AMOREMA – Associação de Moradores da Reserva Extrativista Mapuá

A Reserva Extrativista Mapuá foi criada pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, por meio do Decreto Presidencial s/nº, de 20 de maio de 2005, com uma área aproximada de 94.463,03 hectares, no município de Breves, Ilha de Marajó, Estado do Pará.

A criação da Reserva Extrativista Mapuá ocorreu simultaneamente com outras Reservas Extrativistas (RESEX) no Estado do Pará. Esse processo de criação dessas Unidades de Conservação contou com forte atuação do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, o famoso CNS.

Em agosto de 2005, representantes do IBAMA, do CNS e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Breves estiveram presentes na “Comunidade Bom Jesus”, situada às margens do rio Mapuá, para informar acerca da necessidade de criação da AMOREMA, para contribuir com a co-gestão da RESEX Mapuá.

Assim, em 05 de novembro de 2005, ocorreu a Assembléia de criação da Associação de Moradores da Reserva Extrativista Mapuá (AMOREMA), com sede administrativa na “Comunidade Bom Jesus”, município de Breves, Ilha de Marajó, Estado do Pará. Essa Assembléia foi presidida pelo Analista Ambiental do IBAMA, Eng. Francisco de Assis Grillo Renó “Chico”, e pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Breves, Sr. Luiz Carlos Albuquerque Monte “Índio”.

De acordo com seu Estatuto Social, “A AMOREMA é uma sociedade de natureza civil, sem fins econômicos, destinada a proporcionar aos seus associados uma forma de participação comunitária ativa”.

O Sr. Antônio Ferreira Gonçalves, mais conhecido como “Galo”, foi o 1º Presidente da AMOREMA, e esteve por dois mandatos como Presidente da Associação de Moradores da Reserva Extrativista Mapuá (AMOREMA), entre novembro de 2005 e abril de 2012. O Sr. Antônio “Galo” é membro do STTR de Breves há mais de 20 anos e militante do Partido dos Trabalhadores (PT). Entre os anos de 1998-2004, desempenhou um relevante trabalho como Agente Comunitário de Saúde, percorrendo todas as comunidades da região da RESEX Mapuá e suas vizinhanças. Telefone para contato: (091) 9176-2098.

Desde sua criação, a AMOREMA é a Associação-Mãe da Reserva Extrativista Mapuá, o que permitiu que, em abril de 2010, o Sr. Antônio Ferreira Gonçalves “Galo” estivesse em Brasília (DF) para representar os moradores de Mapuá na assinatura do “Contrato de Cessão de Direito Real de Uso”.

O Governo Federal, ao entregar esse título de "Cessão de Direito Real de Uso" para a AMOREMA, está garantindo às famílias que tradicionalmente vivem da agricultura de subsistência, do extrativismo vegetal, da caça e pesca artesanal na RESEX Mapuá o direito de acesso a seus territórios tradicionais e uso sustentável da biodiversidade da Amazônia. Esse instrumento jurídico permite aliar a regularização fundiária e o apoio ao desenvolvimento local, à preservação do patrimônio cultural e ambiental brasileiro.

Em 21 de abril de 2012, aconteceu na Casa Familiar Rural (CFR), na Comunidade Bom Jesus, a Assembleia Geral para eleição e posse da 3ª Diretoria da AMOREMA para mandato de três anos, que ficou composta da seguinte forma: Benedito Charles da Silva (presidente), Antônio Ferreira Gonçalves "Galo" (vice-presidente), Valnice Gomes da Silva (1ª secretária), Fabiola Brito Araújo (2ª secretaria), Naide de Brito Leão (1º tesoureiro), João Paulo Freitas do Nascimento (2º tesoureiro). O Conselho Fiscal é composto por 6 pessoas: Edson Barbosa Martins, Maria do Livramento Pedroso e Maria do Carmo Marques dos Santos (titulares), Adimilson Rodrigues Barbosa, Janari Brito Gonçalves e Dionorte Monteiro Gonçalves (suplentes).

A AMOREMA foi criada há pouco tempo, mas graças a atuação exemplar do Sr. Antônio "Galo" e demais representantes essa Associação tem-se destacado muito de modo que a RESEX Mapuá tornou-se referência para a região da Ilha do Marajó e para todo o Estado do Pará.

O Sr. Antônio Ferreira Gonçalves, mais conhecido como “Galo”, foi o 1º Presidente da AMOREMA, e esteve por dois mandatos como Presidente da Associação de Moradores da Reserva Extrativista Mapuá (AMOREMA), entre novembro de 2005 e abril de 2012.

O Sr. Benedito Charles da Silva Almeida é o atual Presidente da AMOREMA. Telefone para contato: (91) 8273-4875 e (91) 9286-1964.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Publicado no Site Voz do Marajó, em 25/12/2010. Disponível em: http://www.vozdomarajo.com/artigos/colaboradores/giovanni_salera_junior/amorema-associacao%20de%20moradores%20da%20reserva%20extrativista%20de%20mapua.htm

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior

Giovanni Salera Júnior
Enviado por Giovanni Salera Júnior em 13/12/2010
Reeditado em 06/07/2012
Código do texto: T2669880
Classificação de conteúdo: seguro