TRAGÉDIAS ECOLÓGICAS: INTERATIVIDADE, FATALIDADE, OU NATURALIDADE?

Não é difícil se constatar que vivemos algo diferente na nossa atual e mais contemporânea "História Planetária": vários acontecimentos simultâneos pontuam a Humanidade de forma instigante, acontecimentos financeiros, econômicos, sociais, religiosos, políticos e ambientais colocam o futuro da nossa existência, senão em xeque, ao menos num cenário de marcadas instigações...e transformações.

A sensação é de que estamos recebendo recados a cada instante.

O Homem, desde que se entende como ser "pensante",

incessantemente busca uma explicação para sua origem e para o seu destino, acredito em explicações holísticas que não nos pertençam, e ainda que sejam elas de cunho científico ou de cunho teológico, há uma nítida tendência do pensamento que procura não as confrontar.

O mistério da nossa condição Humana como seres habitantes do Planeta Terra, nessa escala animal brutal, paradoxalmente tida como "privilegiada", tem desafiado a nossa dita inteligência desde o princípio do Homem, posto que não é fácil aceitar e entender uma existência carregada de tantos conflitos e mazelas, sem que se possa ter , ao menos, a esperança dum objetivo DE VIDA maior ou mesmo um final feliz para nós e para o planeta.

Ainda que fosse, a felicidade, tão somente uma convivência mais pacífica entre os " Homens" e a Terra.

O que me motiva a tese deste meu ensaio foi um comentário muito interessante que recebi ontem num texto que postei "INÍCIO DO FIM?" sobre a tsunami do Pacífico que atingiu a Ásia, mais precisamente o Japão, e que nos trouxe tanto sofrimento e tanta apreensão ao mundo.

Eis o comentário que me deflagrou o pensamento:

11/03/2011 17:54 - ALEXANDRE MOHOR

Eu acho uma certa arrogância da Humanidade achar que tudo que acontece de "ruim" com a Natureza é por culpa nossa. Claro que a poluição causa alterações, está provado. Mas não é TUDO, afinal não somos tão PODEROSOS assim, embora adoremos nos achar poderosos (éramos o centro do Universo, antes de Galileu...). A Natureza está em constante mutação, isso é...NATURAL! E não é "ruim", apenas azar de quem estava na hora errada no lugar errado. Como num acidente da Dutra... Quanto a Bíblia, existem outros livros "santos", alguns até mais antigos. Nós é que temos a maldita mania de querer controlar TUDO. Aí quando chove justo no dia planejado para tomar sol na praia, praguejamos...

Pois bem, resumi minhas (ou nossas) dúvidas sobre o tema no meu título em epígrafe.

É claro que a História da Humanidade na Terra nos registra grandes catástrofes Naturais, e se nos voltarmos às Geociências veremos que o Planeta é um ser VIVO, é um globo com um núcleo quente , que gera uma força eletromagnética intensa exatamente como um motor rotator, mecânico, aliás, vivemos sobre um MOTOR que gira com força "auto-motriz ", um "movimento de rotação" dentro duma galáxia suspensa num vácuo.

Isso é impressionante, e difícil acreditar que uma "engenhoca" dessa não "engripe" com tantas sacudidas efetuadas pela raça Humana na sua essência viva.

Seria "antropocentrismo" e arrogância o fato de nos reconhecermos, não senhores absolutos de todos os destinos, mas ao menos aceleradores das movimentações e reclamações naturais do Planeta frente à nossa humanidade que o saqueia de suas reservas naturais de sobrevivência e de Direito...há milênios?

Penso ser, ao contrário, um ato de URGENTE Humildade frente à força que o Homem julga ter sobre tudo.

Ademais, como qualquer ser vivo, a Terra respira, se movimenta, trabalha, cansa, reclama e descansa. E continua a nos presentear com a sua natureza altruísta no seu maior tempo em franco estado de "bom humor".

Como ignorar as leis da mecânica clássica?

Haveria alguma força aplicada sobre um ser que não retornaria sobre a mão que agride com as mesmas características físicas porém em sentido contrário?

E as leis da física Quântica, tão reverenciada e estudada nos dias de hoje?

Na função do TEMPO E DO ESPAÇO de vida humana na Terra, qual seria o gráfico do resultado da integração da nossa força com a da microfísica quântica na geração de microondas a modificar os rumos do "status" físico do Planeta Terra?

Talvez se não houvesse a "inteligência" da raça humana o planeta estaria a salvo, chego a não ter dúvidas disso. Nesse sentido, meu pensamento é antropocêntrico, porém pequeno demais.

Bem, diante de tanta conjectura insana, e para quem ainda ousa acreditar, procuramos e rogamos por um Deus.

Por uma mão de alívio e de salvação.

E o instrumento que nos leva a Deus, seja esta força divina entendida e sentida com várias formatações holísticas da espiritualidade que cabe a cada um de nós, esbarramos nos caminhos da fé.

O que seria a fé? Fé é a força que nos faz acreditar em algo sem que o materializemos aos nossos curtos olhos. É o que apenas depende do coração da alma.

Sinceramente , penso ser o instrumento de espiritualidade MAIS DIFÍCIL de se possuir nos dias de hoje. É algo frágil de se manter, porém de força imensurável.

Sem ela, também entendo não existir saída para a Humanidade, da mesma forma que não existe norte para uma nau a deriva depois de atingida por uma tsunami.

Tempos para reativar o pensamento.

Culpados ou não, daqui para frente estaremos sempre fadados a recomeçar diante dos gritos incessantes da Natureza.

Isto, enquanto o planeta tiver a paciência de esperar pela lerda conscientização da nossa tão inconsciente consciência.

E se frente à tanta aflição, ainda desfrutamos, neste planeta devastado e sofrido, dum resquício de "zona de conforto físico e espiritual", não há dúvidas, nosso frágil e misterioso "status humano" se encontrou com Deus.

Este é o meu conceito concreto de Divinidade.