Quando apontamos um dedo para alguém, três dedos são apontados para a gente.

Todos nós temos a mania de jogar a culpa dos nossos problemas para os outros. Isso é cômodo e num primeiro momento é ótimo como justificativa. Mas se formos avaliar mais a fundo o assunto, veremos que estamos desatribuindo a responsabilidade de algo que nós fomos os reais responsáveis. Posso falar isso "de cátedra", porque fiz isso infinitas vezes ao longo da vida, inclusive às pampas em 2010. Nós somos os únicos reais responsáveis pelas causas e consequências dos nossos pensamentos e atitudes. Ninguém é co-autor dos nossos erros, investidas furadas, ações infrutíferas: mesmo que tenha um aparente "causador" externo, ou influenciador externo, nós sempre tivemos o livre arbítrio para cair fora, corrigir o percurso, rever o procedimento e até "acordar" do pesadelo. Essa história de que somos vítimas, infelizes presas de algozes insaciáveis, é puro papo pra boi dormir. Se tivermos a coragem, e a honestidade, de olhar no espelho e ver somente a nossa imagem (tirando fora as sombras e rebarbas) certamente teremos a lucidez necessária para enxergar o que sempre esteve diante das nossas fuças.

Esse é conceito que estou aplicando em mim neste ano e que gostaria que você fizesse o mesmo: assim, garanto, terá um 2011 muito mais feliz, realizado e produtivo.

Conheça o meu site www.vidaescrita.com.br