Resposta ao um e-mail de uma escritora sobre o Brasil

LEIA COM BASTANTE ATENÇÃO - ESTA É UMA MENSAGEM PRINCIPALMENTE PARA AQUELES QUE SÓ SABEM DENEGRIR A IMAGEM DO BRASIL

Os brasileiros acham que o mundo todo presta, menos o Brasil, realmente parece que é um vício falar mal do Brasil. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos, mas no exterior eles maximizam os positivos, enquanto no Brasil se maximizam os negativos. Aqui na Holanda, os resultados das eleições demoram horrores porque não há nada automatizado. Só existe uma companhia telefônica e pasmem!: Se você ligar reclamando do serviço, corre o risco de ter seu telefone temporariamente desconectado.

Nos Estados Unidos e na Europa, ninguém tem o hábito de enrolar o sanduíche em um guardanapo - ou de lavar as mãos antes de comer. Nas padarias, feiras e açougues europeus, os atendentes recebem o dinheiro e com mesma mão suja entregam o pão ou a carne. Em Londres, existe um lugar famosíssimo que vende batatas fritas enroladas em folhas de jornal - e tem fila na porta.

Na Europa, não-fumante é minoria. Se pedir mesa de não-fumante, o garçom ri na sua cara, porque não existe. Fumam até em elevador.

Em Paris, os garçons são conhecidos por seu mau humor e grosseria e qualquer garçom de botequim no Brasil podia ir pra lá dar aulas de 'Como conquistar o Cliente'. Você sabe como as grandes potências fazem para destruir um povo? Impõem suas crenças e cultura. Se você parar para observar, em todo filme dos EUA a bandeira nacional aparece, e geralmente na hora em que estamos emotivos.

Vocês têm uma língua que, apesar de não se parecer quase nada com a língua portuguesa, é chamada de língua portuguesa, enquanto que as empresas de software a chamam de português brasileiro, porque não conseguem se comunicar com os seus usuários brasileiros através da língua Portuguesa.

Os brasileiros são vitimas de vários crimes contra a pátria, crenças, cultura, língua, etc... Os brasileiros mais esclarecidos sabem que temos muitas razões para resgatar suas raízes culturais.

Os dados são da Antropos Consulting:

1. O Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial.

2. O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma.

3. Numa pesquisa envolvendo 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária.

4. Nas eleições de 2000, o sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) estava informatizado em todas as regiões do Brasil, com resultados em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo.

5.. Mesmo sendo um país em desenvolvimento, os internautas brasileiros representam uma fatia de 40% do mercado na América Latina.

6. No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma.

7. Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando.

8. O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês.

Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas.

10. Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento. No México, são apenas 300 empresas e 265 na Argentina.

11. O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos.

Por que vocês têm esse vício de só falar mal do Brasil?

1. Por que não se orgulham em dizer que o mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano?

2. Que têm o mais moderno sistema bancário do planeta?

3. Que suas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiais?

4. Por que não falam que são o país mais empreendedor do mundo e que mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam considerável parte de seu tempo em trabalhos voluntários?

5. Por que não dizem que são hoje a terceira maior democracia do mundo?

6. Que apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados?

7. Por que não se lembram que o povo brasileiro é um povo hospitaleiro, que se esforça para falar a língua dos turistas, gesticula e não mede esforços para atendê-los bem?

Por que não se orgulham de ser um povo que faz piada da própria desgraça e que enfrenta os desgostos sambando.

É! O Brasil é um país abençoado de fato.

Bendito este povo, que possui a magia de unir todas as raças, de todos os credos.

Bendito este povo, que sabe entender todos os sotaques.

Bendito este povo, que oferece todos os tipos de climas para contentar toda gente.

Bendita seja, querida pátria chamada

Brasil!!

Divulgue esta mensagem para o máximo de pessoas que você puder. Com essa atitude, talvez não consigamos mudar o modo de pensar de cada brasileiro, mas ao ler estas palavras irá, pelo menos, por alguns momentos, refletir e se orgulhar de ser BRASILEIRO!!!

Resposta à carta de uma jornalista de Amisterdã

Concordo em parte com a afirmação da produtora do texto. È um texto forte no qual, nós brasileiros, somos classificados como um povo desconhecedor de seus “pontos positivos”, como escreve a autora.

