UM POUCO DE FILOSOFIA – Bases – Lógica, Ética, Moral

Apresento este artigo com a intenção de falar um pouco de Filosofia, mas confesso não estar suficientemente qualificado para grandes aprofundamentos filosóficos, do ponto de vista técnico. O que conheço de Filosofia, apreendi nos livros que tive o privilégio de ler e reler. Acho-a uma ciência muito complexa e os textos filosóficos são altamente difíceis de se entender. Daí porque resolvi escrever um pouco sobre o assunto, apenas no sentido de contribuir para uma leitura mais acessível para os nossos leitores.

ONDE NASCEU E O QUE SIGNIFICA

A Filosofia nasceu na Grécia, há mais de 2.500 anos; chega-se ao termo FILOSOFIA, na junção das palavras Philos = amigo e sophia = sabedoria. O termo FILOSOFIA, portanto, significa ‘amor à sabedoria’.

A Filosofia é uma fonte de ideias da qual se originam novas ideias. É o conhecimento crítico que difere das opiniões em voga. É o pensamento crítico formulado para pensar o próprio pensamento vigente.

Os gregos tinham a ‘admiração’, o ‘assombro’, a ‘emoção’, ‘a formulação de perguntas e a busca de respostas’, como seus princípios fundamentais.

Os primeiros filósofos gregos, na era pré-socrática foram Tales de Mileto, Parmênides, Heráclito, Anaximandro, Anaxágoras, entre outros.

Desde Sócrates, Platão, Aristóteles, até o pensamento de Shopenhower, Nietsche, Descartes, Marx, Freud, Sartre e tantos outros, o homem vem perseguindo o pensamento em todas as suas vertentes.

A LÓGICA

A Lógica é a Arte de pensar, através de argumentos válidos. Os métodos de indução e dedução são parte integrante do pensamento lógico que descartam os sofismas e as falácias. A Matemática e a Ciência devem muito à Lógica e ao pensamento lógico.

CETICISMO E DOGMATISMO

Ceticismo e dogmatismo são atitudes filosóficas contraditórias, entre si. A primeira, é a ‘dúvida’ da certeza objetiva do conhecimento, mais ou menos adotada pelos que em nada acreditam.

E a segunda, é admitir verdades certas e seguras, contidas nos dogmas religiosos, a exemplo de ‘destino’, ‘maktub’ - tudo está escrito, hora para nascer, hora para morrer, etc.

O homem, quando não tem como explicar algum fato ou fenômeno, tende ao dogmatismo, ao mistério: ‘Deus vai resolver’! E como o homem já conseguiu, de certa forma, explicar a vida, agora aprofunda-se no pensamento para tentar entender e explicar a morte e o post mortem.

ÉTICA e MORAL

Aparentemente sinônimas, tais palavras, geralmente expressam conceitos diferentes.

A Ética pode ser definida como ‘a ciência da conduta’. É aceita como filosofia moral. É a parte da Filosofia que reflete sobre conceitos e princípios morais.

Moral é um conjunto de regras sobre o Bem e o Mal, o justo e o injusto

Nos tempos presentes, estuda-se muito a contribuição de Karl Marx, para quem ‘a ideologia designa uma visão do mundo que se supõe universal, mas que pertence à classe dominante’. Freud, o pai da psicanálise, é outro pensador que passou aos anais científicos.

As correntes filosóficas de Shopenrawer, Nietzsche (alemães), Jean Jacques Rousseau (iluminista francês), Edmund Husserl (tcheco) – a Fenomenologia (fenômenos X ciência), bem como o Existencialismo (Existência X Liberdade), de Jean Paul Sartre (francês), Immanuel Kant (prussiano), aparecem como correntes de pensamento filosófico e ganham adeptos através dois tempos.

ARTE

A arte representa apenas um paliativo para o sofrimento humano. Outra possibilidade de escape é apontada através da moral.

FELICIDADE

A felicidade somente pode ser alcançada com a anulação da vontade. Tal anulação é encontrada por Schopenhawer no misticismo hindu, particularmente no Budismo; a experiência do Nirvana constitui a aniquilação desta vontade última, o desejo de viver. Segundo Schopenhawer, somente neste estado, o homem alcança a única felicidade real e estável.

Platão, Schopenhawer , Nietzsche, Hartmann, Simmel, Thomas Mann, Bergson, Nicoló Maquiavelli (Maquiavel – renascentista italiano), Freud (alemão) e Augusto dos Anjos (poeta e filósofo brasileiro), estão entre os muitos filósofos que nos deixaram conceitos e explicações sobre a ciência filosófica..

Obras consultadas:

A República – Platão

Além do Bem e do Mal – Friedrich Nietzsche

Assim Falou Zaratustra, um livro para Todos e para Ninguém - Nietzsche

Wikipedia – Enciclopédia Livre

Dez Lições de Filosofia para um Brasil cidadão - Gilberto Dimenstein – Heidi Strecker – Alvaro Cesar Giansanti

Ricardo De Benedictis
Enviado por Ricardo De Benedictis em 01/05/2011
Código do texto: T2941948
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.