Ser um profissional da educação

Conforme a necessidade se faz o homem, um parâmetro que deve ser levado em consideração na hora da elaboração de qualquer atividade. Vamos ao que interessa, o meu tema é a formação de professores e o estabelecimento de padrões de desempenho e certificação docente. Sobre este assunto muito se comenta e escreve, e geralmente se fala muito mal da formação acadêmica dos professores, colocando em cheque os cursos de licenciatura e as universidades.

Meu conhecimento formal, acadêmico, cientifica encontra-se em formação, devo salientar que tenho procurado me inteirar sobre o assunto, buscando fontes na legislação vigente, procurando estruturar o projeto de pesquisa. Indo mais além tenho também pesquisado sobre as questões relacionadas à mente humana, principalmente temas ligados a memorização e técnicas de aprendizagem.

A aprendizagem dos educando pode ser deduzido a partir de uma variação enorme de fatores e elementos, entre os quais temos a empatia da turma para com a disciplina e o professor. O grau de proficiência da turma. A estruturação da enturmação entre outros. A sala de aula é um espaço de confronto de interesses intrapessoais. Devo ainda esclarecer que a universidade não tem formado devidamente os profissionais da educação, principalmente aquelas que estão apenas para ganhar dinheiro.

As universidades têm interesse em continuar com os cursos de licenciatura? Aqueles que vão para os cursos de licenciatura querem realmente ser professores? O que leva as escolas estarem tão perdidas nas avaliações internas e externas? Quais os papeis dos gestores escolares nesta nova visão de escola? Quais os desafios a serem travados para a transformação da realidade escolar?

Esta e outras questões são pertinentes, mas procurarei me deter à formação acadêmica e a estruturação das licenciaturas no papel de formação dos professores.

O profissional da educação por muito tempo passa por limitações estruturais e financeiras. As políticas públicas bem como a sociedade civil organizada desvalorizam o profissional da educação fazendo com que os mesmos fiquem a mercê dos interesses modais dos governantes.

Júlio Cezar
Enviado por Júlio Cezar em 15/07/2010
Código do texto: T2379050
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.