Silvêncio Retornado - Intróito divagatório sobre o Golpe de Estado do 25 de Abriu-loooooooooooooo... o gógò para gritar:
- aqui há Liberdade, mas... não há pão! Quem quiser comer que vá para a Emigração!
​ 


Uma Crònica De: Silvino Potêncio,...
Quando alguns anos atrás nós divulgámos algumas charges literárias, alusivas à classe social ("Os Retornados") que se instalou na sociedade Portuguesa logo a seguir ao Golpe De Estado de 25 de Abril de 1974, cuja ideologia de interesses posteriores fracassados, o viria a apelidar de Revolução dos Cravos, alguém nos apelidou de "Silvêncio Retornado" numa alegoria mais ou menos jocosa atribuída a nós, por leitor, cujo nome não nos vem à memoria neste momento.
Durante a nossa permanência ao serviço do Exército Português na então Colônia de Angola, e nos anos que complementaram a nossa permanência de quase onze anos em terras do Bungo, e da Bunda, nós não aceitávamos o apelido, que não fosse únicamente o nosso nome próprio, o de baptismo!, que... por sinal, não é tão comum assim. - Mas os anos se passaram a nossa mentalidade evoluiu, o conhecimento prático da vida nos dá o sentido do melhor equilíbrio intelectual e, por isso, muitas vezes resumimos a questão em uma sincronia com a dicotomia típica menos difícil, que se reume nisto:... ou é ou não é!
- Isto para não glosar o velho chavão do Mestre Shackespear - tu bi ou não te bi!... (no original; to be or not be!)
Postas as coisas neste patamar de pensamento mais directo e simplista, vimos nós hoje aqui ao palco para anunicar o início de mais um novo ensaio, a nossa apresentação regular de versos e poemas da nossa autoria, que se destinam à interpretação livre do Artista - Estrelicia Virtual honrosamente postado à Varanda Das Estrelicias do Dilecto Amigo e critico literário, Poeta, Escritor, Coronel Joaquim Evônio,... já Retirado porém activo participante do engrandecimento da arte na Lusofonia Universal.
De ora em diante, pretendemos assim usar o espaço desta página para divulgar alguns textos que, devem ser sempre creditados a nós sob o Título "Silvêncio Retornado"... desde que vinculados e, como sendo eles evidente manifestação do nosso apego às origens culturais da nossa naturalidade, de onde bebemos eternas fontes de inspiração, de onde continuamos a captar imensas vontades de criar algo novo, algo diferente!... porque a vida se renova a cada novo instante!...Amanhã será um dia diferente do hoje, como o hoje foi diferente de ontem.
O Autor
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 08/11/2010
Reeditado em 07/04/2016
Código do texto: T2603829
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.