A NOSSA CEGUEIRA NOS IMPEDINDO DE VER A PRÓPRIA FELICIDADE.

Olá, bom dia.

Gostaria de compartilhar com você uma ideia que surgiu ontem: conheci voltando para casa um deficiente visual de 24 anos. Nós dois recebemos carona de um vizinho. O rapaz foi orientando o caminho dentro do nosso condomínio até a sua casa. Quando chegamos, ele desceu do carro e subiu os vários degraus com total desenvoltura. Fui pra casa e tive uma inspiração: escrever um livro de auto-ajuda baseado na experiência de vida dele.

Hoje de manhã, vindo para o trabalho, dispensei a carona da minha mulher e resolvi vir de ônibus. Adivinha quem encontrei? O próprio.

Subimos juntos no ônibus e durante a viagem expus a minha ideia: escrever um livro baseado na sua experiência de vida. Você acredita que este rapaz faz tudo que as pessoas "normais" fazem. Imagine como deve ser a vida dele...as dificuldades que tem que superar todos os dias, a sua "visão" do mundo, como consegue lidar com as coisas do cotidiano (trabalho, namoro, familia, mundo em geral) sem esta ferramenta tão essencial como a visão.

O livro vai criar um paralelo entre a sua realidade e a realidade das demais pessoas, vai mostrar que alguns problemas considerados imensos são, na realidade, ínfimos. Vai mostrar que algumas limitações que emperram as nossas atitudes são, na verdade, fantasmas que nós mesmos criamos para nos boicotar. Vai mostrar que podemos contornar os problemas, sejam eles quais forem, vai revelar que dentro de nós existem gigantes que desconhecemos (ou fazemos pouco caso). Vai detalhar uma trajetória de vida de um jovem (com apenas 24 anos) que conseguiu superar suas dificuldades, gerar autoestima e ser feliz. Ele namora (uma moça sem deficiência visual), trabalha (como entrevistador numa empresa de recrutamento e seleção) e consegue levar a sua vida. E ser feliz. Muito feliz.

Um livro elaborado a partir de uma verdade que desconhecemos, pelo menos com todos estes detalhes. Sou um escritor de 53 anos que estava buscando um projeto desta natureza há muito tempo (você poderá conhecer um pouco da minha história pelo site www.vidaescrita.com.br ).

Suponho que não existe um livro com este enfoque e que poderá gerar algo que irá realmente transformar a vida das pessoas. E também transformar a vida deste rapaz, que poderá vir a tornar-se um palestrante, levando sua experiência para empresas, associações, entidades, escolas, etc. que poderão aplicar os conceitos expostos no livro para melhorar a integração dos seus funcionários, incentivar sua equipe de vendas, detectar problemas organizacionais, tornar-se mais competitiva, etc. E tornar-se, a exemplo deste rapaz, mais feliz. Muito mais feliz em todos os setidos.

E também mostrar a nossa verdadeira "cegueira", a capacidade que temos de esconder a luz diante de tantas situações, o nosso talento em tapar os próprios olhos (e de muitas pessoas que nos cercam) diante do óbvio, a "necessidade" que temos de usar "bengala" no nosso cotidiano, a volúpia que temos para escurecer os nossos horizontes e todos o nossos esforços (muitas vezes infalíveis) para atribuir a nós mesmos infinitas deficiências que, de fato, nunca existiram.

E somente uma chacoalhada feita a partir de uma experiência real, concreta, tangível, elaborada com emoção e verdade, poderá fazer sair destes pesadelos a céu aberto que é a vida de tanta gente.

Já pensou nisso ou já "viu" este filme?...

Grande parte destes benefícios serão gerados a partir das reflexões estimuladas pela leitura do livro (que poderá sugerir, inclusive, algumas experiências práticas, como ficar um período com os olhos tapados e tentar experimentar algumas sensações desta forma...).

Gostaria das suas observações, sugestões e comentários sobre este projeto, que poderão ser enviadas para oscar@vidaescrita.com.br

Desde já, agradeço pela ajuda!