FALANDO DO AMOR

A BUSCA ESPIRITUAL DO HOMEM, É BASEADA NA PALAVRA ESCRITA, NOS LIVROS DOS GRANDES ESCRITORES TANTO DO PASSADO COMO DO PRESENTE QUE BUSCAM DESCREVER COM EXATIDÃO SÔBRE O QUE SIGNIFICA ANDAR NO ESPÍRITO E VIVER O AMOR, MAS, EXISTE UM LIVRO QUE MOSTRA TÃO CLARAMENTE O QUE É O AMOR. AQUELE QUE LER JAMAIS VOLTA A SER COMO ANTES, CHAMA-SE NOVO TESTAMENTO, UM LIVRO DE SIMPLES LEITURA , MAIS COM PROFUNDIDADE , DIMENSÃO E LARGURA E INFINITAS PESPECTIVAS PODENDO CHEGAR NO MAIS ÍNTIMO AMAGO ENTRE A DIVISÃO DA ALMA E ESPIRITO,QUE FALA DE UM AMOR CHAMADO:

( Ágape (em grego transliterado para o latim "ágape"), é uma das diversas palavras gregas para o amor.A palavra foi usada de maneiras diferentes por uma variedade de fontes contemporâneas e antigas, incluindo os autores da Bíblia. Muitos pensaram que esta palavra representava o amor divino, incondicional, com auto-sacrifício ativo, pela vontade e pelo pensamento. Os filósofos gregos nos tempos de Platão e outros autores antigos usaram o termo para denotar o amor a um esposo ou a uma família, ou a afeição para uma atividade particular, em contraste com philia, uma afeição que poderia ser encontrada entre irmãos ou um amor que não tem nada a ver com o amor carnal de um casal.Este é o amor que tento explicar neste texto, segundo o apóstolo Paulo falando sôbre o Amor de Deus e fazendo comparações , a fim de que o entendimento deste Amor chegasse a nossa mente cristã.

“Podeis perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, E conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.”

O ESCRITOR E DOUTOR PAULO DE TARSO CHAMADO ENTÃO APOSTÓLO PAULO falando sobre o amor de na carta a igreja de efésios FALA DO AMOR ÁGAPE. 1 Coríntios 13

Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

Se não tenho amor, o amor de Deus para com toda a humanidade, por causa Dele, e só Dele, eu não sou melhor diante de Deus do que os instrumentos que soam semelhante ao latão, que muitos usam nas cerimônias de adoração a deuses pagãos. Ou ainda como o címbalo que retine. Este címbalo foi feito de duas peças de bronze, ocas, que, sendo atingidas por um bastão de ferro ou madeira, fazem tilintar, mas na verdade um som muito fraco. Se não vivermos o mandamento do amor, segundo o pensamento de Paulo seremos como o metal que soa ou como o sino que tine. Paulo quer que o amor na IGREJA de Corinto seja contagiante e soe por todos os lados, e chegue ao ponto de atrair os corações dos homens para a caridade a o amor ao próximo.

E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

Ter conhecimento espiritual não faz o individuo ter o amor ágape dentro de si. É Jesus mesmo que se diz agradecido a Deus, por haver escondido os mistérios divinos dos sábios e os revelado aos simples (Mateus, cap. XI), referindo-se ao sentimento do amor e à fé nos ensinamentos espirituais. A fé também não é sinônimo de amor, segundo o apóstolo Tiago, em sua Epístola, cap. II, vers. 17. Com a afirmativa de que por mais fé que tivermos em Deus e em nossas próprias forças, nada seremos se não tivermos o amor. Paulo chama a atenção dos religiosos em geral. Muitos de nós acreditamos que a crença inabalável é porta aberta para ajuda do Alto. Porém, se não nos ajudarmos, praticando aquilo em que cremos através do bom exemplo, qual a vantagem de possuir fé?Nos poderemos até transportar os montes da nossa vida, conseguirmos glórias e vitórias , mas sem o amor , ele explica que nada disso tem valor.

E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

Então é melhor ficar com sua fortuna, se estiver pensando em fazer caridade para ganhar créditos diante de Deus, é melhor aprender a amar seu próximo e depois sim, comece a fazer caridade através do conhecimento do amor.

O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

PORTANTO NÃO SE ENGANE A SI MESMO, SE VOCÊ ESTA ENQUADRADO DENTRO DA INVEJA, LEVIANDADE E ENSOBERBECIMENTO, ESTA ENGANANDO A SI MESMO.

CORINTIO 13 , MOSTRA QUE; QUE O AMOR É SOFREDOR, PORQUE ELE É HUMILDE, SUPORTA CALADO, DAR SEM RECEBER, NÃO TRAI , NÃO SE VINGA E PERDOA SEMPRE COMO JESUS AGIU CONOSCO.

Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

O AMOR ÁGAPE É DECENTE, DIGNO, PURO, NÃO É GANACIOSO, NÃO JULGA, NÃO FOFOCA, NÃO TEM EGOISMO. DIFÍCIL NÃO?

Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

NÃO SE REJUBILA COM A INJUSTIÇA AO PRÓXIMO, AO IRMÃO.

Tudo sofre tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

TUDO SOFRE EM SILÊNCIO, ESPERANDO NA FÉ, ORANDO A DEUS, SUPORTANDO A CRUZ E DEUS OUVIRÁ O CLAMOR DO JUSTO E O LIBERTARÁ.

O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá.

O ESCRITOR FALA QUE PROFECIAS PODEM PASSAR, LINGUAS PODEM CALAR E ATÉ A CIÊNCIA DESAPARECER, ESTA CLARO QUE É UM SUPOSIÇÃO DE COMPARAÇÃO, PARA DAR ÊNFASE A FORÇA DO PODER DO AMOR ÁGAPE, ACRESCENTA NOSSO LIMITES A TUDO QUE ELE FALOU.

Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado

.FALA A RESPEITO DO CRISTO QUE É UM TODO E A PARTE ANIQUILADA, É O DESEJO PECAMINOSO DO HOMEM SUBSTITUIDO PELO AMOR DE DEUS.

Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

SEMPRE PENSO QUE COISAS DE CRIANÇAS SÃO FANTASIOSAS E QUE QUANDO ADULTOS PERCEBEMOS MAIS CLARAMENTE A REALIDADE E É ISTO QUE ELE QUER DIZER.

Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

Fala profetizando novamente sobre Jesus Cristo, ele fala sobre enigma a respeito do nosso Deus e de sua vinda quando o veremos face a face.

Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Logo após termina com a Fé, que é o firmeza daquilo que queremos ter o que sonhamos agora

Através do reino espiritual para trazermos ao mundo material.

A esperança que é irmã gêmea da fé , aquilo que esperamos ansiosamente ou tranquilamente sabendo que mais cedo ou mais tarde teremos nas nossa vidas a realidade da esperança.

E no final do capitulo, ele salienta tornando a dar a força ao sentimento dos mais importantes na terra .O amor ágape.

Em nenhum momento poderemos confundir este amor com o AMOR EROS, uma afeição de natureza sexual, mas, se o Amor ágape esta no coração do homem de Deus, então o amor entre os casais tem a mesma característica do amor de Deus, que ao meu ver é acrescido da paixão que é atração física que acontece pela lei dos opostos e também pela química enigmática de dois corpos que se atraem.