Nicolau Maquiavel e a política

Maquiavel foi um homem do seu tempo. Vivendo na Renascença Italiana, enxergou, como nenhum outro, os problemas gerados por governos tiranos, em pequenos principados.

De seu nome surgem as palavras: Maquiavélico e Maquiavelismo, que carregam, em seu uso, os significados: astucioso, velhaco, traiçoeiro.

Muitos estudiosos defendem Maquiavel, dizendo que foi alguém capaz de revolucionar o pensamento político e de servir de exemplo, até hoje, aos políticos do mundo inteiro.

Outros tantos reconhecem a inteligência de Maquiavel, porém o consideram perverso em todas as suas observações.

O fato é que ele escreveu suas obras para que servissem de referência, tanto ao povo quanto aos governantes, mas do seu tempo. Sem a intenção clara de ficarem para a posteridade.

O mundo mudou. Essa preocupação do governante pelo bem-estar do seu povo não parece ser a política de hoje, em nenhum Estado. Acredito que nunca tenha sido, em nenhuma época. Alguns se aproximam disso, mas ainda não alcançaram todo esse desenvolvimento político. Muitos, à maioria deles, ainda precisam desenvolver a conscientização política.

O que difere a qualidade de vida de uma nação para a outra é, sem dúvida, o próprio reconhecimento do seu povo em relação aos seus direitos e deveres. A cobrança dos seus direitos e a prática dos seus deveres, como cidadão. O sucesso de um governo está intimamente ligado a essa consciência política provinda do povo. Muito mais a ela que a própria competência do seu governante.

A verdade é que o ser humano tem se desenvolvido no aspecto tecnológico e científico, mas quanto às relações humanas, está muito aquém. Somos o paradoxo do individualismo e do social.

Quando alcançaremos o equilíbrio? Quem poderá responder...