Ensaio sobre a insanidade

"Sou insano o suficiente para fazer tal coisa"- disse o garoto. E resolveu fazer, ou melhor, escrever.

Segundo os médicos, insanidade é um estado mental não muito normal, e nada interessante. Bem, é interessante para eles por que ganham um paciente para tratar, e ganham dinheiro para tratar o paciente, então eles ganham dinheiro graças à insanidade.

Para o bandido insanidade é a fuga, o primeiro recurso a se alegar quando a "situação tá preta". Afinal, alegando insanidade ele é inocente. Ah, e dá mais alguma coisa para os médicos...e para os advogados provavelmente.

Para os loucos deve ser um segundo oxigênio, indispensável a vida, sempre presente na lida com o mundo.

E para o garoto? Este, como poucos, fala de uma tal de insanidade construtiva. Parece com a dos loucos, e gloria-se ele dos loucos, por que estes são os que realmente vivem e sabem o que é viver em um lugar onde o padrão tomou conta de tudo. Até da vida. E a insanidade construtiva? Ah, ele usa para escrever, falar, pensar, viajar. Viajar sem sair do lugar. Por que o "construtiva"? Por que ele usa a loucura para construir seu mundo, seus conceitos e barreiras, quebrar limites e traçar fronteiras, construindo sem destruir, porém destruindo o padrão. E o pão? Alimento, vida, na insanidade construtiva provavelmente fora conjurado por magia antiga. Ele não ensaiou antes de fazer o ensaio, eu acho. Só ensaiou enquanto estava escrevendo o que diria no final. Enquanto isso escreve. Falando em escrever, dizem que os poetas não sabem o que vão escrever, apenas escreve, meio insano se os céticos forem avaliar, completamente normal para os artistas do poetar. E o garoto poeta, ou acha que poeta, ou apenas segue setas (invisíveis por sinal), vozes (inaudíveis para o normal), auras(imperceptíveis para o carnal). E ainda tem a audácia de dizer no final: O primeiro ensaio está aberto a todos, já um primeiro ensaio insano é destinado a poucos.

Acho que o garoto vai meditar sobre isso com os outros tantos garotos que vivem junto com ele em um lugar chamado mente. Acho que ele é insano, mas também acho que ele não mente.

Postado no http://darkthedarkdija.blogspot.com/ no dia de hoje, se estou são. Bem, como diz meu pai, "sou doido e meio, mas doido não!"