PARA MIM...FELIZ ANIVERSÁRIO!

A minha presente epígrafe pode até parecer estranha, porém foi um modo que encontrei para me auto parabenizar.

Já sei! Mais estranho ainda, certo?

Nem tanto. Mas confesso que é um chamado.

Ocorre que eu, como decerto milhares de pessoas nascemos neste dia, no dia oito de Junho de algum ano, de algum século ou de algum milênio. E quantos ainda por nascer...todos os dias!

O tempo em que nascemos é o que menos importa, bom mesmo é ter nascido ...a tempo de um dia poder comemorar o nascimento a cada aniversário, aniversário de dia, aniversário de meses ou de anos de vida.

Ou melhor ainda: aniversário DOS ANOS DA VIDA.

Comemorar a vida, esta é a grande vitória de todos os aniversariantes.

Dos minutos ...dos segundos, das fracções de segundos.

Sabem por quê? Porque o tempo rende. Corre, é certo que sim, não discuto, mas rende.

Em fracções de tempo tudo muda, ainda que não quiséssemos, e às vezes tememos não ser sempre para o melhor, porém, logo vemos que o tempo nos ensina que tudo tem sua direção correta. A vida é uma misteriosa logística do tempo que coloca tudo no seu devido lugar.

Ontem uma amiga aniversariava e dias antes me dizia:" sabe, já vou fazer trinta anos, e hoje vejo que eu tinha outros planos, nem tudo ocorreu como eu planejava".

Bem,ouvi aquilo e pensei:"vou escrever sobre". E coloquei meu aniversário na carona do dela para dizer que "havemos de ter cuidado em pedir o que queremos". É um dito popular, todos sabem.

Fácil explicar: Com trinta anos eu também pensava o mesmo. Nossa ansiedade e nossa inexperiência de "tempo" relativo sempre faz com que acreditemos que somos donos dos nossos sonhos, do nosso tempo, do nosso destino. Não, hoje percebo que não somos donos de nada.

Somos apenas agentes das decisões dos momentos.

Porém é certo que se com trinta anos eu soubesse o que e como viveria até os cinquenta e UM que hoje completo, decerto que minha ansiedade teria sido menor e minhas expectativas também. Por que? Porque saberia que do tudo, muito pouco dependeria de mim.

Então relaxaria apenas para viver a saber que muito tempo ainda haveria pela frente para contemplar, aprender...realizar...e amar o todo.

Nossas escolhas não têm " bolas de cristal" e nossa vida não pode ser trancafiada num planejamento de "caixinha do tempo" a mercê dos nossos desavisados desejos de "amos". Que chato se assim fosse!

Não temos controle algum sobre o próximo minuto , o que dizer duma inteira história de vida. Deve se r por isso que aquela fala da balzaquiana me tocou. Que mulher linda é a mulher de Balzac! Tão linda que foi cantada em versos...e decantada para a eternidade.

Porém, como somos lindas todas as mulheres e hoje, posso falar também de mim, porque afinal, hoje é meu aniversário.

Posso falar com propriedade que a vida é feita de ciclos e posso lhes assegurar que não escondo idade. Seria como me negar.

Assumo meu tempo porque acho chique e vitorioso ser autêntica. Permitam-me ser algo vaidosa...só hoje, ao menos.

Depois quero aqui lhes fazer um breve resumo cronológico do meu tempo.

Em tempo: Até os meus dez anos eu brinquei de bonecas. Nunca me arrependi! Vez ou outra ainda brinco.

Até os vinte eu sonhei o que eu podia e inclusive o que eu não podia. Até os trinta eu senti o tudo que poderia e tive meu último banho de solteira.

Até aos quarenta eu entendi que eu devia e tive meu último banho de casada.

Até os cinquenta eu olhei para mim... acreditei no que via e tive meu primeiro jantar de recasada. E de tempos em tempos ...eu simplesmente vivo, como tudo que nos é de direito.

Devo lhes dizer que eu não tenho meu script daqui para frente simplesmente porque eu não conto tempo futuro. Este poder não nos pertence, tampouco esta ansiedade. Eu apenas obedeço e agradeço.

Meu tempo é agora e nele eu me projeto como um poeta se lança aos versos, sempre uma nova beleza a seu tempo.

Isso eu sei que posso e sinto que devo.

Portanto, eis o motivo pelo qual eu sempre comemoro a vida, a me felicitar, como se ela tivesse começado ainda há pouco...porque para mim, bem como para todos, ela magicamente recomeça a cada novo instante. É só observar e aceitar.

Feliz aniversário para mim...e para cada um de vocês, EM QUALQUER TEMPO!