ENSAIO: Globalização, Sociologia e Terra

________________________________________

ENSAIO: GLOBALIZAÇÃO, SOCIOLOGIA E TERRA

________________________________________

De tempos em tempos, as sociedades humanas passam por grandes transformações e adaptações sociais, políticas, econômicas e geográficas. Essas drásticas mudanças tecem um linha em comum entre cada um desses grupos - grandes ou seletos - de pessoas, o que significa o surgimento de uma cultura em comum entre os povos, já que as ideologias, em geral, convergem para um mesmo ponto: progresso.

Estudos arqueológicos e antropológicos, entre outros, comprovam que civilizações, que sequer sabiam da existência umas das outras, tinham elementos culturais muito semelhantes. A pirâmide egípcia de Queóps e a maia de Kukulkán, construídas em um hiato de, aproximadamente, 3.700 anos da primeira para a segunda, são exemplos de construções que simbolizavam aspectos que estavam amplamente presentes no cotidiano de povos separados pelo tempo e por muitíssimas léguas.

Atualmente, o fenômeno da globalização equaliza a Terra, por meio de evoluções tecnológicas e culturais que se disseminaram entre as nações, criando uma atmosfera social, na qual quem não está inserido e atuante, fica à margem da sociedade, ainda que dentro de seu espaço geográfico. Essa união multicultural, em suma, implica numa necessidade nefasta: adaptar o planeta à exigência capitalista.

Uma vez cumprindo seus ciclos naturais de adaptação e transformação geológica, a Terra, quando subjugada e forçada por investidas humanas, tenta corrigir os ''déficits'' causados, em especial no clima. No entanto, as catástrofes ambientais causadas pela ação implacável do homem acabam por serem mútuas em periculosidade, desestabilizando um sistema sobre o qual o "Homo sapiens sapiens" julga ter domínio.

Ora, o que sobra, enfim: uma criança mimada que ignora seus limites e teve, tem e terá de sofrer as consequencias de sua imprudência; sem, porém e, infelizmente, reconhecer seus erros!

___________________________________________________________

* Artigo escrito na disciplina "Sociologia da Responsabilidade Social" no 5º Semestre do curso de Pedagogia da Universidade Sagrado Coração (USC), em Bauru-SP.

___________________________________________________________

Rafael Otávio Modolo
Enviado por Rafael Otávio Modolo em 21/04/2011
Código do texto: T2922081