[Talk Show] Entrevistando eu mesmo!

Nas linhas a seguir os leitores apreciarão a entrevista ao vivo com o [...] Thiago Matos, realizada agora, nesse instante!

[aplausos]

[Thiago Matos senta-se com um sorriso aberto de quem esconde a timidez]

TM - Sempre quis vir aqui... quem diria? [risos, ajeita-se no sofá]

[*] O sofá é confortável? hahaha

TM - É! hahaha

[*] Por que a categoria ensaios?

TM - É que estou ensaiando o meu retorno ao Recanto das Letras.

[*] Você sabe que poucas pessoas lêem textos desta categoria. Não te preocupa?

TM - A verdade é que me preocupa sim. Não pelo fato de não me lerem, mas por estes leitores deixarem esse preconceito afetarem tanto as suas escolhas quando vão escolher os textos para lerem.

[*] Pode ser mais claro?

TM - Já parou para ver quais são os textos mais lidos? Justamente as frases. Se forem com o nome 'aniversário' serão ainda mais lidas. Isso é preguiça! Tanto de ler, pois frases normalmente são menores, quanto de pensar, sentir... Não me imagino procurando na internet uma mensagem de aniversário para alguém que eu conheça, quero expressar meus sentimentos, não os de outra pessoa.

[*] Você tem alguns comentários interessantes em seus textos. Te causa mal estar os comentários que de alguma forma discordam de seus textos ou mesmo parecem querer te ofender?

TM - Tenho alguns motivos que me trazem de volta ao Recanto. O maior deles é justamente a qualidade destes comentários. São pessoas que pensam! Estes comentários me desafiam. Eu acredito que os comentários daqui são como o recheio dos bolos, só faço o bolo [risos]. Quanto aos comentários maldosos, que discordam, destrocem, agridem.. São os melhores! Eu os acho tão engraçados... hahaha

[*] hahaha

[*] É verdade que quando você resolve ler o texto antes de postá-lo você costuma abortá-lo?

TM - [apreensivo] ... É verdade.

[*] Como assim?!

TM - Acredito que o texto se completa na mente do leitor[respira fundo]. Um entende isso, outro aquilo... E na maioria das vezes não é nada do que eu estava pensando. Meus textos não tem uma grande mensagem a passar, costumo dizer que são vômitos de loucura. É como se de tempos em tempos eu precisasse aliviar um pouco a mente, entornando aqui parte destes surtos. Só que tem situações que a loucura parece ser superior à capacidade do recinto, aí é hora de abortar. Por isso evito relê-los.

[*] Quanto aos seus textos já postados, você os lê? Como é? [ajeita os óculos]

TM - Leio. Na verdade leio e releio algumas vezes. Quando os posto, já não me pertencem mais, é como se os jogasse ao vento. Então não me sinto mais responsável por eles. Só me irrita os vários erros de português que eu encontro [risos].

TM - Veja que interessante, [ajeita-se no sofá] fiquei muito tempo afastado do recanto, alguns meses. Retornei muito por acaso para checar se aviam comentários novos [risos], reli alguns textos e achei-os o máximo! Ri de todas as piadinhas, viajei com um louco à beira do precipício, caí novamente de um enorme edifício, apaixonei-me novamente por uma 'frô'... até retornei a um dia de trabalho no serviço público!

[*] [risos] Nostálgico? Ou pareceu-lhe ser já outra pessoa?

TM - Os dois! Voltei no tempo e senti um pouco do que eu sentia ao escrever os textos. Ao mesmo tempo eu me perguntava se era eu mesmo que havia escrito essas coisas! Senti que os escritos são de alguma forma sem prazo de validade e isso alimentou meu ego. [toma um pouco do que há na caneca] Que isso? [risos, olhando a caneca]

[*] [cochicha o conteúdo da caneca no ouvido do Thiago Matos]

TM - [olha para [*] assustado]

[Vinheta]