A "ESPERANZA" QUE BROTOU DA ARIDEZ DO ATACAMA

Não é necessário que sejamos nenhum visionário de profecias para que enxerguemos,no mundo de hoje, um dinamismo um tanto conturbado, algo meio preocupante de se ver.

Talvez sempre tenha sido assim, quem sabe, no decorrer dos finais dos tempos da História da civilização do Homem.

Todavia, conscientemente mesmo, penso que captamos nosso tempo apenas na dimensão do aqui e do agora, e se viemos ou partiremos para alguma outra dimensão de vida, também acredito que tal mistério não nos pertence. Seria mais prudente melhorarmos este mundo enquanto aguardamos pelo outro.

A nós talvez não nos caiba tão somente viver... a assistir a vida como se nos apresenta, mas "aquecer" a frialdade da hora, e eu acredito que vivemos a receber sinais a todo momento, "dicas cósmicas" endereçadas do Criador à sua Criatura, aliás, criatura um tanto absorvida demais com as preocupações do seu "cosmos pequeno e concreto", vulgarmente denominado "umbigo", sem se dar muito conta de que o "norte da existência com essência" nos vem mesmo é com os tantos sinais que emanam lá de cima, a se perderem pelos efêmeros caminhos do tempo.

Recebemos sinais a cada instante, e para senti-los, basta que estejamos "antenados" ao entorno. Um olhar para o outro, mais precisamente.

Andei pensando muito sobre este acidente assustador dos mineiros chilenos, que tanto se arrastou e que felizmente já quase se finda com um final feliz aos olhos do mundo inteiro.

Muito felizmente mesmo.

Um resgate humanitário que emociona até mesmo ao ser mais insensível ou inanimado. Algo muito contrastante com o todo cósmico.

Mas, muito mais do que um acidente lamentável que culmina com um histórico e heróico resgate a nos fazer acreditar na humanidade dos Homens e na força seu amor fraternal QUE LITERALMENTE REMOVEU MONTANHAS, penso também tratar-se dum grande sinal ao Homem.

Um momento de pausa para uma "finalidade maior", um trabalho mais nobre em nome do outro.

Muito lindo de se ver!

Se de um lado o tumultuado momento da Humanidade do início deste século "vinte e um" se depara com tantos sofrimentos carnais e espirituais induzidos pelo Homem, um Ser vitimado pelas trágicas respostas dos fenômenos naturais advindos das transformações operadas no Planeta Terra, resultado da ganância, do individualismo, e do egoísmo humano de toda sorte, doutro lado, presenciamos com grande alegria e perplexidade a sinalização da esperança fraterna entre os homens, mostrada pela intensa mobilização do mundo que prontamente estendeu suas mãos à tragédia dos mineiros do Chile.

Um grande espetáculo de caridade e amor altruísta que envolveu o conhecimento de técnicos do mundo todo, na tão complexa empreitada de socorro e salvamento dos mineiros de São José, soterrados acidentalmente no deserto do Atacama.

A mim, um grande sinal dado ao mundo! Deveras, nada deve ser por acaso.

O acampamento do resgate , de fato, não poderia ter nome mais representativo:Esperanza.

Esta virtude teologal que está, qual a fé e a caridade, tão danificada e castigada nos dias de hoje pelos cenários nem sempre tão aprazíveis, montados e encenados pela também bárbara Humanidade dos tempos contemporâneos.

A tríade teologal sendo resgatada das profundezas do deserto mais árido do mundo.

O fato talvez nos seja simbólico demais!

Vivemos tempos que demandam por reflexões profundas do nosso papel de "humanos", coabitantes da vasta biodiversidade que agoniza no planeta.

Somos sim, a mais moderna das BIOADVERSIDADES!

Somos todos nós um só sopro do Criador, que cada um entende e sente diferentemente dentro de si, mas infelizmente num processo HISTÓRICO de autodestruição em massa.

Todavia, simbolicamente, junto aos mineiros de São José, muito além do resgate de suas PRECIOSAS vidas, também se resgatou das entranhas da Terra a esperança num mundo melhor.

Sim, nós podemos!

Deixo aqui minha sincera emoção frente ao sucesso da operação, principalmente ao presenciar o milagre de vê-los a todos tão bem.

Hoje comemoramos uma histórica vitória da humana Humanidade.

À toda a equipe técnica de resgate, sinceramente, nenhuma palavra expressaria minha enorme perplexidade e sincera admiração.

Sim, todos nós podemos!

Basta sintonizarmos aos tantos sinais que nos chegam de todas as direções...