Conhecemos, sim, os pontos positivos, mas conhecemos, e não nos deixam esquecer nem por um segundo, os pontos negativos do Brasil e dos brasileiros. Só não somos ufanistas, somos pacíficos, egocêntricos, gostamos de levar vantagem no que pudermos, e o povo humilde tem vocação paternalista. Espera que Deus, os Santos ou alguém resolva seus problemas.

Não concordamos com o estado de penúria dos miseráveis deste pobre/rico país. Mas, também não podemos concordar com um presidente que faz distribuição de renda com dinheiro dos contribuintes, incentivando a preguiça, e que se mete com a política de países em pior estado de desenvolvimento social do que o nosso. Um demagogo assistencialista/populista como foi Getúlio Vargas. Aliás, esse presidente é a segunda via do falecido (procurem conhecer a vida política de Getúlio e verão a semelhança entre eles, principalmente na política externa). Um presidente egomaníaco que se mete a intermediar a paz entre povos que a mais de quatro milênios se debatem e lutam por solução de problemas diferentes dos nossos. Este cidadão expõe ao mundo toda a sua ignorância da história universal – “esse é o cara” que nos enche de vergonha. Esses são alguns dos motivos para fugirmos da realidade pouco satisfatória, fazendo gozação dos pontos negativos. A crítica é uma válvula de escape do povo.

Não concordamos com os nossos governantes e com os resultados da administração imposta aos brasileiros. Queremos mais porque temos condições de ser uma grande potência. Quando os governantes, os executivos, os legisladores e o judiciário se propuserem a fazer deste o melhor país do planeta, seremos grandes. Só precisamos de algo fundamental para reconhecer os pontos positivos e negativos de nosso país, estes seriam: EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO, ÉTICA E VONTADE POLÍTICA – no hanking mundial da educação somos os penúltimos. Estamos à frente apenas do Haiti. Na política estamos par–e–passo com Cuba e com os vizinhos, Bolívia, Venezuela, Paraguai, Uruguai, Colômbia e... Não temos do que nos orgulhar.

Se a Educação tivesse sido e se ainda fosse prioridade para os governantes, seríamos um país de primeiro mundo. Mas, no presente, nos quesitos Educação e desperdício, ocupamos os primeiros lugares. Um lugar nada abonador, nada confortável diante do mundo. Aliás, a cultura do desperdício é uma realidade nesse Brasil. O lixo mais rico do mundo! Triste primeiro lugar, não é?

Como deixar de criticar o que está ocorrendo no momento? Algumas empresas estão importando mão-de-obra especializada para o crescimento de seus negócios, pois falta essa mão-de-obra especializada no mercado. A taxa de desemprego ainda é alta porque a mão-de-obra sem qualificação é grande – São Paulo conhece demais este problema, pois os nordestinos sem qualificação alguma despencam diariamente aqui com a família e ficam hospedados nas ruas da Capital. A indústria da construção civil que a algum tempo atrás absorvia essa mão-de-obra hoje já está exigindo formação formal e adequada para o desenvolvimento de seus negócios. Segundo o jornalista Murilo Camarotto, do jornal Valor, “... a defasagem escolar é a principal responsável pelo baixo aproveitamento.... redação, conhecimentos gerais e fluência verbal barram muitos candidatos à vagas no mercado de trabalho”, assim como as dificuldades de raciocínio lógico dos candidatos a vagas no setor de contratação de mão-de-obra e atendimento em call centers. Até para empregados domésticos se exige pelo menos alfabetização e conceitos de limpeza. Estes emigrantes não têm chance alguma de emprego, apenas subemprego – a Capital conta também com um número expressivo de imigrantes bolivianos de Evo Morales, vivendo em verdadeiros infernos, amontoados em cortiços e sendo aproveitados por empresários de má índole.

