O potencial da internet na aprendizagem

Por mais que eu tente aqui apresentar as vantagens que a internet tem a oferecer para a livre aprendizagem não conseguirei cumprir tal tarefa, isso por que a internet cresce e se expande a cada dia e se hoje temos uma ferramenta nova, amanhã teremos mais três. As novidades na internet não param, elas crescem quantitativa e qualitativamente. Mas, por um outro lado, assim como muitas ferramentas novas aparecem outras tantas caem em desuso ficando apenas as que se revelam realmente úteis e eficazes.

Mas antes de falarmos sobre as ferramentas que a internet oferece, falemos sobre o que é a internet e quais são as suas caracteríticas. O que é internet? Segundo o Wikipédia "a internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo TCP/IP que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados". A internet é uma enorme rede que, mais do que conectar computadores, conecta pessoas. A internet é uma enorme ponte, ou melhor, são bilhões de pontes que ligam todos a todos. Não é apenas uma comunicação de "um para muitos" (televisão) e nem de "muitos para um" (correio), ela é ambas podendo ser ainda uma comunicação de "muitos para muitos". E isso é o que a internet tem de mais fantástico. Ela é uma ilimitada rede que conecta pessoas do mundo inteiro.

Tudo dentro do mundo virtual da internet é digital. Um objeto digitalizado pode ser editado com extrema facilidade e circular com uma velocidade incrível. Imagens, sons, textos e vídeos podem ser digitalizados. Para um livro digital o espaço e tempo são transcendentes. Um livro digital pode estar aqui no Brasil e ao mesmo tempo em muitos lugares do mundo. Ele é virtualmente ilimitado em número de cópias. Ele pode viajar de um servidor na Inglaterra até um computador de uma pessoa na Austrália e simultaneamente até um computador de outra pessoa no Canadá, tudo isso em poucos segundos (aliás, direitos autorais na internet é um assunto bastante discutido). Na internet correm fluxos multidirecionais de objetos digitais de modo rápido e eficaz.

Então o que temos da internet? Basicamente ela é um canal de comunicação de objetos digitais (imagens, sons, textos e vídeos) de "muitos para muitos", entre pessoas. A internet, sobretudo, é uma ferramenta de mediação. Ela representa uma possibilidade de comunicação e interação sem precedentes. Essa base tecnológica da internet permite a criação de todas as ferramentas que hoje nós usufruimos e que propriciam a livre aprendizagem.

Vou listar algumas, e apenas algumas, das ferramentas básicas que a internet oferece e que podem nos ajudar a tornar verdadeiros aprendizes. Estou convencido de que a correta utilização dessas ferramentas pode proporcionar uma aprendizagem genuína e muito rica. Algumas dessas ferramentas são tão comuns e já fazem parte de nosso cotidiano digital de tal modo (como o e-mail) que nós subestimamos o seu verdadeiro potencial. Lançar um novo olhar, um olhar ingênuo e curioso sobre essas ferramentas pode fazer a diferença entre despertar ou não os aprendizes vorazes e investigadores sagazes que existem dentro de nós. Para muitos que já estão habituados à vida digital talvez seja necessária uma redescoberta da internet e de suas ferramentas mais simples. A internet está aí, saiba aproveitar corretamente todo o seu potencial em benefício de sua própria aprendizagem!

E-mail

Ferramenta básica para a comunicação assíncrona (comunicação que não é feita em tempo real permitindo que o destinatário leia e responda uma mensagem em um momento diferente de quando o remente a enviou). É uma das primeiras e mais básicas ferramentas criadas na internet e ainda hoje uma das mais utilizadas. Usualmente é utilizada para troca de mensagens textuais, sendo possível também a troca de outros arquivos. Quando utilizados em grupos de discussões os e-mails permitem o exercício da reflexão e principalmente da escrita. São cartas digitais com valor pedagógico muito grande. Não subestime o valor do e-mail em sua aprendizagem.

Ex.: Gmail, Hotmail e Yahoo! Email.

Grupos de discussão

Grupos de discussão são grupos que utilizam o e-mail para conferências, debates, trocas e discussões assíncronas sobre determinado assunto. O participante precisa ter um endereço de e-mail particular para poder se inscrever em um grupo de discussão. Ao inscrever-se em um grupo o usuário tem acesso a um endereço de e-mail próprio do grupo em que, ao enviar uma mensagem, todos os participantes inscritos recebem. Isso permite um "multílogo", ou seja, um diálogo de muitos para muitos. Há grupos com centenas e até milhares de participantes que discutem os mais variados assuntos.

