Lições Bíblicas - "O Arrependimento", Lição 2

Jesus respondeu e disse-lhe: na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus. Jo 3.3

Texto Básico

Mt 12. 38-45

Então, alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da Tua parte algum sinal. Mas ele lhes respondeu e disse: uma geração má e adultera pede um sinal, porém não se lhe dará outro sinal, senão o do profeta Jonas, pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o filho do homem três dias e três noites no seio da terra. Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis que está aqui quem é mais do que Jonas. A Rainha do Sul se levantará no dia do juízo com esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis que está aqui quem é mais do que Salomão. E, quando o espírito imundo tem saído do homem, anda por lugares áridos, buscando repouso, e não o encontra. Então, diz: voltarei para minha casa, donde saí. E, voltando, acha-a desocupada, varrida e adornada. Então, vai e leva consigo outros sete espíritos piores do que ele, e, entrando, habitam ali; e são os últimos atos desse homem piores do que os primeiros. Assim acontecerá também a esta geração má.

Introdução

O novo homem nascerá através do arrependimento que vem pelo intermédio do Espírito Santo de Deus àquele que ouve a pregação do Senhor Jesus Cristo, o seu Evangelho. Arrepender-se é despir-se do erro que afasta o homem de Deus, erro que o leva a desprezar as convenções da doutrina do Senhor (Mt 5.29).

O arrependimento produzirá bênçãos inestimáveis ao homem, que culminam com a entrada na glória, quando cantaremos e bendiremos o Santo nome do Senhor.

1- O arrependimento dos ninivitas e da Rainha do Sul: os escribas e fariseus, vez e outra, pediam sinais ao Senhor Jesus (Mt 16.1, Mc 8.11, Jo 2.18; 6.30); na verdade, não queriam eles crer que o Cristo era o cumprimento das profecias. Os sinais que Jesus operava não eram bastantes para que aquela geração se convertesse dos seus maus caminhos.

a- Os sinais: Jesus exemplifica o arrependimento dos ninivitas e da Rainha do Sul, que ouviram a pregação dos homens de Deus e se arrependeram: aqueles, arrependeram-se com a pregação do homem que não quis ouvir a voz do Senhor, mas se arrependeu e pregou Sua palavra (Jn 3.1-5); esta, a rainha, tanto ouviu a palavra de Salomão e o testemunho de sua sabedoria, que louvou o nome do Senhor Jeová (1Rs 10.5,9). O Senhor, então, proclama que, no dia do juízo, estes, pelos seus atos perante o Senhor, levantar-se-ão e condenarão aos que não produziram frutos de arrependimento.

b- A volta do espírito imundo: Jesus adverte que o arrependimento deve produzir frutos, culminando com a santificação diária; arrepender-se mas voltar à prática do pecado, segundo a exposição do Senhor, coloca o homem num estágio inferior ao primeiro.

2- A pregação de João: João Batista veio para anunciar a vinda do Senhor, ministrando o arrependimento -Mt 3.3; Jesus comparou o povo judeu ao filho que, pedindo o pai que fosse trabalhar em sua vinha, respondeu que sim, porém não foi; o povo de Deus deve ser como os publicanos e as meretrizes, que ouviram a pregação de João e creram, e não como os judeus, que, mesmo com a conversão daqueles, não deram crédito à pregação (Mt 21. 28-32).

a- Batismo de arrependimento: a profecia de Isaías (Is 40.3) se cumpriu no milagre da concepção de Isabel, mulher estéril que concebeu aquele que veio adiante do Senhor, para converter o coração dos pais aos filhos e os rebeldes, à prudência dos justos (Lc 1.17). Assim, veio João clamando no deserto, pregando o batismo do arrependimento (Lc 3.3-5).

b- Mudança de mente: a palavra grega que simboliza o arrependimento do qual pregou João é "metanoias", que, literalmente, significa mudança de mente (At 13.24, 19.4). Logo, percebe-se que o sentido de arrepender-se vai muito mais além que um pesar por faltas ou erros cometidos, deve-se mudar seu modo de pensar, encarar seus erros com outros pensamentos, viver com a mente voltada para Cristo.

3- O verdadeiro arrependimento produzirá vários aspectos positivos na vida do crente, entre eles:

a- Alegria: o Senhor Jesus disse que noventa e nove justos não dão mais alegria do que um pecador que se arrepende, e que a alegria se faz presente diante dos anjos de Deus pelo arrependimento de um pecador (Lc 15. 1-8,10); se a alegria se faz presente nas regiões celestiais, na presença do Todo Poderoso, ela deve estar presente na vida do corpo de Cristo, Sua Igreja.

b- Perdão: o perdão faz parte da vida do crente temente ao Senhor, pois foi o próprio Jesus que nos ensinou a perdoar os pecados para que pudéssemos ser perdoados. Adverte-nos o Senhor para que olhemos por nós mesmos para não pecar, mas que, pecando alguém contra nós, que a nossa palavra produza frutos do arrependimento, e então o perdão (Lc 17.3). O Senhor pode perdoar os pecados de todos (Lc 23.34), mais ainda dos que se arrependem: sejamos seus imitadores.

c- Vida: Cristo, através sua morte de cruz, vicária por excelência, pois substituiu-nos no calvário, e de sua ressurreição, delegou-nos a competência para, em seu nome, pregar o arrependimento que dá vida (Lc 24. 46-47).

Conclusão

Comer da árvore da vida que está no paraíso de Deus é a esperança que alimenta o coração do homem arrependido. Arrependimento, em suma, é mudar sua mente ao ouvir a pregação da Palavra do Senhor, produzindo alegria, perdão e vida. Ele nos lembra que, se não nos arrependermos e, então, praticarmos as primeiras obras, seremos rejeitados pelo Senhor (Ap 2.5).

Rogerio Bandeira
Enviado por Rogerio Bandeira em 15/07/2010
Código do texto: T2379125
Classificação de conteúdo: seguro