Google



                          
Referências bibliográficas

1 - Ficção:
ALIGUIERI, Dante. A Divina Comédia. Adap. Luiz Galdino. Escala Editora, SP, 2006.
ARAÚJO, Matilde Rosa
. O Cavaleiro sem Espada.  Porto Editora, Lisboa, 1995.
AZEVEDO, Ricardo. Contos de Enganar a Morte (recontado). Ática, SP, 2005.
BARROS, Manoel de. Poemas Rupestres. Record, SP, 2006.
BRAGA, Rubem. O menino e o tuim.  SP, Quinteto Editorial, 1986.
BRAYNER, Sophia de Mello.
  A Fada Oriana. Edições Ática, Lisboa, 1990.
CATINARI, Antonella.
A bicicleta e o tempo.  Edições Ática, SP, 2003.
CASCUDO, Luís da Câmara.
  Contos tradicionais do Brasil para crianças.  Ática, SP, 2002.
COLASANTI, Marina. 
 E por falar em amor.  Editora Rocco, RJ, 1985.
--- Longe como o meu querer (contos).  Capa e ilustrações dela. Ática, SP, 2004.
--- Uma idéia toda azul.  Global Editora, SP, 1998. (Livro do qual foi retirado o conto analisado.)
--- 23 histórias de um viajante. Global Editora, SP, 2005.
COLLODI, Carlo.  As aventuras de Pinóquio. Trad. Marina Colasanti. Companhia das Letrinhas, SP, 2002.
COOPER, James F. 
O Último Moicano. Adap. Luiz Antonio Aguiar. Cia. Melhoramentos, SP, 1997.
FURNARI, Eva.
  A bruxinha atrapalhada. Sem texto. Global, SP, 1999.
GALLAND, Antoine.
  Ali Babá e os quarenta ladrões. Trad. Ruth Salles. Ática, SP, 2002.
GODOY, Maria Lúcia.  Um passarinho cantou (poesias). Ed. Rio Gráfica, RJ, 1985.
GULLAR, José Ribamar Ferreira. 
O menino e o arco-íris. Ática, SP, 2001.
HOMERO.  Odisséia. (adap. Ruth Rocha).  Companhia das Letrinhas, SP, 2000.
HUGO, Victor Marie.
  O corcunda de Notre-Dame. (adap. Telma Guimarães). Scipione, SP, 2003.
JOYCE, James. Ulisses. 
Trad. Antonio Houaiss. Civilização Brasileira, RJ, 1967.
LISPECTOR, Clarice.
  A mulher que matou os peixes.  Ed. Rocco, RJ, 1999.
MACHADO, Ana Maria. Hoje tem espetáculo: no país dos prequetés (teatro).  Nova Fronteira, RJ, 2001.
--- Bisa Bia, Bisa Bel.  Salamandra, RJ, 1998.
--- Cachinhos de Ouro (recontado).  FTD, SP, 2004.
MARTINS, Georgina.
  Fica comigo.  Ática, RJ, 2005.
---- Minha família é colorida. Ilustrações: Maria Eugênia.  Edições SM, RJ, 1999.
---- No olho da rua --- historinhas quase tristes.  Ática, SP, 2003.
---- O menino que brincava de ser.  Ed. Difusão, RJ, 2007.
MEIRELES, Cecília.
Poesia e Prosa.  Record, SP, 2005.
MORAES, Antonieta Dias de. O Tesouro da Nau Catarineta (teatro).  Ed. Letras e Letras, SP, 2005.
NUNES, Lygia Bojunga.
A Bolsa Amarela.  Livraria Agir Editora, RJ, 1990.
--- O Meu Amigo Pintor.  José Olympio, RJ, 1988.
--- O Sofá Estampado.  José Olympio, RJ, 1988.
ORTHOFF, Sylvia. 
Eu chovo, tu choves, ele chove (teatro). Editora Objetiva, RJ, 2001.
PINTO, Ziraldo Alves. O Menino Astronauta (quadrinhos). Agência Espacial Brasileira, DF, 2003.
--- O menino da Lua.  Melhoramentos, SP, 2006.
PINSKY, Mirna. 
Nó na garganta.  Atual, SP, 1998.
QUEIROZ, Rachel de. 
 Andira.  Ed. Caramelo, SP, 2004.
RUBIÃO, Murilo.  O Ex-Mágico.  DCL, SP, 2006.
SCHÜLER, Donaldo. 
Finnício Riovém. (Adap.).  Baseado no romance "Finnegans Wake", de James Joyce.  Lamparina editora, RJ, 2004.
TWAIN, Mark.
As Aventuras de Tom Sawyer. (adap. Ruth Rocha).  Editora Objetiva, RJ, 2003.
VEIGA, José J. Tajá e sua gente.  Ed. Bertrand Brasil, RJ, 2006.
VIEIRA, Alice. 
El-Rei Tadinho.  Editorial Caminho, Lisboa, 1984. 



2 -
Teoria:
ABREU, Márcia (Org.). “Leitura, história e história da leitura”. Mercado de Letras/Associação de Leitura do Brasil. Campinas, SP, 1999.  Contém palestras de Regina Zilberman, Magda Soares, Mary Kato, Mário Perini e Marisa Lajolo.
BARTHES, Roland. O grau zero da escrita. Martins Fontes, SP, 2004.

