“Qual a influencia do bem e do mal no mundo de hoje e qual o nosso papel”

Vivemos em meio à interminável luta entre o “bem e o mal”. “O mesmo demônio que tentou Adão e Eva, continua exercendo a sua influencia maligna sobre a humanidade” e muitas vezes não nos preparamos adequadamente para este combate.

“Uma luta árdua contra o poder das trevas perpassa a história universal da humanidade. Iniciada desde a origem do mundo vai durar até o último dia, segundo as palavras do Senhor. Inserido nessa batalha, o homem deve lutar sempre para aderir ao bem; não consegue alcançar a unidade interior senão com grandes labutas e o auxilio da graça de Deus” [GS 37,2] (cf. Catecismo da Igreja Católica §409, citação nº 519).

Dessa forma, faz-se necessário que busquemos a Deus para combatermos o mal que está no mundo, como nos exorta São Paulo em sua epístola a igreja de Éfeso:

“Tomai, portanto a armadura de Deus, para que posais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo revestido com a couraça da justiça, e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do espírito, isto é, a palavra de Deus.” (cf. Efésios 6, 13-17).

Muitas vezes nos questionamos: “se Deus é Amor, Bom, e Misericordioso, por que o mal existe?” Para esta pergunta [1] não existe resposta rápida e pronta, todo o conjunto da Fé Cristã é resposta a esta pergunta , o mal moral entra no mundo [2] através do mau uso do livre arbítrio por parte dos Anjos e dos Homens. Mesmo assim, pela infinita misericórdia de Deus, Ele retira um “bem maior” do próprio mal gerado pelo pecado do homem.

“Pois o Deus todo-poderoso..., por ser sobrenaturalmente bom, nunca deixaria qualquer mal existir em suas obras se não fosse bastante poderoso e bom para resultar o bem do próprio mal” [S. Agostinho In: Enchiridion de fide, spe et caritate 3,11 – PL 40,236] (cf. Catecismo da Igreja Católica §311, citação 368).

A ação maligna do Demônio procura trazer a perdição do gênero humano, mas Deus não abandona o homem, dando-lhe a Vitória sobre o mal:

“Depois da queda, o homem não foi abandonado por Deus. Ao contrário, Deus o chama e lhe anuncia de modo misterioso a vitória sobre o mal e o soerguimento da queda” (Cf. Catecismo da Igreja Católica § 410).

Em fim, resta-nos “vigiar e orar” [3] para não nos desviarmos dos caminhos do Senhor, dos caminhos do Bem, buscando vencer o mal que subsiste neste mundo.

Leandro Martins de Jesus

25/09/2005

NOTAS

1- cf. Catecismo da Igreja Católica § 309-310.

2- cf. Catecismo da Igreja Católica § 311.

3- cf. Mateus 26,41

LMJ

Leandro Martins de Jesus
Enviado por Leandro Martins de Jesus em 21/12/2010
Código do texto: T2685056
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.