Esmeralda: por que não dancei?

O livro Esmeralda: Por que não dancei? É um relato de uma história verídica onde a própria autora é a personagem principal da história.

Família pobre, sem estrutura nenhuma, muito cedo Esmeralda se viu obrigada a sair de casa já que não agüentava mais as violências da mãe e os abusos sexuais que sofria da parte do padrasto e do tio quando ainda era uma criança. Ela sempre teve amor pela rua, pela liberdade, criou em sua imaginação que a rua era um lugar feliz e de harmonia, que lá ela estaria segura.

Esmeralda e os irmãos perdiam esmola para poderem se alimentar, o irmão saiu de casa quando tinha apenas 07 anos, não queria mais viver com a mãe e sofrer as agressões, então decidiu ir embora.

A pequena menina traumatizada já idealizava seguir os passos do irmão, fugiu pela primeira vez, mas voltou para casa devido à insistência da irmã e as juras que mãe não mais iria agredi-las, porém tudo estava como antes, bebedeiras e pancadas. Sem encontrar outra saída Esmeralda fugiu pela segunda vez e nessa tentativa de liberdade foi presa, encaminhada para a FEBEM, a primeira das cinqüentas e sete vezes que a levaram.

A pequena menina já não era mais tão inocente e a realidade da rua mostrou e a fez conviver com as dificuldades, a inocência de criança foi deixado para trás e o mundo das drogas entrou em sua vida, seu mundo ficou de ponta cabeça.

Esmeralda se envolveu com mulheres na cadeia, usou drogas, se prostitui para alimentar seu vício e chegou ao fundo do poço com a ajuda do crack. Deixo de se alimentar, de tomar banho, passou a roubar e por pouco não matou. Sofreu, apanhou da escolha que ela mesma fez, quase morreu nas suas aventuras e quando já estava no fundo do poço, sentiu que sua vida já não tinha mais sentido, que precisa mudar, mas para isso acontecesse ela precisava de ajuda, foi quando surgiu o Projeto Travessia dando todo o suporte necessário aquela garota que ainda queria lutar pela vida, dizer que foi fácil seria mentira, mas com garra e determinação do projeto e de Esmeralda essa fase ruim de sua vida foi superado. Fez terapia, entrou em programas de reabilitação, voltou a estudar e reescreveu seu futuro, deu a volta por cima e descobriu sua paixão pela comunicação, pela vida, por ela mesma. Sem saber escreveu sua melhor reportagem, sua própria história, uma história de sofrimentos, mas que teve um final feliz.

Por:PAIVA, M. N. S.

REFERÊNCIA:

ORTIZ, Esmeralda do Carmo. Esmeralda: por que não dancei? 4ª ed. São Paulo: SENAC, 2001.

Nilba Paiva
Enviado por Nilba Paiva em 19/07/2010
Código do texto: T2387923