BENTES, Anna Christina. Linguagem – Práticas de Leitura e Escrita (vol. 2). SP, Global Editora, 2004.
BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Paz e Terra, RJ, 1998.
CADERMATORI, Ligia. O que é literatura infantil. Brasiliense, SP, 1986.
CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio: lições americanas.  Companhia das Letras, SP, 1990.
CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade.  Cia. Editora Nacional, SP, 1980.
CANDIDO, Antonio e outros.  A Personagem de Ficção. (Coleção Debates) Ed. Perspectiva, SP, 2007.
COELHO, Nelly Novaes.  Dicionário crítico da literatura infantil e juvenil brasileira. EDUSP, SP, 1995.
DARNTON, Robert.  O grande massacre de gatos. Graal, SP, 1986.
EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Martins Fontes, SP, 2005.
FERREIRA, Aurélio B.H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Ed. Nova Fronteira, RJ, 1986.
FIORIN, José Luiz.  Elementos de Análise do Discurso. Editora Contexto, SP, 2008.
GERALDI, João W. (Org.). O texto na sala de aula -- leitura e produção.  Ática, SP, 1997.
KOCH, Ingedore. Texto e Coerência.  Cortez Editora, SP, 2008.
--- A Coesão Textual. Editora Contexto, SP, 2007.
--- A Coerência Textual. Ed. Contexto, SP, 2007.
--- Introdução à linguística textual: trajetória e grandes temas. Martins Fontes, SP, 2006.
LAJOLO, Marisa.  Literatura infantil brasileira. Ática, SP, 1986.
LAJOLO, Marisa e ZILBERMAN, Regina. Literatura infantil brasileira: história & estórias.  Ática, SP, 1984.
LEITE, Lígia Chiappini.  O foco narrativo.  SP, Ática, 1985.
MUSSALIM, Fernanda.  Linguagem – Práticas de Leitura e Escrita (vol. 1). SP, Global Editora, 2004.
PAULIUKONIS, Maria A.L. e SANTOS, Leonor Werneck (Orgs.). Estratégias de leitura: texto e ensino. Lucerna, RJ, 2006.
PAZ, Octavio. O arco e a lira. RJ, Nova Fronteira, 1982.
PROPP, Vladimir. As raízes históricas do conto maravilhoso. Martins Fontes, SP, 1997.
SANTOS, Leonor Werneck dos. Articulação Textual na Literatura Infantil e Juvenil. Apresentação da Profª Drª Ingedore Koch. Editora Lucerna, RJ, 2003.
TERRA, Ernani e NICOLA, José de. Português – Volume único para o ensino médio. Scipione, SP, 2006.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. SP, Perspectiva, 1979 (Col. Debates, 14).
--- Introdução à literatura fantástica. SP, Perspectiva, 1975.
SILVA, E.T., ZILBERMAN, Regina, SOARES, Magda, KATO, Mary, MARCUSCHI, Luiz Antonio, ORLANDI, E.P., PERINI, Mário A., LAJOLO, Marisa e MELO, J.M. (Organizadores). “Leitura - perspectivas interdisciplinares”. 5ª. ed.  SP, Ática, 2004.



3 - Revistas:
a) Discutindo Literatura Especial (“Literatura Infantil e Juvenil”).  Ano I, n° 3. Escala Educacional, SP, 2008.

b) Biblioteca EntreLivros (“Para entender o Mundo Árabe” – 1001 Noites, Alcorão e outros).  Ano I, n° 3. Duetto Editorial, SP, 2007.

c) Biblioteca EntreLivros (“Lygia Fagundes Telles” – e outros assuntos). Ano III, n° 39. Duetto, SP, 2007.


d) Revista de Língua Portuguesa (“Clarice Lispector” – e outros assuntos).  Articulistas: Ingedore Koch, José Luiz Fiorin, Regina Zilberman etc. Ano II, n° 19.  Editora Segmento, SP, 2007.


e) Rev. Língua Port. (“Lygia Fagundes Telles” – e outros assuntos).  Art.: Márcio Cotrim, Beth Brait, Aldo Biz-zocchi etc. ano II, n° 22, Segmento, SP, 2007.


f) Rev. Língua Port. (“Monteiro Lobato” – e outros assuntos). Art.: Sírio Possenti, José Luiz Fiorin, Beth Brait etc. Ano II, n° 27. Segmento, SP, 2007.


g) Rev. Língua Port. (“Ruth Rocha” – e outros assuntos).  Art.: Beth Brait, Braulio Tavares, José Luiz Fiorin, Sírio Possenti etc. ano III, n° 32. Segmento, SP, 2008.

 


4 -
Artigos Diversos:
1 - Auto Lyra Teixeira (UFRJ):      
    "A Antiguidade e a Literatura Infantil"

2 - Cristiane Madanêlo de Oliveira(UFRJ): 
   
   "A Importância do Maravilhoso na Literatura Infantil"  
      "A Literatura Infantil" 
      "Estudo das diversas modalidades de textos infantis" 

   
Fonte:  http://www.graudez.com.br/litinf/
    Acesso: 27/12/2008.

3 - Ingedore Koch (UNICAMP):
    
"A construção de sentidos no Hipertexto"

3 - Leonor Werneck dos Santos (UFRJ): 
       "Homenagem a Ingedore Koch" 
      Fonte:
www.filologia.org.br 
     Acesso: 21/01/2009.

4 - Luiz Antonio Marcuschi (Unicamp):
      "Exercícios de compreensão ou copiação nos manuais de 
        ensino da língua?"


5 - Regina Souza Gomes (UFRJ): 
     
"A Cena Escolar Brasileira" 
      "O Texto Verbo-visual da Literatura Infantil e Ensino de
       Leitura" 




5 – Outras mídias:
GENS, Rosa e CRUZ, Shirley da (Orgs.).  “Lendas urbanas e outros textos de arrepiar” (em DVD).  UFRJ, 2007.


                             O encanto místico...  (Parte I) 
                                          
( clique )
Jô do Recanto das Letras
Enviado por Jô do Recanto das Letras em 02/07/2010
Reeditado em 20/08/2010
Código do texto: T2354789
Classificação de conteúdo: seguro