Ex.: Yahoo! Grupos e Grupos do Google.

Fóruns

Possuem o mesmo objetivo dos grupos de discussão porém, com uma diferença, eles acontecem em um site na internet e não via e-mail. Todas as mensagens de um fórum ficam postadas no site do fórum organizadas e agrupadas por tópicos e assuntos. Cada participante pode responder a um tópico já aberto ou abrir um tópico novo propondo um novo assunto a ser debatido. Todas as mensagens podem ser lidas e respondidas no próprio site do fórum. Normalmente exigem inscrição. Ex.: Clube do Hardware.

Chats e Video-chats

São sites ou softwares que permitem a comunicação síncrona que é, diferentemente da assíncrona, uma comunicação em tempo real onde os participantes precisam estar conectadas simultaneamente. As mensagens são trocadas instanteneamente por textos (chats) ou por imagens e sons (video-chats) através de webcams e microfone. Os video-chats funcionam como telefones onde você pode ver a pessoa com quem você está conversando. Fica claro uma desvantagem dos chats e video-chats: não permitem o "multílogo" de forma organizada e eficiente quando existem muitos participantes. Mesmo as video-conferências permitem uma comunicação com um número de participantes reduzido, quando há muitos participantes as video-conferências normalmente assumem o formato de comunicação de "um para muitos". Já os grupos de discussão e os fóruns, por serem assíncronos, pemitem a participação de até millhares de participantes.

Ex.: Bate-papo UOL e Terra chat.

Blogs

Blog é uma espécie de diário online pessoal. Você cria um Blog sobre qualquer assunto e posta suas mensagens diariamente ou em intervalos de tempo maiores, preferencialmente regulares. Qualquer leitor de seu Blog pode acrescentar comentários às suas postagens permitindo assim uma mínima interação. Ex.: Blog do Juca Kfouri, Blogger (para criar um Blog).

Wikipédia

É uma enciclopédia livre elaborada em diferentes línguas onde todos os leitores podem editar seus conteúdos. A ambiciosa e louvável idéia do Wikipédia é a de tornar acessível na internet todo o conhecimento humano produzido. Os conteúdos do Wikipédia crescem a cada dia mostrando ser um verdadeiro movimento de construção colaborativa.

Endereço do Wikipédia em português: pt.wikipedia.org

Cursos online

Já existem inúmeros cursos online disponíves na internet no Brasil, cursos formais (graduação e pós-graduação) e não- formais oferecidos por diferentes instituições. Por força da lei os cursos formais não podem ser cursos 100% a distância, online, eles são cursos semi-presenciais onde a maior parte é feito a distância havendo a obrigatoriedade de alguns encontros presenciais, principalmente para as avaliações. Caso queira fazer um curso online consulte antes o site do MEC para ver se a instituição que oferece o curso está credenciada, isso não garante a qualidade do curso mas é condição mínima para que o curso seja oferecido. Os cursos online podem ser oferecidos em AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem) sofisticados ou não. Na verdade os recursos tecnológicos empregados em um curso não importam muito, não mais do que a pedagogia adotada. Um curso bom é aquele que valoriza o diálogo e a interação humana em detrimento de recursos tecnológicos avançados e fúteis. Suspeite de cursos que se escondem atrás do verniz tecnológico moderno. Se ao fazer um curso você conseguir sentir o professor, tutotes e colegas de turma "presentes", como se não existe distância física, o curso é bom. Agora se você se sente distante, isolado, vendo-se sozinho diante de um material onde quase nenhuma interação humana existe, suspeite, esse curso precisa rever a sua proposta pedagógica. Na verdade o grau de interação depende dos objetivos do curso. Há cursos que são desenhados intencionalmente focados em conteúdos, sem interação ou com uma interação mínima. Eu, particularmente, prefiro os cursos online que privilegia a interação humana.

Ferramentas Google

Por último mas não menos importante, existem na internet as ferramentas oferecidas pela empresa Google, a marca mais valiosa do mundo. Se você quiser potencializar a sua aprendizagem na internet vale a pena ser um usuário dos serviços Google, você não pagará nada por isso, são todos gratuitos! As ferramentas online que o Google oferece são indispensáveis para que você possa gerenciar o andamento e processo de sua aprendizagem na internet. Sou um "Google fan", certemanete a internet não seria a mesma sem o Google. Para maiores detalhes sobre estas ferramentas leia o texto "As ferramentas online Google: gerenciando a sua aprendizagem na internet".

Julho de 2009