanto das Letras" no Google, e lá uma lista de sites lincados à palavra "recanto" me estava disponível.

Dentre eles, um cujo título é " desciclopédia" referindo-se ao nosso espaço.

Por não conhecer a palavra em questão, entrei no site por curiosidade, fato arriscado, claro, porque de fato nunca sabemos o risco dos endereços desconhecidos.

Mas ali o risco também era outro: o da perplexidade, inclusive.

Penso, pelo que entendi dali, que "desciclopédia" é um neologismo, e não posso negar que, pela referida capacidade criativa do criador e do tudo que a ela segue , a inteligência poderia ser colocada a favor da produtividade que agrega.

Claro que criatividade está longe de significar qualidade e tal assertiva está bem clara naquela frustrada manifestação de "sátira".

Ali o Nosso Recanto das Letras está ridicularizado duma forma tão maldosa que fiquei me perguntando quem e o quê levariam a uma exposição "desliterária" daquela espécie.

Claro, o mundo hoje é bem diferente de dantes.`

E óbviamente que na produção literária de qualquer site, encontramos textos bons e outros nem tanto.

Na era da informática, aonde a Internet é um instrumento fundamental de comunicação virtual, eu de fato não conseguiria imaginar um FERNANDO PESSOA, OU UM MACHADO DE ASSIS OU UM JOSÉ DE ALENCAR, por exemplos, teclando seus textos nos sites; porém há muito saímos da era dos telégrafos e das cartas, e os veículos de comunicação em muito se transformaram num curtíssimo espaço de tempo.

Com toda certeza, novos talentos literários reconhecidamente de valor aparecerão nas telas dos computadores, basta apenas que a crítica capacitada os descubra e os reconheça.

Eu disse crítica capacitada.

Dizem que o papel aceita qualquer escrita, e é fato que as páginas virtuais também.

A matéria "desciclopédia" veio a provar tal dito, e cabe ao leitor eleger o que tem qualidade depois de comprová-la com real julgamento de valores.

Não seria uma critica de desqualificado e extremo mal gosto, inclusive sem valor artístico algum, que colocaria um espaço tão maravilhoso como o nosso Recanto, na berlinda dos que não têm absolutamente nada a dizer, sequer a acrescentar.

Deixo aqui meu repúdio a esse tipo de desrespeito e termino dizendo que pior que "lixo virtual" é o "lixo intelectual".

De fato, ambos correm soltos por aí, inclusive pelo mundo da "mediocridade" virtual, e pelo que sinto, também na vã tentativa de se fazer aparecer, ridicularizando e invertendo o real valor dos que tentam usar as letras em prol da utilidade e da beleza das coisas.

Lamentável...

Nota:

Desciclopédia (originalmente do inglês Uncyclopedia) é uma wiki-paródia da Wikipédia. Seu conteúdo é constituído de artigos escritos em maneira sarcástica e pejorativa, criando uma enciclopédia humorística.

Fonte google.