O Curador de almas

Ao olharmos para a bíblia, vemos uma coisa muito especial que é a infinita misericórdia de Deus para com os homens. Em todo o tempo Deus criou meios de misericórdia, mesmo que houvesse o código da lei. Uma saída era proposta ao que se arrependesse e o buscasse com sinceridade.

É interessante sabermos que ainda que uma lei nos traspasse e nos condene, temos em Cristo um socorro e justificação que nos garante salvação e paz. O mundo moderno é cheio de desafios que de alguma maneira nos tiram a oportunidade de servir ao Senhor e por muitas vezes promove em nós o ânimo para o pecado (note que eu disse “para” e não “do” pecado, visto que esse último nasce em nós mesmos (Tg. 1.14-15), enquanto o primeiro é apenas um estímulo, uma mera demonstração do que podemos ter no mundo). Ouvi de um pastor que “o diabo não faz a onda, ele apenas surfa nela; quem faz a onda é o próprio homem”. Concluí que a tal “onda” é a legalidade, ou seja, a autorização que concedemos para que Satanás possa agir com liberdade em nossa vida. È interessante notarmos que no ministério de libertação muitas vezes o Senhor nos tem ensinado a fechar essas portas, as brechas da legalidade que são abertas por “n” coisas que concede ao mal essa atuação. Um exemplo disso são as palavras de maldição proferidas contra si nós mesmos ou a outrem. A Palavra de Deus nos ensina que as palavras têm poder e tudo que Satanás deseja é uma palavra sua para que ele atue sob sua própria declaração. Isso não exclui a possibilidade dele atuar com autonomia, sem sua participação, ou seja, sua “onda”, mas é certo que alguma coisa gera essa atuação em nossas vidas, visto que nenhuma maldição é sem causa, <<sem legalidade>> (Pv. 26.2). De tudo que poderá fazer, o maior intento das trevas é destruir sua alma, desfazer suas possibilidades de nascer de novo ou de manter sua nova vida em Cristo. Todo tempo ele afligirá as almas, muitas vezes fazendo-as acreditarem que tudo que acontece é por si mesmas, um esforço do próprio homem, se encobrindo assim por meio do engano e fazendo-os crerem que todo o mal que se lhe sucede provêm de nós mesmos, de nossas emoções e decisões, nunca revelam o verdadeiro caráter da circunstância em que predominam em sua força e atuação. Os demônios são insidiosos (astutos), e seu principal alvo não é ter destaque ou honra, mas sim e, sobretudo, destruir o caráter do homem e corroborar a separação de Deus, levando o ser humano ao maior distanciamento possível do Eterno e por fim a eternidade sem o Senhor, num lugar execrável, horrível e de angústia.

Às vezes busco compreender o porquê das pessoas, especialmente as cristãs desprezarem tanto a estratégia de Satanás e menosprezarem suas atuações, alegando sempre que “temos que falar de Deus e não de Satanás”, como já ouvi de alguns irmãos. Lembro-me de certa ocasião em que um jovem iniciara um debate acerca de Satanás e queria compreender um pouco mais para conseguir assim as ferramentas para lutar e ter conquistas. Havia ali um pastor e, quando começamos uma evolução do assunto, o pastor um tanto áspero e incisivo disse que não iria permanecer nesse tipo de diálogo que não estava “exaltando” a Deus e foi se embora. Em sua face pudemos contemplar certo pavor em tratar da figura do mal como se esse o pudesse devorar só por tocar em seu nome.

Queridos, não sejais ignorantes quanto a Palavra de Deus, pois o próprio Jesus nos declarou que o inimigo é valente e que para vencermos temos que manietá-lo e assim despojaremos suas legalidades (Mt. 12.29), pois Cristo já o venceu e o humilhou publicamente na cruz do calvário (Cl. 2.15). Aleluia! Sabemos que de inúmeras formas Satanás atua, e sob nossa inclinação e desejos estimula o uso de tóxicos, bebidas, luxúria, vaidade, glutonaria, corrupção, entre outros males que afligem a alma do homem. Atua também no campo emocional estimulando sentimentos de culpa, baixa-estima, depressão, suicídio, medo, etc.; No campo de relacionamentos, inimizade, infidelidade, desonestidade, defraudação de todo tipo de dissimulação como mentira, omissão, entre outros que derivam de todas essas áreas supracitadas. Tudo isso gera então uma enfermidade na alma do ser humano. Um olhar clinico do Espírito pode detectar essas feridas e assim seu poder pode curar e restaurar as chagas da alma, no profundo e oculto, onde somente a espada do Espírito pode penetrar (Hb.4.12); Sabemos, pois, que se pecarmos temos um advogado que é Jesus Cristo, o Justo (1Jo. 2.1). Ele pode refazer nossas vidas e não importa o quanto já temos até mesmo legalizado o mal sobre nossas vidas, pois onde abunda o pecado, superabundará a graça, a misericórdia do senhor que aplaca a lei e suspende nossa culpa para sempre, lançando-a no mar do esquecimento. Cristo não só perdoa, mas tem em si mesmo o poder de levantar-nos e exaltar-nos sobre as trevas, autorizando-nos em seu Nome prevalecermos sobre as trevas. Nem por isso vos glorieis, mas antes, alegramo-nos por ter nossos nomes escritos no Livro da Vida.

Ao término desse trabalho convido você a fazer uma análise de sua história e peça ao Espírito Santo te mostrar em que áreas de sua vida estão abertas as portas que dão legalidade sobre sua vida. Muitas vezes a porta está onde menos esperamos, num simples gesto, maneira de falar e se comportar, os relacionamentos que mantemos: amigos, trabalho, família, etc. Existem meios para se detectar a enfermidade na alma e o primeiro é tomar a decisão de estar em intima comunhão com o Pai, mas para isso deve-se primeiro estar em comunhão intima com as pessoas, especialmente os que são do Caminho, da sua igreja e sua casa. Coloque sua casa em ordem, remova os ídolos, que é tudo aquilo que te separa de Deus e divide a glória que você poderia dar tão somente a Ele. Posto a casa em ordem, limpe seu santuário por meio do jejum e da oração e então sacrifique seu corpo, alma e espírito em compreender a Deus e assim como foi com Daniel o Senhor será contigo e vos fará saber a vontade dele para sua vida e vos ensinará a buscar a cura da alma e o poder restaurador do Espírito Santo para reparar seus muros, refazer suas portas e fechá-las para que somente ele tenha as chaves e assim, passa a ser dele sua alma e espírito e o mal não terá mais legalidade sobre ti.

FidelisF
Enviado por FidelisF em 25/11/2010
Reeditado em 18/05/2012
Código do texto: T2635617
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.