Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SER LIVRE

A falta de comunicação entre os adultos e os jovens e principalmente entre os próprios adultos são a principal razão para tantos desequilíbrios nas relações humanas no planeta .

As gerações mais velhas são as mais responsáveis pelos problemas graves que a sociedade humana criou pois são elas que decidem, ordenam, impõem e forçam os mais novos a seguirem-lhes o exemplo .

Compete aos mais novos questionarem os desequilíbrios ecológicos e sociais gerados pelos mais velhos ajudando a criar relações humanas mais equilibradas .

Os mais velhos nas sociedades urbanas dos primeiros-mundos nos segundos e terceiros-mundos tanto no Ocidente como no Oriente e em África vivem atormentados pelo medo : - medo da morte, medo de perder o emprego, medo da opinião pública, medo da tradição ou seja vivem permanentemente sob o domínio do temor e quase tudo os assusta , razões estas por que os seus Deuses encontram-se quase todos no campo do medo , do castigo .

O raciocínio dedutivo lógico e simples é a base fundamental para o desenvolvimento de uma inteligência integral e não pode existir quando o medo subjuga .

Através da propaganda , da lavagem cerebral, das influências, da ameaça , etc... imprime-se na delicada estrutura cerebral dos jovens o medo e desse modo o cérebro não é capaz de manter sua originalidade e de pensar de maneira simples e objectiva .

A máquina , o computador adquire conhecimentos quando é alimentado com informações indutivamente , guarda-as na memória e depois responde adquirindo mais informação guardando-a e assim funciona em sua lógica mecanicista , sem medos .

Os soldados no mundo inteiro , que são seres humanos e também vieram a este mundo para brilharem , são treinados diariamente , recebem ordens sobre o que fazer , para marcharem bem alinhados , obedecerem mecanicamente sem pensar mas o que isso produz no ser humano ?

Olhando alguns grupos ditos religiosos, por exemplo no Afeganistão, onde as crianças passam dias, meses, anos, repetindo em voz alta durante várias horas ao dia , todos os dias, os dizeres escritos nos livros ditos sagrados, o que acontece na estrutura mental desse ser ?

Como funciona a estrutura mental das pessoas pertencentes a grupos radicais ?

Quando alguém vive em função do que lhe dizem para fazer, para pensar, a quem obedecer, a quem seguir, o que acontece? 

A mente torna-se apática , perde a iniciativa , perde a vivacidade pois a imposição exterior da disciplina mecanizada embrutece a mente .

Quando a própria pessoa se disciplina através da reflexão , da observação, do escutar, do questionamento céptico mas cuidadoso e profundo, desse zelo nasce a ordem mental interior consciente .

Quando se grita ou se tagarela o tempo inteiro , quando o ser humano não pára de se agitar física e mentalmente , ele não consegue ouvir pois escutar exige um estado de quietude , um estado de atenção .

Escutar é um estado de observação tranqüilo e neutro olhando não só o bonito como o feio, escutando o silêncio e o barulho, pois ambos são partes numa realidade global , representam a dualidade de ser, e só apreendendo o todo é possível compreender a parte .

Não há liberdade integral , liberdade sem violência , sem abusos , sem desordem se não houver ordem interior na mente .

Se alguém disser : vou fazer o que quiser, assumir um compromisso e não o respeitar, andar de carro pelas ruas desobedecendo aos sinais , agredir os outros, etc...com certeza estará gerando desordem e isso não é liberdade .

É preciso considerar os outros , respeitá-los , respeitar os horários dos compromissos senão os outros terão de esperar, ter apreço pelos outros , ser polido , ser atencioso e dessa consideração, dessa solicitude, tanto exterior com interior, nasce a ordem e a liberdade.

Enquanto a maioria humana não tiver essa liberdade interior existirão os líderes brutos com suas autoridades impostas pelo medo .

Os administradores públicos são necessários no ordenamento territorial, social e econômico dos grupos humanos em todas as sociedades .

Estes cargos públicos não os fazem maiores nem menores perante os outros seres e devem assumir suas funções não com o objetivo de ganharem muitas medalhas ou serem idolatrados ou terem muito poder efêmero e volátil .

Os administradores públicos devem assumir suas funções com o espírito de colaboração e com o respeito nascendo da liberdade e não do medo.

Em certas sociedades tradicionais que viviam ou ainda vivem em equilíbrio com o meio ambiente social e ecológico o respeito pelos mais velhos nasce da liberdade e não da força bruta mental ou física .

Mente tranquila não é mente condicionada , não é mente disciplinada através da autoridade exterior ou exercitada em estar tranquila pois a quietude só nasce quando a mente compreende seus próprios movimentos que são os movimentos do "eu" .

O "eu" pertence ao individuo e só ele pode conhecer seus movimentos mentais , só ele pode transformar o seu "eu" deduzindo seus próprios valores de juízo e construindo sua liberdade interior .

Ser livre mentalmente exige muito mais raciocínio lógico simples e objetivo do que todas as matemáticas e ciências do mundo humano e já o filósofo Sócrates o dizia à dois mil anos atrás - "conhece-te a ti mesmo " .

Compreender o ódio, o ciúme, a brutalidade, a crueldade, a ganância , o egoísmo , a necessidade de poder exterior, a beleza, o equilíbrio , alegria , a harmonia , o respeito , a colaboração , a união , etc... é uma das realizações mais difíceis e arrojadas que desafiam os seres humanos .

Não é necessário ter ido a escola ou ter gravado muitos livros na memória ou ser erudito para se construir uma vida sapiente , livre , através de um espírito de bondade .

Nelson Mandela é um exemplo extremo dessa bondade e é um espírito profundamente livre , ordeiro e sápiente apesar de toda a força bruta que o tentou manietar física e mentalmente.

Ele e outros humanos ao nosso redor , tanto aqui no Sul como no Norte são exemplos de seres que através do pensamento dedutivo reconstruíram sua personalidade psíquica transformando-se em seres livres e íntegros e colaborando na construção de um caminho mais pacifico e inteligente não só em seus países como no mundo em geral .

À medida em que os indivíduos forem sendo livres , as guerras e as organizações de poder bruto deixarão de existir pois simplesmente implodirão surgindo organizações cujo fundamento é o espírito de colaboração e isso já acontece através de alguns dos grupos denominados "ONG's" .

Este processo de transformações sociais em direção à liberdade interior é lento no conjunto humano pois exige muita energia mental .

O simples desejo do querer não cria a liberdade e esta não é fazer tudo o que se quer pois o ser humano não pode viver isoladamente .

Disciplina interior não significa conformidade , imitação , submissão mas sim descobrir em si o que é ser ordeiro , pontual, generoso, intimorato , equilibrado , atento e este é o caminho para a liberdade , onde cada um é mestre de si mesmo , onde cada um busca sua própria luz , onde o mais importante é gostar de aprender dia a dia sabendo que nisso levará a vida inteira , num aprender permanentemente impermanente .
Valdemar Ribeiro
Enviado por Valdemar Ribeiro em 01/07/2005
Reeditado em 02/11/2018
Código do texto: T29817
Classificação de conteúdo: seguro


Comentários

Sobre o autor
Valdemar Ribeiro
Lubango - Huíla - Angola
167 textos (47007 leituras)
7 e-livros (1124 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/07/20 03:52)
Valdemar Ribeiro

Site do Escritor