Literatura: o que é?

É a arte de transformar em palavras fantasias e sentimentos protegidos nas gavetas mais secretas de nossa alma. A literatura serve para compreender/justificar/analisar/inferir os acontecimentos reais da existência humana.

Sem ela seria praticamente impossível entender e deduzir as razões para a vida e a morte, o amor e o ódio, etc. A literatura ultrapassa os limites da razão, pois ajuda a humanidade a conviver com o que a ciência ainda não consegue explicar.

O ser humano encontra-se num mundo informatizado, no qual não há mais fronteiras entre as esferas do planeta. Há, ainda, o espetacular avanço da medicina, pelo qual é cada vez maior o número de doenças que estão sendo vencidas, seja por intermédio de vacinas ou outro tipo de medicação.

Entretanto, no que diz respeito ao conflito morte/vida, a ciência ainda não possui uma posição definida sobre o que acontece depois que alguém morre. Dessa forma, observa-se que o indivíduo é um ser fragmentado, pois constantemente vive catando pedacinhos da verdade para construir uma resposta plausível aos seus mais íntimos questionamentos.

É por isso que a literatura como forma de arte é inerente ao ser humano, porque desde os primórdios já se fazia presente por meio da oralidade. Contavam-se histórias e, assim, a cultura era transmitida às gerações vindouras, uma vez que ainda não existia a escrita.

Todavia, repassar as tradições de um povo ou época, apenas de forma verbal, não era garantia de perpetuar a história com precisão. Para resolver essa dificuldade, surgiu, então, a escrita. Através dela os fatos históricos e culturais não mais seriam perdidos ou apagados da memória.

Pelas razões acima, a literatura é, portanto, a magia de compor emoções por intermédio de palavras faladas ou escritas em poemas, romances, entre outros.

Maria Luisa Neves.

Poesya
Enviado por Poesya em 28/05/2010
Reeditado em 28/05/2010
Código do texto: T2284772
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.