È o cúmulo que isto esteja acontecendo neste Brasil de maioria pobre. Não houve interesse dos governantes na educação do povo. Por quê? Porque um povo educado não se venderia por “bolsas tudo”. Um povo educado saberia reivindicar melhores condições de vida, batalharia por empregos dignos de sua formação e dos seus conhecimentos. Um povo educado saberia criar condições propícias ao seu desenvolvimento social, um povo educado é um povo crítico e não se deixa envolver por demagogos que tiram proveito da sua ignorância. Se o governo e os educadores tivessem melhor formação – devemos nos lembrar que os mandatários do país são resultantes da Educação capenga do país –, hoje estaríamos contando uma outra história. Poderíamos estar bem posicionados no ranking da EDUCAÇÃO – estamos classificados apenas um ponto acima do Haiti (último colocado no ranking)... Só isto já anula tudo o mais de bom que os governantes fizeram ou estejam fazendo pelo país.

Se o Brasil tem pontos positivos a mais que outros países ─ e o Brasil os tem ─ é porque as condições climáticas são favoráveis, porque temos abundância de tudo e pelos motivos expostos somos pacíficos e conformados. Recursos naturais é o que não nos falta. Temos o privilégio de boas safras de alimentos, abundância de água doce, uma costa banhada por um oceano tranquilo, não sofremos, maremotos, terremotos nem tsunames, não temos problemas com vulcões, apenas temos vez ou outra problemas com cheias de rios. Temos uma classe média produtiva e uma classe de abonados que cuidam de uma parte dos menos favorecidos, que é grande demais.

Mas, a classe dominante deixa muito a desejar, embora essa classe dominante seja a cara do povo brasileiro. Um povo que não está nem aí para o que acontece além de seu quintal (os q. possuem quintal). Um povo tão conformado com suas vidas e acostumado às suas mazelas que não enxerga um palmo além de seu umbigo. O povo é dócil, solidário, religioso demais – estamos nas mãos de Deus - e que leva sua vida da melhor forma possível, independente dos seus governantes. Quando um deles lhes acena com uma cesta básica e "bolsas tudo" eles o elegem seu ídolo e dão graças a Deus. Eles o reconhecem como um deles. Mesmo advindo de uma classe humilde chegou a presidente, dizem. Então, vivas a ele!

A complacência e o "bom humor" são características do povo brasileiro. Aqueles que fazem críticas ao Brasil são os que desejam o melhor para o país. As críticas quem as faz espera mudanças de comportamento, de maior lucidez na escolha de seus governantes e de luta pelos seus direitos como cidadão que paga seus impostos. Mas, aqui neste imenso Brasil, tudo termina em samba, cerveja, carnaval e futebol. Os governantes e os homens da classe dominante do país sabem disso, reconhecem a ignorância do povo e, consequentemente, tiram proveito deste conformismo exacerbado. É um povo de boa fé! Não lutam por nada. Cada um por si e Deus por todos.

O Pelé tinha razão quando disse que “... o povo brasileiro não sabe votar”. Concordo com ele. Quando aprendermos a votar em homens politicamente corretos, a face do Brasil vai mudar. Temos grandes e talentosos homens e mulheres nas ciências, nas artes, na cultura em geral, nas administrações, nas indústrias, no comércio, nos Bancos, nas finanças, nas administrações públicas, no Judiciário, na política também. Temos mulheres e homens no voluntariado que oferecem apoio humano nas entidades de assistência social, nas ONG´s, nos hospitais, nas creches, na sopa dos pobres e desempregados, nos albergues, nas casas de mães solteiras, todos esses atendimentos sem verba do estado. Enfim, temos muita coisa boa e pessoas da melhor qualidade. Mas as coisas ruins acabam por anular as boas.

Até quando vamos assistir a canalhice, a pouca vergonha que emporcalha a vida do país? Até quando vamos ver apenas o que queremos enxergar?

Estamos próximos das eleições no país. Vamos votar bem. O Brasil depende de uma escolha bem definida. Vamos nos esquecer das “bolsas tudo” e votar no candidato mais qualificado. Precisamos de oportunidades para crescer. Para crescermos todos juntos. Não precisamos de demagogos. Não estamos aqui para massagear o ego de ninguém. Estamos precisando é de um bom administrador, um político competente, um homem de bem, um homem de família bem constituída, um cidadão cônscio de seus deveres, um cidadão lúcido e bem preparado academicamente e com vasta experiência administrativa. Não vamos fazer experimentações com um país de dimensões continentais como o nosso. Precisamos ter olhos para ver, ouvidos para ouvir e bom senso na escolha.

Esturato

Esturato
Enviado por Esturato em 18/06/2010
Código do texto: T2327942
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.