TREMORES ,TERRORES E TEMORES...

A imprensa nos embriaga com notícias e imagens que partem de todos os cantos mais dispersos atingidos pela tsunami que assolou o nordeste do Japão.

É impressionante com a tecnologia de hoje, incrivelmente a tecnologia que tem nos japoneses uma de suas maiores expressões, nos permite assistir quase "on line" até às tragédias mais imprevisíveis e inacreditáveis.

Porém temos que acreditar: a fúria da Terra não tem dó de nada e tampouco de nós pobres "terráqueos" vulneráveis aos tantos tremores e terrores, agora repletos de temores.

É inacreditável também o número de usinas nucleares que existem no arquipélago Japonês, justamente naquela área de tanto risco sismológico.

A explicação é que o país não tem como suprir suas necessidades energéticas sem o fornecimento da energia nuclear. Ruim, hein?

Uma pergunta que me faço, pergunta de leigo, claro, pergunta dum cidadão do mundo que também está preocupado com o futuro do planeta: não é arriscado demais para todos as tantas usinas nucleares japonesas num lugar que a Terra vive a tremer dando seus sinais de vida?

Trocando em miúdos: A ciência não previa um risco maior de acidente nuclear frente a um tremor da magnitude do que ocorreu por ali?

Tal fato não seria presumivelmente arriscado demais para o país e para o mundo todo?

Ou existe tecnologia suficiente para se isolar os reatores nucleares frente a um terremoto com tsunami?

Parece que, agora, uma tragédia nulear assumiria proporções de danos tão imprevisíveis quanto os da tsuname ocorrida.

E uma imagem narrada pela imprensa me chamou a atenção: quando o tremor começou havia lá alguns políticos que rapidamente evacuaram o local da assembleia...exatamente como fizeram todos os cidadãos comuns, mais que óbvio.

Quando o Premier se apressou para deixar o local, diz a imprensa que ele foi prontamente "escoltado".

Acho que esta observação " de escolta" não condiz com a realidade. Ou condiz? Achei essa observação incrível. Poderia se pular essa observação, não?. Afinal, escoltado para quê?

Numa situação daquela onda gigante...escolta imunizaria os políticos?

Deus! É o fim do mundo. Acho que já fiz perguntas demais.

Só uma constatação:

Às vezes os humanos me assustam mais que as tragédias.