Foto do Autor em 1972 após cumprir o Serviço Militar
 ​
A História da Band (Alheira) de Caravelas - Segundo Acto


A História das Band (alheiras) da Minha Aldeia...
(2° Acto)
Logo depois da estrondosa vitória do DEUS,... O Tomáz, Ele foi em viagem de cruzeiro ao velho Ultramar, contra a vontade do povo de Caravelas e quando de lá voltou, ele já veio promovido como sendo o Presidente da Répùblica como Contra o Almirante lá no Puto.
(vale lembrar que este verbete "puto" era o nome que se dava ao Território do Portugal Ibérico em relação ao Ultramar daquele tempo) ​
E foi então que começou uma discussão cujos episódios novelescos eu já tive a oportunidade de resumir numa das minhas crônicas cujo título " As Guerras Antoninas" explica com mais detalhes a dicotomia que persiste até hoje: a solução do Ultramar é politica ou militar?​
- Discussão para lá, conversa pra cá e assim continua anos e anos como se tratasse de uma simples palestra para "boi dormir" para cá e pra lá... etc & tal e coisa!!!,...
E foi então quando o Home de Santa Comba Dão...( tudo de graça), ele se empertigou todo na Cadeira de Cerejeira, resolveu agir e prontos!... Colocou tudo em pratos limpos.
- "Para Angola em Força, e...", já!...
(mais uma vez vos alerto para o facto de a Cadeira de Cerejeira que veio a ​matar o Home de Santa Comba Dão, não tinha nada a ver com o então Cardeal Arcebispo do Poleiro Alfacinha. O  nome era apenas uma simples infeliz coincidência)
Lá na Aldeia todas as noites a partir do 4 de Fevereiro a "malta nóba" ia para o Curral do Ti Manel da Freixedinha para escutar no Rádio a crônica do Ti Ferreira de Angola que relatava diáriamente o andamento da Guerra. E assim se instalou logo ali uma "bandalheira" do caraças na audiência porque uns queriam ir para a tropa para arrumarem emprego, outros queriam ir pra França de A SALTO!
E outros ainda iam A SALTO para a França mas depois voltavam a Portugal para ir para a Guerra.
Eu fui para Lisboa como Emigrante aos 13 anos de idade!
​​
A Casa Dos Bicos:

O nosso Pai o Ti Zé Arturio Bico de Caravelas, ele também queria ir para o Ultramar, mas não tinha dinheiro para as passagens do comboio, e resolveu ir comigo só até à Estação do Pocinho.
- Para disfarçar a amargura de ter que me mandar para a Guerra da Emigração, com apenas 13 anos de idade e sozinho!,... ele entrou na carruagem em Moncorvo, mas... quando chegámos ao Pocinho... o "revisor" disse que a carruagem estava já cheia, e que era perigoso ao passar em cima da ponte da "Ferradosa" e lá fui eu então, sózinho, até à Estação de Santa Apolónia!...
- Todos os passageiros foram saindo da carruagem, e eu... ali à espéra!... foram umas duas ou três horas a ver se vinha alguém para me buscar, porque a minha Mãe disse-me que assim teria que ser... e foi!

Estava eu a contemplar o “Campo das Cebolas” (**) e a olhar para a famosa Casa dos Bicos, situada ali nas proximidades da Estação, quando se me aproximou pelas costas um "ardina" já de meia idade, pai de familia, ele era analfabeto de nascença mas que vendia jornais ali na saída da estação.
Logo de manhã cedo lá estava ele; Ólhoooo Parada da Paródia, è o Noticias, o Comércio do Puorto, olhóooooooooo Diário!!! 
No intervalo dos reclamos ele chegou-se mais perto de mim iiiii
- aatão ó páaaa!... tu donde és?...
(perguntava-me o Ardina enquanto apregoava o "parada-da-paródia" aos gritos!!!!!!... ali na frente das bilheterias)
- sou de Caravelas...
- onde é que fica isso?
- é no Concelho de Mirandela...
- Aaaaaahhhhh...aatão tu és da terra das Alheiras!?...
Não xeñori... as alheiras é que são da minha terra!... que até foi a minha Mãe que as fez, voismecê queri as "bêre"!?...
- acto contínuo, eu abri uma saquita de pano!... e tinha lá embrulhadas num guardanapo de linho branco; uma alheira e uma linguiça e um salpicão!...que eram para o Ti Mário Canha, que morava em Odivelas...
- e viéste sózinho?!...ou tens alguém aqui à tua espera?
A minha Mãe disse que ele vinha cá me buscar mas eu não o conheço!...
- voismecê conhece o Ti Mário?
- Não Páaa!!!! Eu não conheço carago...e... ó teu Pai?,... como é que se chama? ...
É o Pai do Ti Zé Bico mou Irmão... mas ele ficou lá em casa a tomar conta da casa dos Vales!...
- Ah bom... pensei que ele estivésse cá, já em Lisboa!...mas falaste em "Bicos"!?
- a Casa dos Bicos é aqui pertinho!... queres ir lá ver?
- Olha Fica aqui pertinho nas proximidades do Campo das Cebolas!... acrescentou ele.
Prontos!... foi só ele mencionar as cebolas e eu comecei logo a chorar porque o Ti Mário Canha era para estar lá à minha espera, mas atrasou-se e eu fiquei ali naquela angústia!... Sózinho, um pingo de gente,  por alegoria um Emigrante Inocente​.
(fim do SEGUNDO ACTO!  COM MUITAS LÁGRIMAS POR CAUSA DO DESCASQUE DAS CEBOLAS - em frente à Casa dos Bicos)


Nota do Autor; Texto extraído do meu Livro (Ensaios) "Estórias de um Caixeiro Viajante" - Revisado em 30.10.2015​
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 30/09/2010
Reeditado em 12/02/2017
Código do texto: T2529539
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.