Sobre a saudade

Fuçando o blog acabei achando um post interessante sobre a saudade, é exatamente assim:
"Saudades...
Não sei de quê, mas sinto saudades.
De alguém? Sim, aquelas pessoas....foram importantes, ou ainda são importantes. Um pouco delas ainda está em mim, me influencia, me estarrece, me traz nostalgia. Pessoas que conheci há tempos atrás, vindas como brisa, sumindo como fumaça dispersada pelo tempo, pela distancia, pelas divergências, diferenças.



De momentos? Não sei...talvez.
Momentos alegres que amenizaram grandes momentos de melancolia nostálgica, pegajosa e tocante como esses, em que me encontro apenas escrevendo, por que não tenho muita vontade de fazer outras coisas que me trarão mais saudade, que não serão feitas direito.Alguns tempos alegres que não voltam mais.Momentos vem e vão em minha juventude idosa. Momentos únicos e mínimos diante de eternidades distorcidas.
De você? Não sei mais quem é você. Até você começa a se desfazer aos poucos. E assim não consigo te segurar, não consigo te segurar mais quando tu estás envolta nessa inconsistente fumaça.
Envolta de forma tão densa na inconsistência, não me deixa mais ver seu rosto com clareza. Tenho saudade disso também. Ou de qualquer coisa que venha de você. Tenho saudade e não sei dizer de quê. Talvez a saudade de quando não precisava de nenhum esforço para sorrir de forma falsa e convincente para todos, quando poucos eram os que me faziam sorrir naturalmente. Saudade a gente tem. Não se sabe por e do quê. "

E a saudade é um dos grandes mistérios de nossa língua portuguesa. Não se sabe definir com precisão, não se sabe definir com uma palavra em outra língua. Só se sabe sentir, muitas vezes não se sabe de quê. E como dizia o poeta, a "saudade de tudo que eu ainda não vi" é realmente uma das melhores e ao mesmo tempo piores. A saudade tem esses dois lados. É bom recordar, é ruim saber que o que está se recordando no momento ou para sempre é apenas uma lembrança. E a que é apenas uma lembrança sem volta é realmente complicada. "Muita força necessária é", diria o nosso mestre Yoda quando fosse consultado a respeito de como lidar com essa. E que a força esteja com quem a sente, nos dois sentidos e várias interpretações da frase. Talvez alguns digam que a saudade é uma fase, se sim, a verdade é complementada com um "duradoura". Saudade apenas some ou encontra outro alvo para atacar, e você sempre continua sentindo saudade de algo. E não importa o auge de alegria do momento, se aparecer saudade no meio ela grita "ia!" pra alegria e manda a nostalgia tomar seu lugar. O grande mistério da nossa língua, melhor é sentir, difícil é entender, impossível de traduzir.