Torcer

O ato de torcer, conforme exposição no dicionário, poderá ser interpretado em diversos nuances. Primariamente remete à torção, no sentido de curvatura materializante sujeita a uma força que age sobre, ou mesmo uma resposta entre forças relacionáveis. O torcer faz com que possamos sujeitar algo em relação a nossa torção, criando uma flexibilidade recorrente de uma pressão.

Porém, temos num segundo momento, a ideia de torcer relacionada ao próprio sujeito, podendo ser exposto na afirmação "eu torço", onde sujeita-se a uma pressão que parte de um referencial exterior. Torcer se torna algo que age de forma dupla, ora ativamente torcendo, ora passivamente sendo torcido.

O fenômeno apresentado em âmbito público pode criar a singularidade torcida, onde um determinado grupo se compromete a torcer, no sentido de torcer-se. Enquanto a expressão também pode ocupar o significado de algo que recebeu uma torcida, mais uma vez sob a ação de uma torção.

Curiosamente, o que torce a si mesmo é denominado torcedor, ao invés de algo como torcido, assumindo a função do que torce, seja alguma coisa ou a própria torção de si. Se coloca tanto quanto o que exerce o ato de torcer, quanto instrumento passivo de torção. Muda a forma de ser a partir de um referencial fora de si que interage e provoca uma (trans)formação.

Tendo em vista as perspectivas demonstradas, aquele que torce estaria relacionado ao torcer, seria um (com)torcer, assim como seu sujeitar à torção poderia ser um (com)torcido. Temos aqui a dualidade do torcer expressa onde o (com)torcer aparece como apreendido pela torção, estando a torcer-se. Já o (com)torcido seria a percepção do que se sujeitou a uma torção, que não necessariamente seria provocada pelo que a percebe, e mesmo que fosse, ainda compreenderia o fato a patir de uma (dis)torção.

Por fim, compreende-se a torção exercida através de uma (dis)torção, que promove a alteração da forma sujeitada ao ato de torcer. Também é possível perceber que torce, ao sofrer a (des)torção, capitando o não torcido e retomando em seguida sua condição num (re)torcer.