“POEIRA DE ESTRELAS?”

“POEIRA DE ESTRELAS?”

Por: Leandro Martins de Jesus. (1)

Em pleno século XXI dizem os renomados cientistas, do campo da astrofísica, que o homem é pó. Ou mais precisamente “pó estelar”, no popular, “poeira de estrelas”.

Deduzem isso da explicação de que duma grande explosão tudo começou... a matéria concentrada numa inimaginável pequenez de repente ao acaso (quem tem fé atribui a Deus), “Big – Bang”! Expandiu-se de uma vez, criando estrelas, galáxias e planetas, sendo assim, a matéria existente, resquício das estrelas.

“Zilhões” de anos se passaram (quem contou?) e aqui estamos nós, a desvendar o ocorrido, criando teorias e derrubando mitos, graças a “deusa ciência”, que tarda, mas, não falha na explicação do acontecido... (será?).

Pois bem, incautos intelectos, tudo isso já estava escrito e muitos não perceberam, pois ignoram a verdade, por puro preconceito! (cientificismo fanático!)

Mas, onde está escrito? Explique-me, por favor! Ora Senhor doutor, na Palavra de Deus, é só abrir e ler, entenderá o que quero dizer...

Na criação Deus mostra que o homem é pó, ao criá-lo do barro, assim diz a Palavra:

“O Senhor Deus formou, pois, o homem do barro da terra, e inspirou-lhe nas narinas um sopro de vida e o homem se tornou um ser vivente (...) és pó, e pó te hás de tornar.” (Gn 2,7. 3,19b)

O Universo, a matéria, tudo o que existe foi criado por Deus, feito por amor, não ao acaso frio e científico:

"No princípio, Deus criou o céu e a terra" (Gn 1,1). Três coisas são afirmadas nestas primeiras palavras da Escritura: o Deus eterno pôs um começo a tudo o que existe fora dele. Só ele é Criador (o verbo “criar” - em hebraico, ''bara'' sempre tem como sujeito Deus). Tudo o que existe (expresso pela fórmula "o céu e a terra") depende daquele que lhe dá o ser . "No princípio era o Verbo... e o Verbo era Deus... Tudo foi feito por ele, e sem ele nada foi feito"(Jo 1,1-3). O Novo Testamento revela que Deus criou tudo por meio do Verbo Eterno, seu Filho bem-amado. Nele "foram criadas todas coisas, nos céus e na terra... tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele é antes de tudo e tudo nele subsiste" (Cl 1,16-17). A fé da Igreja afirma outrossim a ação criadora do Espírito Santo: Ele é o "doador de vida " "o Espírito Criador" ("Veni, Creator Spiritus"), a "Fonte de todo bem ". (CIC § 290-291)

A teoria humana parte do “Big Bang”... com uma “matéria preexistente”. Entretanto, Deus age antes disso... Já dizia desde o século II, S. Teófilo de Antioquia (?-186):

“Que haveria de extraordinário se Deus tivesse tirado o mundo de uma matéria preexistente? Um artífice humano, quando se lhe dá um material, faz dele tudo o que quiser. Ao passo que o poder de Deus se mostra precisamente quando parte do nada para fazer tudo o que quer” (S. Teófilo de Antioquia, Autol. 2, 4 : PG 6, 1052 apud CIC § 296).

Infelizmente, as mentes brilhantes da ciência, não entendem que o “mundo foi criado para a glória de Deus”:

Eis uma verdade fundamental que a Escritura e a Tradição não cessam de ensinar e de celebrar: "O mundo foi criado para a glória de Deus ". Deus criou todas as coisas, explica São Boaventura, "non propter gloriam augendam, sed propter gloriam manifestandam et propter gloriam suam communicandam - não para aumentar a [sua] glória, mas para manifestar a glória e para comunicar a sua glória ". Pois Deus não tem outra razão para criar a não ser seu amor e sua bondade: "Aperta manu clave amoris creaturae prodierunt - Aberta a mão pela chave do amor, as criaturas surgiram ". E o Concílio Vaticano I explica : Este único e verdadeiro Deus, por sua bondade e por sua "virtude onipotente", não para aumentar sua felicidade nem para adquirir sua perfeição, mas para manifestar essa perfeição por meio dos bens que prodigaliza às criaturas, com vontade plenamente livre, criou simultaneamente no início do tempo ambas as criaturas do nada: a espiritual e a corporal (CIC § 293)

O termo final da Criação é o encontro derradeiro com o Criador, onde e quando Deus será tudo em todos, como pregava S. Paulo:

“E, quando tudo lhe estiver sujeito, então também o próprio Filho renderá homenagem àquele que lhe sujeitou todas as coisas, a fim de que Deus seja tudo em todos.” ( I Cor 15,28)

Por isso exclamava S. Agostinho, após conhecer a Verdade, no fim de sua vida:

“Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora! Eu, disforme, lançava-me sobre as belas formas das tuas criaturas. Estavas comigo, mas eu não estava contigo. Retinham-me longe de ti as tuas criaturas, que não existiriam se em ti não existissem. Tu me chamaste, e teu grito rompeu a minha surdez. Fulguraste e brilhaste e tua luz afugentou a minha cegueira. Espargiste tua fragrância e, respirando-a, suspirei por ti. Tu me tocaste, e agora estou ardendo no desejo de tua paz...” (Confissões X, 27,38)

Sejamos mais que mera poeira estelar... Dotados de uma fé viva, que nos faça sonhar com um futuro melhor, em meio a luta árdua do dia-a-dia... Seja uma estrela, não uma poeira! Seja um verdadeiro Cristão!

(1) Cristão Católico, pecador, na caminhada para tornar-se “mais que mera poeira...”.

L.M.J.

11/06/2010

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 23/06/2010
Reeditado em 04/01/2015
Código do texto: T2335959
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.